quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ovar - Aveiro

31 de Outubro

Há 121 anos, é inaugurada a Ponte D. Luís, sobre o rio Douro, ligando o Porto a Gaia.

in O Leme

Timor-Leste / Togo



Olhar Jovem

Centro da cidade de Águeda Durante algumas semanas, vou falar-vos de algumas viagens que efectuei com o meu cota, a vários locais, onde ele ia fazer relatos de futebol.
Hoje, o destino é Águeda, para acompanhar mais um jogo do Vilafranquense. Por essa altura a cidade estava a recuperar das cheias que lá tinham acontecido uma semana antes.
Este não foi um dia daqueles em que eu estava propriamente bem. Motivo: dor de dentes. Mas nem por causa disso deixei de ir com o meu pai.
Antes do jogo, fomos almoçar a um restaurante local. Ainda hoje falamos disso. Eu pergunto-lhe: “Pai, quando fomos a Águeda fazer o relato, onde é que almoçámos?”. E ele responde: “No Garfo”. Mas o nome do restaurante era O Talher!
Como era habitual, eu levava a minha malinha com uma pasta, para depois escrever as constituições das equipas, e algumas coisas para me entreter: Game Boy, um livro, o jornal, etc.
Mas nesse dia não escrevi nada. Ainda tentei, mas as dores eram muitas. Só me lembro de ter escrito o nome do guarda-redes, que na altura era o Carlos Fernandes, que neste momento defende as cores do Boavista. Não me recordo do resultado, só do sacrifício que passei com as dores.
A viagem de regresso foi muito comprida, parecia que nunca mais acabava.
No próximo texto deixarei aqui mais uma viagem, para mais uma narração radiofónica.
Até para a semana.

Ricardo Paulino

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Oliveira do Bairro - Aveiro

30 de Outubro

Há 19 anos, Ayrton Senna vence em Suzuka, Japão, o seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1.
Tinha 28 anos.

in Wikipédia

Tailândia / Macedónia



O Canto da Princesa

"Conta-me como foi" é uma série de ficção portuguesa que elegi como uma das minhas favoritas. Trata-se de uma adaptação, muito boa, na minha opinião, da série espanhola : “Cuentame como pasó”. Esta tem por objectivo retratar, de forma bem-humorada, o ambiente socio-económico, desde 1968, de uma família de classe média baixa.
Ainda não era nascida nessa altura, o meu ano é o de setenta e um, mas o que passam a cada domingo, faz-me voltar à minha infância.
O trabalho está tão bem feito que não foi esquecido qualquer pormenor.
Os utensílios da cozinha são facilmente identificados, os frascos da massa, do feijão, da farinha... São mesmo iguais aos que a minha mãe e avó usavam.
Lembro-me das rendas distribuídas por tudo o que era superfície plana. A casa de banho com o banquinho e o móvel branco com espelho pendurado na parede. Os miúdos a brincarem na rua até se cansarem. As roupas eram mesmo assim!
A maior aventura foi a compra de uma televisão e o sonho era um carro.
Curioso também o pensamento da altura. Só alguns exemplos.
Apenas os filhos podiam continuar a estudar, as filhas iam trabalhar até casarem, cedo. É engraçado, nem tinham opção de escolha. O divórcio não era permitido, a mulher não podia trabalhar fora de casa e o marido tinha de dar autorização se quisesse montar um negócio.
O homem era o chefe da casa, se bem que quem tinha a responsabilidade de gerir o dinheiro da casa era a mulher. Sair de casa, à noite, só com o marido!
Entendo melhor agora a vida dos meus pais e dos meus avós.
Não tenho saudades do que já vivi mas gosto muito de relembrar tempos que passaram.
Esta é sem dúvida uma excelente maneira de encerrar o fim-de-semana.
Aos domingos a seguir ao Gato Fedorento, a não perder!

Célia Paulino

domingo, 28 de outubro de 2007

Ponto e vírgula

Férias terminadas, passadas de forma calma, com o estudo a receber o privilégio da ocupação de espaço.
O Ricardo e os seus colegas, neste final de ócio, conseguiram o apuramento para a final-four do Torneio de Abertura.
Como já por aqui opinei, apesar de dentro do rinque terem conquistado o apuramento de forma directa, os dois jogos deste fim-de-semana confirmaram o que apenas tinha sido adiado através de manobras de secretaria.
Regressa o trabalho e a mantêm-se a pressão das frequências universitárias.
É assim, quem corre por gosto não cansa, lá diz o ditado popular.

Murtosa - Aveiro

28 de Outubro

Há 151 anos, realiza-se a primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, numa altura em que não havia estradas, nem sequer bons caminhos.

in O Leme

Suécia / Suiça



sábado, 27 de outubro de 2007

Ponto e vírgula

Desde que o Ricardo joga no Alenquer - esta é a segunda temporada - que não tinha perdido um jogo do puto. Aliás, eu era o único adepto que não tinha faltado a qualquer jogo.
Ontem aconteceu a primeira ausência. A Universidade e o Atelier de TV assim o obrigaram.
Mas o resultado foi positivo e, apesar disso não ser o mais importante, sabe sempre bem.

Mealhada - Aveiro

27 de Outubro

Há 58 anos, o médico português Egas Moniz (1874-1955) recebe o Prémio Nobel da Medicina, juntamente com Walter Hess (1881-1973), pela: "sua descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses".

in O Leme

Suriname / Suazilândia



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ponto e vírgula

Deixei há segundos um comentário no Branco & Azul, que reproduzo aqui.
Ainda tinham dúvidas?

Ora aí está a prova provada que essas coisas dos signos são uma treta.
O Ouriço é Sagitário e detesta amendois.
Eu também sou Sagitário, mas adoro este fruto seco.
Querem melhor prova?

Porque não?

Ontem realizou-se a 12ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.
Destina-se a aleger os melhores portugueses, relativamente ao ano que termina em breve, nas diversas áreas do desporto nacional.
Não houve surpresas relativamente às escolhas. Provavelmente já deverá ter lido ou ouvido por aí, os nomes dos eleitos. Não vou por aí.
Mas quem saberá que um dos candidatos a Jovem Promessa do Ano era Alfredo Gualdino?
Os meus habituais leitores estarão nesta altura, vasculhando as suas memórias actuais, tentando lembrar-se se é um defesa ou um avançado, ou talvez médio duma qualquer selecção de Sub-qualquer idade!
Pois é...a sua modalidade é a Pesca Desportiva e este atleta do Coruche Pesca Desportiva foi em 2006 Campeão do Mundo Individual, com apenas 15 anos.
Pensemos um pouco. Não poderíamos ser melhores nesta modalidade?
Já pensaram que a área disponível no nosso país, para este desporto, é bem superior à necessária para qualquer outra modalidade? E bem mais barata!
Porque não apostar nela?

Ílhavo - Aveiro

26 de Outubro

Há 74 anos, morre o pintor português José Malhoa. Entre as suas obras mais emblemáticas, poder-se-á citar a tela O Fado, de 1910.
Tinha 78 anos.

in O Leme

Sri Lanka / Sudão



quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Louras e amendoins

Com o aproximar do final desta, curta, semana de férias, hoje aproveitei um intervalo nas leituras escolares, para fazer um lanche, rico em colestrol.
Uns amendoins com cerveja.
E se há coisas de que eu gosto, é de amendoins.
É certo que comidos em quantidade elevada, fazem mal, dão-nos volta à barriga.
Já passei por dois ou três sustos, mas mesmo assim, de tempos em tempos, lá marcham uma mão cheia deles.
Com umas louras bem fresquinhas.

Estarreja - Aveiro

25 de Outubro

Há 4 anos, é inaugurado, em Lisboa, o novo estádio do Sport Lisboa e Benfica, mais conhecido, como anterior, como Estádio da Luz.

in O Leme

África do Sul / Espanha



A boina de Saragoça

A Ana na prova de atletismo No post da semana passada, em que falei do meu aniversário, esqueci-me de dizer que recebi, vindo de Lisboa um telefonema bem especial, os meus colegas de faculdade juntaram se todos no pátio e cantaram-me os parabéns. A iniciativa partiu do Telmo e junto a ele estavam a Manuela, a quem carinhosamente chamo de Tia Nélinha, o Vítor, mais conhecido por Vicky, o Elídio e a Patrícia. Foi uma chamada muito especial e por isso agradeço o carinho e a amizade de todos estes amigos.
Na passada sexta-feira fomos à nossa primeira Salida de campo a Daroca, uma pequena vila a 85 kms. de Zaragoza. A primeira paragem foi numa empresa pasteleira, Manuel Segura, onde à nossa espera estavam uns doces regionais bem açucarados, acompanhados de um chocolate quente. Com a barriga reconfortada partimos em direcção à vila de Daroca onde fizemos um pequeno passeio a pé com a ajuda de uma guia turística. Para quem não tem o prazer de a conhecer, esta vila situa-se lá no fundo, mas bem no fundo de um vale marcado pelo acentuado despovoamento e envelhecimento, um elevado património histórico e uma forte e belíssima paisagem natural. Tivemos ainda o privilégio de visitar uma das maiores lagoas de água salgada da Europa, que acolhe diferentes tipos de espécies de aves.
No domingo realizou-se em Zaragoza uma corrida de 10 kms. em benefício de pessoas com cancro. Como não podia deixar de ser a atleta cá de casa, a Ana, foi em representação do nosso país. Diga-se que se saiu muito bem, fez o percurso em 55 minutos ficando na posição número 843, entre 1108 participantes. Sempre que a Aninhas passava, eu, a Cátia e a Catarina fazíamos uma festa enorme, ficava todo a gente a olhar pensando que estávamos possuídas. Foi um dia muito agradável, e um espanhol muito simpático veio ter connosco em busca de um imperdivel que em bom português é nada mais, nada menos do que um alfinete de damas.
Besos de Zaragoza
Hasta Jueves

Cláudia Paulino

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Espinho - Aveiro

24 de Outubro

Há 62 anos, após a Segunda Guerra Mundial, um apreciável número de países reuniu-se e redigiu a Carta das Nações Unidas, com o principal objectivo de manter a paz e a segurança internacionais. A data da assinatura desse documento pela maioria dos signatários, foi escolhida para assinalar O Dia das Nações Unidas (ONU).

Ilhas Salomão / Somália



Olhar Jovem

Vista panorâmica da Escola Secundária Gago Coutinho Este ano mudei de escola, da EB 23 Pedro Jacques de Magalhães para a Secundária Gago Coutinho. Uma turma completamente diferente, já que, exceptuando um colega que ficou noutra, ninguém do grande 9º C optou pela área de Desporto.
Mas tive sorte, pois muitos colegas, já os conhecia da escola antiga. Com o resto do pessoal, eu fui-me relacionando aos poucos, já que não tenho muitas dificuldades em fazer amizades.
As diferenças de uma escola para a outra são muitas, começando pelo método de entrada. Na antiga era mostrar o cartãozinho de cartolina à contínua.
Agora é muito mais fino. Passa-se o cartão magnético e espera-se que a luzinha verde acenda.
Também para pagar é tudo na forma de plástico. Primeiro carrega-se o cartão e compra-se o que se quiser, não havendo a utilização de dinheiro vivo.
Por aqui arranjei um novo passatempo, nos vários intervalos entre as aulas: os matraquilhos.
Sempre que há moedas de 20 cêntimos, lá estou eu a jogar.
Eu era um pé de chumbo, nem uma finta sabia fazer. Só utilizava a táctica piriquito -que é quem só atira para a frente e espera a bola de volta - mas neste momento já estou mais evoluído e até já faço, de vez em quando, uma vírgula!
Em relação às aulas, são um pouco mais puxadas. Mas com o tempo, vou entrando nessa exigência dos vários professores.
Daqui a três anos, espero estar de saída da Gago Coutinho.
Será bom sinal, significa que estarei a caminho da Universidade.

Ricardo Paulino

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Castelo de Paiva - Aveiro

23 de Outubro


Há 67 anos, nasce Edson Arantes do Nascimento, conhecido no mundo futebol como Pelé. O brasileiro é considerado por muitos como o melhor futebolista de sempre.

in Wikipédia

Eslováquia / Eslovénia



O Canto da Princesa

É verdade, estou de férias.
Um intervalo nos horários a cumprir no emprego porque todos os outros se mantêm. Os que dizem respeito ao Ricardo.
Entre a natação e o hóquei, poucos são os dias em que posso chegar a casa a horas decentes. Mas não lamento o tempo que perco, dou-o por muito bem empregue, tenho a consciência que faz muito bem ao “pequeno”.
No entanto nas férias confesso que sinto falta da minha Palhota e da minha Tere, como carinhosamente lhes chamo.
Tenho o privilégio de ter um excelente ambiente de trabalho e sinto saudades dos que me são mais próximos, mas aquelas duas são mais que especiais. São amigas fora do trabalho e acabamos por passar juntas a maior parte do tempo. É a elas que recorro quando é preciso.
São dez horas todos os dias da semana. Mais tempo do que o que passo com a minha família. Partilhamos tudo o que nos acontece de bom e de mau. Ás vezes nem é preciso falar, funciona como uma espécie de telepatia que nos dá a perceber o que está a acontecer.
São quase 12 anos de companheirismo, ao longo dos quais fomos cultivando e colhendo os frutos desta amizade que faz com que festejemos as alegrias e partilhemos as tristezas.
Até 2ª meninas e com o almoço que a gente sabe!

Célia Paulino

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ponto e vírgula

Primeiro dia de férias, a estudar, à luz deste solarengo Outubro.
Gosto dos dias assim, sem os horários que nos castram a criatividade.
Com a companhia da Célia, as horas são percorridas de forma descontraída.
Gosto de consumir o tempo assim.

Aveiro

22 de Outubro

Há 277 anos, dia em que o D. João V fazia 41 anos de idade, iniciou-se a festa de consagração da basílica de Mafra, que se prolongaria até às 7 de manhã do dia seguinte. Foi servido, na ocasião, um banquete popular a 9000 pessoas. As festas acabariam por se estender por mais 7 dias, ao som das melodias dos dois enormes carrilhões mandados vir expressamente de Antuérpia.
D. João V, rei de Portugal, havia prometido construir uma basílica se a sua esposa, D. Maria Ana Josefa de Áustria, lhe desse descendência. O nascimento da princesa D. Maria Bárbara foi interpretado por este monarca como uma graça divina, pelo que, não olhando a despesas, mandou construir, em Mafra, um enorme edifício composto por uma basílica, um palácio real e um convento com uma das mais belas bibliotecas europeias.

in O Leme

Serra Leoa / Singapura



domingo, 21 de outubro de 2007

Arouca - Aveiro

21 de Outubro

Há 860 anos, Martim Moniz morre entalado numa das portas do Castelo de Lisboa.
D. Afonso Henriques, ajudado por cruzados que se dirigiam para a Terra Santa, enceta um cerco ao Castelo de Lisboa, com o intuito de conquistar esta fortificação aos mouros. Durante uma das investidas, teria existido um tal Martim Moniz que se deixou entalar numa das portas do castelo para permitir a entrada dos sitiantes. Os historiadores não podem comprovar a existência real desta personagem em virtude de não haver qualquer documento da época que a ela faça referência. Citam-na, no entanto, como figura lendária da história de Portugal.

in O Leme

Sérvia / Seicheles



sábado, 20 de outubro de 2007

Liga Carlsberg...sem alcool?

Carlsberg.
Esta marca de cerveja dinamarquesa é excelente.
Fresca, trata-se de um líquido maravilhoso.
Por acaso, é o patrocinador da Taça da Liga, na sua primeira temporada.
Hoje tivemos mais uma jornada.
O Fátima do meu amigo Rui Vitória, com um grande golo de Falardo, por curiosidade, filho de um casal alverquense, derrotou o Sporting.
O Benfica com uma prestação medíocre, empatou com um excelente Setúbal, apesar de um golo sadino nitidamente irregular.
Mas pior do que tudo isto, foi a publicidade final, a que assisti na televisão.
Patrocínio de uma competição de futebol, para homens de barba rija, pela Carlsberg...sem alcool!?
O mundo está de copos para o ar!

Última hora: O Sporting, aproveitando uma dica da secção de hóquei em patins, protestou o jogo desta noite, argumentando que o jogador do Fátima, Falardo, terá efectuado um jogo de matraquilhos (ou pimbolim, como diria Scolari), duas horas antes do início do jogo de hoje.

Anadia - Aveiro