segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Após a fuga do Sol

Agora tudo é novidade!
O Pablo está em adaptação.
A parte intestinal é a mais complicada.
Mas os progressos são bons.

Então parece que os amigos do Norte - FC Porto e Braga - não sabem fazer contas?
A utilização do mesmo jogador - no caso dos batoteiros foram três - menos de 72 horas entre dois jogos das equipas A e B, dá direito a derrota nos jogos em causa.
Além de sinal de incompetência organizativa, vai colocar os andrades fora da Taça da Liga.

3 comentários:

Mandrake disse...

"Batoteiros", "andrades"... e se eu passasse a tratar o teu querido clube e os seus adeptos por "vara" - substantivo colectivo que designa um grupo de "simpáticos" bácoros - seria também adequado? Para manter o tom elevado aqui do blogue, bem entendido...

Afinal quem parece estar com muito medo pareces ser tu e não o Vítor Pereira (treinador). Sempre a falar nos outros... mas compreendo o sentimento: o FC Porto parece mesmo estar imparável. Nem o João Ferreira e o Duarte Gomes, em acção simultânea e concertada em palcos diferentes, o param...

Até deviam agradecer a oferta dos ditos "batoteiros" para terem uma passadeira vermelha directo à única taça que têm conseguido roubar... ops... ganhar. Aquela taça - cito Miguel Guedes - quase tão importante como a Eusébio Cup. A Taça Lucílio que, pelos vistos, vai mudando de nome, mas sempre com fieis adeptos do apito vermelho a baptizá-la. É bonito ser coerente, não é! Um luxo, diria eu, nos tempos que correm em que as pessoas se revelam uns vira-casacas assim entre o camaleão e o girassol.

E que grande "batota" houve hoje nas Antas, hem? Estava - como quase sempre a estas horas - a jantar num restaurante e até pensei que estavam a repetir os golos dado estar longe do ecrã, mas só via abraços de jogadores do FCP. Afinal foram cinco!

E, já agora, é feio copiar os outros. Se os do FCP é que são batoteiros qual é a ideia de, por "mãos amigas" (do alheio!), conseguir que 38% das expulsões desta liga até ao momento - cito, de novo, Miguel Guedes que foi fazer as continhas - terem ocorrido com equipas que na jornada subsequente vão defrontar o "glorioso"?

Será que chamam a isso "preparar terreno"?

E o Jesus que - mistérios! - anda tão comedido e educado nos seus comentários, qual cordeiro, quiçá da "paz que tira os pecados do mundo" e já sonha com novos altares "muita" melhores do que aquele que agora ocupa?

Esta ideia de ser maniqueísta está um tanto ou quanto demodé, ou não?

E também acho giro quererem ser os "melhores" em tudo! O Sporting atravessa o pior momento da sua história, mas o vosso querido presidente que se deve ter constipado - será com os tais pozinhos brancos que dizem que lhe asseguraram fortuna? - veio logo a correr dizer que "o Benfica já esteve muito pior"! Até no mal querem ser os melhores...

Mas, mesmo assim, há que corrigir duas coisinhas:

1 - Em termos de passivo o Benfica não "esteve" pior... "está" pior que o Sporting e qualquer outro clube português. Os tempos verbais são muito importantes, com ou sem acordo ortográfico.

2- Por muito mal que esteja o Sporting tenho a mais firme convicção que não vamos "conseguir" bater o vosso recorde. Não vamos ficar abaixo de sexto lugar e assim não ir à Liga Europa. Coisa que já vos aconteceu. O Sporting NUNCA deixou de ir a uma competição europeia, mas o Benfica já ficou de fora. E mesmo esta época - coisas das estatísticas (ano civil) até conseguiu ser a melhor equipa portuguesa no ranking europeu.

Já lá não está, por demérito próprio. mas o "glorioso" - num grupo perfeitamente acessível - também já foi escorraçado da grande meta da "Champions" onde entrou com o segundo lugar... que campeão foi o FC Porto!

Saudações cordiais e desportivas e - cito agora Jesus Cristo - "não façam aos outros aquilo que não gostam que vos façam a vocês". Traduzindo por miúdos, se andamos para aí a alcunhar os outros também será legítimo que os outros procedam da mesma forma, certo?

PS - É óbvio que não vou passar a referir-me ao teu clube por "vara" quando por aqui passar e decidir deixar uma opinião. Trata-se de um mero exercício, embora justificado, de retórica. É que, por vezes, convém lembrar - pela inversa - a velha máxima do popular Frei Tomás.


Avô Jorge disse...

Batoteiros: que fazem batota, fraude no jogo.
Foi isso que ficou provado que faziam, basta ouvir as escutas.
Andrades é um elogio para os portistas.
Baste veres qual o motivo da alcunha.
Um abraço

Mandrake disse...

Retóricas, lol! O tom e a intencionalidade do recurso a uma alcunha quando há nome próprio para algo ou alguém, é sempre depreciativo. "Carinhoso" são os nick names.

Um exemplo: chamar Zézinha à falecida Maria José Nogueira Pinto, por parte dos que lhe eram íntimos, seria "elogioso"? Ok, aceito, mas pelos detractores já o não seria ... e muito menos "Zézita"...

Idem para chamar "Zézito" ao Sócrates, por parte do seu tio como confessou em tribunal ou pelos opositores. E muito menos "Zéquinha" como lhe chama(va) Alberto João Jardim.

Quanto ao regulamento, por mais "papista que o papa" seja é para se cumprir. Houve uma falha. obviamente, do departamento de futebol do FCP - e depois? - e agora deverão sofrer as consequências do lapso. Mas, em matérias de regulamentos, algo vai mal no nosso futebol com "minhoquices" a ganhar relevo e o resto, que é mais importante a ficar para as calendas gregas. Ainda me lembro da confusão com o regulamento da taça da Liga por causa das incorrectas interpretações do termo "goal-average".

E com o Belenenses - numa chico-espertice à portuguesa, mas apesar de tudo uma manobra legal - a fazer valer esse lapso a seu favor.

Isto faz do departamento de futebol do FCP incompetente? Não! Continua a ser o melhor e os resultados falam por si.

Grave são as coisas que se passam na UEFA e ficam impunes, com o Platter e sobretudo o Platini sempre no meio das vigarices, mas a escaparem sempre impunes.

PS - Parabéns pelo "novo membro da família", o Pablo. Os cães são mesmo um espectáculo. Não tenho vida para ter um a cargo, mas na minha família próxima temos muitos e são mesmo o máximo. Mas atenção a estes primeiros tempos em que fixam regras e comportamentos e o cão deve perceber qual é o seu lugar na "hierarquia da matilha", que é como eles vêem o agregado familiar.

Recomendo um programa que passa na SIC e na SIC Mulher, "O Encantador de cães", em que César Millan parece ser mesmo um "psicólogo canino" ao domicílio. É muito didáctico, até porque, por vezes, somos nós os humanos que não estamos a agir do modo certo. mas ninguém nasce ensinado, não é?

Regras à parte, têm no Pablo, de certeza, um amigo incondicional para a vida.

Recomendo um filme, baseado numa história verídica, sobre a amizade canina. "Hachiko", com Richard Gere.