sábado, 30 de junho de 2007

30 de Junho

A Selecção Brasileira de Futebol é a selecção nacional que mais vezes conquistou o Campeonato do Mundo com cinco títulos. O ultimo foi há 5 anos, a 30 de Junho de 2002, quando derrotou por 2-0 a Alemanha, na final realizada no Estádio de Yokohama, Japão, treinada por Luiz Felipe Scolari.
Vejamos alguns dados das quatro vitórias anteriores.
O técnico do Brasil no Mundial de 1958 era Vicente Feola. Na final o Brasil bateu os donos da casa, a Suécia, por 5-2 vencendo pela primeira vez a competição e tornando-se a primeira nação a ganhar um título fora de seu próprio continente.
Em 1962 conseguiu o seu segundo título com Garrincha como a grande estrela, especialmente após Pelé se ter lesionado e ficar impossibilitado de jogar o resto da competição. Na final da prova realizada no Chile, vitória por 3-1 frente à Checoslováquia.
A terceira vitória chegou em 1970. Nessa conquista o Brasil colocou em campo a que foi considerada a melhor equipa de futebol de todos os tempos com Pelé, na sua última presença em Mundiais, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão, Gérson, Piazza e Rivelino. No derradeiro jogo realizado no Estádio Azteca, México com capacidade para mais de 100.000 espectadores, os brasileiros golearam a Itália por 4-1.
Após esta dessa conquista, O Brasil esteve 24 anos sem conquistar um Mundial.
A quarta vitória aconteceu em 1994, nos Estados Unidos da América. Os brasileiros não era favorito, tendo-se classificado nas eliminatórias com grande dificuldade. Com a ajuda de Romário, que foi até apelidado de São Romário, a equipa dirigida por Carlos Alberto Parreira era considerado demasiado defensiva. No entanto foi ganhando jogo a jogo e na final derrotou a Itália nos pénalties (3-2), após um 0-0 no final do prolongamento.
A selecção brasileira tentará em 2008, em Pequim, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, sendo o único torneio oficial organizado pela FIFA/COI que o Brasil ainda não conquistou.

Sem comentários: