terça-feira, 12 de junho de 2007

12 de Junho

Zé Povinho é uma personagem de crítica social, criada por Rafael Bordalo Pinheiro que apareceu pela primeira vez em 12 de Junho de 1875.
Surgiu num exemplar de A Lanterna Mágica, num desenho alusivo aos impostos, onde apresenta Fontes Pereira de Melo vestido de Stº António com o menino D. Luís I ao colo, enquanto Serpa Pimentel, Ministro da Fazenda, sacava o dinheiro ao Zé, que permanecia boquiaberto, a coçar a cabeça, vestido com um fato rural gasto e roto. Ao lado, o comandante da Guarda Municipal, observa de chicote na mão, para prevenir uma eventual resistência.
Nos números seguintes da publicação, o Zé Povinho continua a surgir de boca aberta e sem intervir, resignado perante a corrupção e a injustiça, ajoelhado pela carga dos impostos e ignorante das grandes questões.
Tem como caracteristica principal o gesto do manguito, representando a sua faceta de revolta e insolência.
Tornou-se uma figura identificativa do povo português, criticando de uma forma humorística muitos dos problemas sociais e políticos da sociedade portuguesa, e caricaturando o povo português na sua característica de eterna revolta perante o abandono e esquecimento da classe política, embora pouco ou nada fazendo para alterar a situação.
O próprio Rafael Bordalo Pinheiro dizia "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e...fica como sempre...na mesma".
Já passaram 132 anos mas a figura e a intenção mantêm-se actual.

Sem comentários: