quarta-feira, 25 de julho de 2007

25 de Julho

Vários registos consideram que D. Afonso I, mais conhecido pelo nome de D. Afonso Henriques, terá nascido em 25 de Julho de 1109.
Faz hoje 898 anos.
Foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão.
Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos, mais que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador.
Era filho de Henrique de Borgonha, Conde de Portugal e da infanta Teresa de Leão. Acredita-se que terá nascido e, possivelmente, sido criado em Guimarães, onde viveu até 1128.
Em 1139, depois de uma estrondosa vitória na batalha de Ourique contra um forte contingente mouro, D. Afonso Henriques autoproclamou-se rei de Portugal, com o apoio das suas tropas.
Depois de várias conquistas a sul, entre elas Lisboa, Santarém e Leiria, do reconhecimento pelo papa Alexandre III, da independência de Portugal e dos conflitos com o seu sogro, originados pelas disputas de terras pertencentes a Castela e Leão, Afonso I dedica-se à administração dos territórios, com a co-regência do seu filho D. Sancho, seu sucessor no trono.
Faleceu em 6 de Dezembro de 1185.
O seu túmulo encontra-se no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, ao lado do túmulo do filho D. Sancho I.

Sem comentários: