terça-feira, 23 de outubro de 2012

Após a fuga do Sol

Dia de Champions mau para as cores nacionais.
Podemos dizer que foram duas prestações antagónicas.
No Teatro dos Sonhos o Braga teve um início fabuloso, mas depois foi caindo de produção e perdeu (3-2), ficando a ideia de que podia ter conseguido algo mais.
Em Moscovo o Glorioso teve uma prestação negativa.
Uma primeira parte de avanço - talvez congelados no frio russo - não deixou margem para a recuperação, numa derrota (2-1) sem discussão.
Agora resta fazer contas - quando faltam 3 jornadas - tentando inverter a tendência negativa na metade que falta.

Perdoem-me se estou errado.
O que a minha memória alcança - entre os grandes clubes europeus - nunca me lembro de um treinador ter  sido despedido de um clube - depois de ter passado de diretor desportivo a técnico principal - e agora regressar como salvador.
O Sporting no seu melhor!

5 comentários:

Mandrake disse...

Pois...o Sporting é mesmo especial! Mas o Benfica - passe o galicismo -oh la la! E por aqui me fico. O que tem vindo a público...enfim!

Não vi os jogos - apenas resumos, declarações dos intervenientes e comentários de analistas abalizados - pois cheguei há pouco de um dia a correr entre um ciclo de "cinema e filosofia" na UNL e o DocLisboa e não tive um minuto livre, até há pouco.

Mas, como tenho boa memória, aqui vai uma pergunta sem resposta - ou para o buraco internáutico da censura, como às vezes acontece - não criticaste o Vítor Pereira por se ter queixado - primeira jornada da Liga Portuguesa - da relva alta?

Pois agora, o autodesignado "catedrático do futebol", Jorge Jesus, também se queixou do "relvado sintético", que, por acaso, foi - salvo erro - onde a nossa selecção defrontou a sua congénere russa.
Mas este pode, pois...

Como é bela a democracia, a dualidade de critérios e a amnésia selectiva e estratégica...

Pena foi o Braga. Não é qualquer equipa que, no campo de uma poderosa equipa inglesa, deixa a imagem que os minhotos deixaram. Assim como o odiado "pequenino" Sporting no ano passado. Na altura, o "salvador" foi um rapaz chamado Sá Pinto!

PS - Por falar em "salvadores", quem vai salvar o Benfica? Quem lá está há uma porrada de anos sem ganhar praticamente nada e levou as finanças a um passivo superior a 500 milhões de euros e agora se candidata, em desespero, com um cavalinho de Tróia a tiracolo? Ou o juiz Rangel que diz ter apoios "misteriosos"?

A mim, não me rala nada e aos adeptos portistas menos ainda, mas o ideal era cada um preocupar-se - ou não - com a sua própria casa, certo?

PS 2 - Não seria melhor avisar os jogadores benfiquistas que uma coisa é jogarem em Portugal, outra é fora de portas? Mais um sururu no final do jogo na Rússia pode acarretar mais chatices na UEFA, para além da imagem de arruaceiros que fica associada ao vosso clube e, isso é que é pior, aos portugueses em geral? O que não deixa de ser irónico numa equipa onde não joga um único jogador lusitano.

Por falar em arruaceiros, o Benfica está em grande até em programas de tv de "fino recorte literário". Então não é que na Casa dos Segredos 3 - assim vem na imprensa - parece haver por lá um rapazito das claques do Benfica que foi condenado - embora tenha ficado com pena suspensa - por ter sido um dos - posso chamar-lhes TAMBÉM energúmenos? - que pegou fogo a um autocarro do FC Porto e outros mimos similares!

Por aqui me fico, sensibilizado com as palavras do vosso presidente que - condoído com a crise - vai ajudar os benfiquistas mais necessitados.

Lindo, como diriam no fado! Só não digo o que diria a grande fadista Beatriz da Conceição - Bia, para os amigos, que ainda ontem a brindaram com uma estrondosa ovação no S. Jorge, no final do filme “O Fado da Bia” - porque tu não gostas que se use linguagem inadequada.
Até me fazes lembrar o "Visconde da Apúlia", ilustre vencedor do concurso do melhor adepto (programa "Liga dos Últimos") que se comovia quando ouvia chamar nomes aos árbitros. Aqui não se diz mal de ninguém...
Como diria a Tia Ermelinda - saudosa personagem da novela "Vila Faia", a cargo da já desaparecida Luísa Barbosa - "não são permitidas bocas foleiras no estabelecimento"!
As coisas que eu me lembro!

Boa campanha eleitoral. A nação não encarnada - como disseste em tempos - está muito preocupada com a possível vitória - que será de Pirro! - do senhor Vieira, que ainda acaba em primeiro-ministro, qual "salvador" da pátria...

É caso para dizer "Lagarto! lagarto! lagarto!", passe o trocadilho que saiu assim espontâneo.

Avô Jorge disse...

Já sabia que tinhas boa memória.
Também a podias ter utilizado - já que falaste em incendiários - nos energúmenos, comandados por vice-presidente do teu clube, que deitaram fogo às bancadas da Luz.
Mas claro que isso não é importante!
Também não sabia que tinhas tempo para ver esse programa lastimoso da TVI.

Um abraço

Mandrake disse...


Quanto às cadeiras do estádio da Luz, pelos vistos, a coisa não foi bem como tu achas. O processo não foi arquivado? Tanto quanto sei as cadeiras não eram feitas do material adequado e, a ser verdade que lhe atearam fogo com isqueiros, se houvesse queixa para a UEFA, a coisa podia dar para o torto para os "donos do estádio".

Investiga o assunto, se achares que vale a pena, porque saíram notícias na altura em vários órgãos de comunicação social a referir esse facto. Sabes que viciar um caderno de encargos numa obra – mais a mais da dimensão do Estádio da Luz – é um crime grave, que ultrapassa o âmbito do Regulamento Geral de Edificações Urbanas e tem moldura penal legislada. Viste o filme “A Torre do Inferno”?
Não é expectável que as cadeiras ardam assim com isqueiros do pé para a mão. E olha que a imprensa na altura consultou peritos.

No entanto, como bem sabes, não aprovo esse tipo de comportamentos e, se houvesse culpas provadas de adeptos leoninos, é óbvio que condenaria o facto. Quanto ao autocarro incendiado do FCP - para não falar do hoquista portista que quase foi assassinado - os culpados foram condenados em tribunal, com sentença transitada em julgado.

Quanto a "perder tempo a ver a CS 3" não preciso de ver para saber o que se passa. Como sabes, até por interesses académicos, passo diariamente os olhos por TODA a imprensa nacional - incluindo a rosa, a desportiva e até a económica – quanto mais não seja para estudos comparativos. Vantagens da internet que nos deixa tudo à distância de um clique.

Estudar certo tipo de programação e seus efeitos sobre o público que a eles assiste é um interessante tema até para os enquadrar, por exemplo, na "cultura de massas" de Edgar Morin ou em vários estudos, na área da psicologia, de universidades norte-americanas na década de 50 sobre comportamentos humanos em situações de stress ou isolamento.

De onde vem a ideia do "Big Brother"? Pois da obra "1984" de George Orwell, cuja leitura recomendo para além de outra obra sua, "Animal Farm" ("O triunfo dos porcos"). Quem não recorda a célebre frase "Big Brother is watching you"?

Daí a gostar de ver vai uma grande distância. Um dia conto-te o que Emídio Rangel, num seminário, me contou sobre o tema. E, goste-se ou não de E.R., não se pode negar que é uma autoridade no assunto.

Ah, já me esquecia de falar do Paulo Pereira Cristóvão. Não sei se te lembras de que, muito antes da sua passagem pelo Sporting, já eu no Now o zurzi várias vezes - espancamento da Leonor Figueiredo, mãe da pequena Joana, lembras-te?

Não sou corporativista. Quantos sportinguistas eu já critiquei e, no inverso, quantos benfiquistas elogiei em quase seis anos de passagem pela blogosfera? Não critico pessoas, mas sim atitudes e comportamentos.

Seja como for, numa altura em que até a blogosfera diminui – será da crise? – é salutar que vamos mantendo os nossos blogues e esta tertúlia. Vê bem que, na área do desporto, dois dos meus blogues de referência e debate, um encerrou – “Vedeta da Bola”, de inspiração benfiquista – e outro posta com uma frequência assaz diminuta – “Leão da Estrela”, de inspiração leonina.

Só mais um assunto: não achas curioso que, logo hoje, tenha saído uma notícia que visa a honorabilidade de Rui Rangel? Para mim, como calculas, não é assunto que me interesse por aí além, mas, para ser sincero, até tenho boa impressão do Rui Rangel.

Conheces o programa da RTP Informação, “Justiça Cega”, moderado por Alberta Marques Fernandes e onde o juiz Rangel discute os temas da semana com Moita Flores e Marinho Pinto?

Este programa, podes crer que vejo/ouço, tal como “Quadratura do Círculo”, “Governo Sombra”, “Eixo do Mal”, “Prova dos Nove”, “Olhos nos olhos”, “Expresso da Meia-Noite” e tantos outros deste género. Escrevi “vejo/ouço” porque, ao mesmo tempo que tenho a tv ligada, tenho a net e ainda vou escrevendo/lendo umas cenas. O tempo é escasso e há que estimular as nossas valências.

Abraço e temos mesmo que reunir o pessoal um destes dias.

Avô Jorge disse...

Ah ... a culpa foi das cadeiras que se auto-incendiariam.
Muito bem!

Mandrake disse...

Não disse isso, mas se o inquérito não apurou nada, ao invés do autocarro incendiado que originou penas de cadeia, embora suspensas e o CD até é dirigido por um benfiquista, algo se passou...

E o nosso adepto ASSASSINADO num estádio por um very light "oriundo" de um vosso adepto deve-se ter posto na frente do foguete, se calhar. Fez obstrução, provavelmente. Assim como tentar ser campeão de juniores à pedrada e por aí...

Repito: houve um inquérito - num órgão dominado pelo teu clube - e nada foi apurado, parágrafo.

A imprensa falou das ilegalidades no cumprimento do caderno de encargos - no tocante às cadeiras do estádio da Luz, infringindo normas da própria UEFA - parágrafo.

Não inventei nada, são factos!

Seja como for, mão preciso de te dizer de novo, que não me revejo nesse tipo de condutas, venham de onde vierem. E nisso, creio eu, devemos estar de acordo, ou não?