quinta-feira, 10 de maio de 2007

10 de Maio

Foi o melhor ciclista português de sempre. Joaquim Agostinho faleceu há 23 anos, depois de 10 dias em estado de coma, na sequência de uma queda sofrida no final duma etapa da Volta ao Algarve, ao tentar desviar-se de um cão.
Começou e terminou a carreira com a camisola do Sporting Clube de Portugal, tendo ao longo dos seus 16 anos de ciclista passado por mais oito equipas estrangeiras.
Em Portugal venceu três Voltas a Portugal e foi seis Campeão Nacional.
Fora de portas, no Tour de França, participou 12 vezes, ficou oito vezes no top-ten, sendo as melhores classificações, dois terceiros lugares em 1978 e 1979. Na Vuelta, em Espanha, competiu por quatro vezes, tendo ficado em segundo no ano de 1974.
Em França, na 14.ª curva do Alpe d'Huez foi erigido um busto em bronze de Agostinho comemorativo da sua vitória na mítica etapa do Tour, em 1979.

2 comentários:

mzmadeira disse...

Lembraste-te Jorge!
Foi com indiscritivel mágoa que hoje folheei os três jornais desportivos e nem uma, breve, que fosse, vi marcando o 23.º aniversário (inditoso, pois está claro) da morte daquele - perdoem-me o facciosismo - melhor desportista português de todos os tempos.

Iguais, ou parecidos, ao Eusébio já houve uma dúzia e estamos, neste momento, a discutir sobre outra dúzia quem merecerá, ou não, suceder-lhe.

Quem sabe um pouquinho, muito pouco que seja de ciclismo, sabe que não temos - nem vamos ter na próxima geração (para além de todas as que já passaram) - quem se aproxime do valor de Joaquim Agostinho.

...

Jorge, sei que tens os teus leitores e que esses acharão que eu caiu aqui de pára-quedas, mas tu sabes uqe eu sei.
Um abraço grande, compadre

MzM

- Se espreitares o meu bolg... eh, pá!... arranja-me um emprego... :-)


(e depois disto, achas que afrontar o Costa e o Noras era coisa que me assustasse?)

Avô Jorge disse...

Continuas igual.
Mas eu gosto de ti assim.
Um grande abraço