sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Em português

o lance da polémica Numa altura em que tanto se fala da profissionalização da arbitragem no futebol português, não resisto a deixar aqui um texto que circula na Net há já algum tempo. Hipoteticamente, será um excerto do relatório do árbitro Carlos Xistra, aquando da recepção do Benfica ao Estrela da Amadora. Em causa a amostragem de um cartão amarelo a Miccoli, jogador dos encarnados:

O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se
com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva.


Confesso que tenho sérias dúvidas sobre a veracidade desta verdadeira pérola linguística.
Mas a ser real, é urgente, antes da profissionalização, que já se vislumbra no horizonte, dar umas aulas de português aos árbitros. E muitas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O texto transcrito será verdadeiro???
Não acredito!!!!
Amigo Paulino aproveito para lhe desejar a si e restante familia votos de excelente 2007.