domingo, 25 de março de 2012

Após a fuga do Sol

Eu sei que fico assim!
Rara vezes acontece, mas por vezes o corpo está mesmo a pedir.
Dizem que os espanhóis a fazem todos os dias.
Dormir uma sesta.
Nem foi bem o caso, mas encostei-me no sofá e durante uns minutos - muitos, dizem aqui ao lado - bati uma sorna.
O pior é quando acordo.
Fico um autêntico ... zombie.
Quem pagou foi a canja.
Mal empregadinha!

Ainda gostava de perceber porque!
Porque raio deixaram de tratar o Maicon - do FC Porto e Inter - trocando a pronúncia do seu nome para Máykon?
Estes comentadores da TV são cá uns cromos.
Vai lá vai!

2 comentários:

mzmadeira disse...

Já percebeste que, por motivos mais do que óbvios, desisti de discutir contigo subjectividades. Não vale a pena.

Mas, antes de continuar, um 'salvé' Amigo, que a vida te sorria sempre.

Volto aqui porque fiquei 'aterrado' com este teu comentário, e passo a citar-te:

«Ainda gostava de perceber porque!
Porque raio deixaram de tratar o Maicon - do FC Porto e Inter - trocando a pronúncia do seu nome para 'Máykon'?
Estes comentadores da TV são cá uns cromos.
Vai lá vai!»

'Cromos' há muitos e a esmagadora maioria esquece - ou não sabe - a assertiva observação de Confúcio quando, dirigindo-se aos seus discípulos, alertava: «NUNCA VOS ESQUEÇAIS QUE, DE CADA VEZ QUE APONTARDES UM DEDO A ALGUÉM, TRÊS DOS DEDOS DESSA VOSSA MESMA MÃO ESTÃO A APONTAR PARA VÓS PRÓPRIOS».

A minha questão é esta:
Como se pronuncia, a teu ver, o nome do fulano?

Já agora, a transcrição fonética [escrita, naturamente o que está subentendido] tem regras, e também por isso não alcancei aquilo que quererias dizer. É que, fazendo, de facto, desde há meia dúzia de anos, parte do nosso alfabeto, o Y, em porquguês lê-se sempre "i" e o K sempre "c" ou "quê".

i.e.: "calú" ou "quempes", para falar apenas de jogadores de futebol; o actual, que joga no Chelsea, e a estrela da Argentina dos anos 80.

Mas diz-me lá...
... como é que tu achas que se pronuncia Maicon? Sem ser... "máicon", sendo que a sílaba tónica é [de verdade] a primeira...

Abraço.
MzM

Avô Jorge disse...

Ficaste "aterrado"!?
Limitei-me a fazer uma piada sobre a modificação, súbita, da maneira como pronunciam o nome do jogador em causa.
Não tinhas reparado?
Lamento não ter os teus conhecimentos fonéticos, mas eu acho que um nome - bem ou mal - deve ser sempre pronunciado da mesma forma.