terça-feira, 15 de maio de 2007

15 de Maio

"Obviamente, demito-o" foi a frase, que ainda hoje é frequentemente citada na política portuguesa, que Humberto Delgado proferiu quando questionado sobre o que faria ao Presidente do Conselho, António Salazar, caso ganhasse as eleições.
Conhecido como o General Sem Medo, corporizou o principal movimento de tentativa de derrube da ditadura salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime ditatorial vigente, Américo Thomaz.
Em 1959, na sequência da derrota, vítima de represálias por parte da polícia política, pede asilo político na Embaixada do Brasil, seguindo depois para o exílio na Argélia.
Desiludido com os sucessivos fracassos procura reconciliar-se com Salazar, que por fim o convoca. Ao seu encontro, na fronteira espanhola em Villanueva del Fresno, nos arredores de Olivença, é enviado um comando da PIDE, liderado por Rosa Casaco que o assassinou a tiro, bem como à sua secretária. Morre assim na fronteira, sem ter conseguido regressar a Portugal, no dia 13 de Fevereiro de 1965.
Humberto Delgado nasceu em Boquilobo há 101 anos.

Sem comentários: