segunda-feira, 27 de maio de 2013

Após a fuga do Sol

Terminada a época, os balanços surgem de todo o lado.
Dos que gosto mais são os dos sportinguistas.
Tiveram uma temporada vergonhosa, onde tudo foi fracasso.
Mas mesmo assim conseguem dizer que fizeram igual ao Benfica.
Enquanto continuarem a pensar - como já o escrevi inúmeras vezes - que o único adversário é o Glorioso, vão sempre ver todos os outros passarem-lhe à frente!

O que aconteceu no final do jogo de ontem - entre Cardozo e Jorge Jesus - foi grave.
Já li muitos comentários sobre a atitude - de cabeça quente - do paraguaio.
Concordo que ele tenha que ser penalizado.
Não percebo porque não podem estar juntos na próxima época.
Esse é o desejo dos adversários do Benfica!

Dia 2 em Paris com um enorme jogo.
Depois de mais de quatro horas de jogo, o checo Tomas Berdych - quinto favorito do torneio -  perdeu (2/3) com o francês Gael Monfils.
O galês é um jogador de top, mas uma ausência prolongada fez com que encontrasse um cabeça de série logo na primeira ronda, que já ficou pelo caminho.
No resto da jornada tudo dentro da lógica.

2 comentários:

Mandrake disse...

Muito te identificas tu com a raposa de La Fontaine!
Como bem sabes - ao contrário do que vocês benfiquistas fazem - nunca fui pessoa de andar a perseguir os derrotados, muito menos nas horas de infelicidade. Mas, uma coisa é certa, o velho provérbio "Deus escreve direito por linhas tortas" traduz, na perfeição, o que foi a época futebolista do Benfica: tanta arrogância, tanta garganta, tanta festa antecipada, tanta cegueira só podia dar no que deu.
A brilhante época de Jesus - que caiu de joelhos no Dragão e chorou no Jamor, mesmo antes de ser agredido pelo grande atleta Cardozo - foi igual à do Sporting de Peseiro e do Braga de Domingos. E não vi os adeptos leoninos e bracarenses a festejarem ou a arranjar desculpas para esses quase sucessos que vieram a transformar-se em insucessos.
Estou a ouvir Fernando Seara na televisão e ele está a dizer aquilo que qualquer pessoa normal observou. Deixou de ser do Benfica?
Mas tu - para além da estratégia da vitimização - já te preparas para branquear o vergonhoso comportamento de Cardozo e para arranjar um bode expiatório - o JJ diria respiratório - que é o anteriormente idolatrado Artur.
E, já agora, os meus parabéns para o vosso grande líder Luís Filipe Vieira. Na hora da desgraça, 19 segundos na camioneta do clube e "ala que é Cardozo", bazou para o seu veículo porque ir enfrentar adeptos descontentes não é com ele. Está bem que o arcanjo careca ainda não lhe tinha escrito o discurso, mas esta falta de solidariedade na hora desgraça traduz o ambiente do grande Benfica.
E ainda falas nos sportinguistas? O que temos nós a ver com a vossa despudorada garganta e mau perder? Ao fim e ao cabo não é o que acontece sempre com as equipas de Jesus?
Amizades? Nem convosco, nem com Pinto da Costa. Nota que não meto no mesmo saco portistas e muito menos portuenses.
Ao longo dos anos tenho presenciado - em locais públicos - a algazarra de contentamento que os adeptos benfiquistas fazem quando em jogos europeus as equipas adversárias do FC Porto e do Sporting marcam golos. Ao longo dos anos tenho tomado conhecimento das provocações e piadolas que os mesmos ilustres benfiquistas fazem quando o Sporting perde jogos.
Amigos? Fónix!
Tenho passado a vida - como professor e aluno - no meio académico e esta postura faz-me lembrar aqueles alunos que juntam a sua indigência mental com a preguiça (em estudar) e - se não conseguirem copiar nos exames - ao acabarem por chumbar, têm a lata de dizer que só não passaram porque o professor embirrou com eles e os tramou.
Mas, para ti, é mais fácil atacar agora os sportinguistas - como se a "capelada" do Benfica - Sporting não fosse o maior escândalo arbitral - assim o disseram todos os comentadores - desde aquele vetusto jogo que imortalizou - para o mal - Inocêncio Calabote.
Assim - e eu, como tu e pelas mesmas razões, não gosto de Pinto da Costa - não posso deixar de lhe dar razão quando - sincero ou irónico - desejou mais anos de Vieira no Benfica. E eu acrescento ainda com Jesus, Cardozo, Carlos Martins, arcanjo careca, Rui Gomes da Silva e essa gente toda... porque - pelo menos - batatada interna e motivos de risada não nos vão faltar.

(Continua)

Mandrake disse...

E, já agora, quem é que disse que o Sporting teve uma boa época? Nós não tapamos o sol com a peneira e espero que esta direcção saiba tirar as devidas ilações dos erros cometidos.
Sim, porque o Benfica não tem nada a corrigir. Está tudo maravilhoso. Aliás tem estado ao longo do "reinado" de Vieira. O Benfica é o clube com maior passivo - ainda mais que o Sporting - com os resultados desportivos que se têm visto.

PS - Por acaso tenho uma pessoa amiga que ocupa um lugar importante na gestão do Benfica - muito próxima de LF Vieira - e posso adiantar-te que há muito que o ambiente no balneário do Benfica está de cortar à faca. Jesus, nos treinos, trata os jogadores abaixo de cão - insulta-os, humilha-os... - daí que - sem desculpar Cardozo - compreendo que ele tenha agredido JJ. Ou foi o JJ que deu uma peitada na mão do Cardozo? Não sei, nem me interessa, mas que foi uma cena triste, foi...

Abraço amigo e, com um conselho: uma auto-avaliação honesta é o melhor caminho para se tentar progredir nos objectivos que se pretendam alcançar.
Vês algum ódio nesta análise frontal e sincera?
PS 2 – Eu não gosto de Cavaco Silva – como tu, aliás – mas não era suposto que os jogadores do Benfica cumprimentassem o Presidente da República – fosse ele quem fosse – e ficassem no campo, com todo o fair play (que o outro diz ser uma treta), a assistir ao resto da festa da taça? Pirarem-se quando a equipa do Vitória de Guimarães ia receber a taça é quase tão mau como aquela cena do “apagão” seguido do funcionamento “estranho” do sistema de rega do relvado, na época passada, quando o FC Porto se sagrou campeão na Luz. Tudo muito edificante!

JM (aka Mandrake)