sexta-feira, 31 de maio de 2013

Após a fuga do Sol

Ora cá estamos em Lagos.
Uma viagem tranquila - o Pablo só se queixou já perto da chegada - com uma paragem obrigatória no Teodósio.
Sempre que viajamos até ao Algarve, não dispensamos o frango da Guia.
Eu costumo dizer que é como o leitão.
Come-se em muito lado, mas o melhor é na Mealhada.
O apartamento no Dona Ana Garden - bem pertinho da praia com o mesmo nome - é simpático e acolhedor.
Sem luxos, mas mais do que suficiente para seis dias bem passados.

Na minha opinião uma boa notícia.
Jorge Jesus vai ficar no Benfica.
Uma opção correta de Luís Filipe Vieira.

A chuva abandonou Roland Garros e a representação portuguesa também.
A dupla Nina Bratchikova / Tamarine Tanusugarn (THA) foi derrotada (1/6 e 4/6) pelas russas Ekaterina Makarova / Elena Vesnina.
Dando uma vista de olhos pelos resultados do dia, destaco a eliminação do canadiano Milos Raonic, derrotado (3/0) pelo sul-americano Kevin Anderson.

1 comentário:

Mandrake disse...

Para ser sincero - como sempre procuro ser - também acho que - sem ironias - a continuidade, nestes casos, é a melhor solução. Só que - ao primeiro resultado negativo - adeptos encarnados e José Eduardo Moniz - não esquecer o episódio "Cavalo de Tróia" - vão aproveitar-se da situação.

Na mesma linha de frontalidade - segundo a minha "fonte especial" no seio do" poder vermelho" - para além do clima insustentável entre quase todo o plantel e Jorge Jesus, não se adivinha bons resultados na manutenção desse "convívio".

E ainda mais dois problemas:

1 - Alguns dirigentes encarnados já andam "inquietos" com a nova de aquisições encarnada passar agora - em grande escala - pela Sérvia. Depois da América Latina, surge este pequeno país como destino quase exclusivo de recrutamento. A quem serve - comissões? - a situação?

2 - Jorge Jesus, com o seu feitio individualista e egocêntrico - não conta com a opinião de ninguém, sejam adjuntos - quem são já agora? - nem António Carraça, nem aquele que alguns sectores benfiquistas já chamam o "chulo da Luz". Falo de Rui Costa que, ao que dizem, apenas aparece nos sorteios das competições europeias. Haverá alterações na orgânica do departamento de futebol encarnado?

Termino com a única razão - neste momento - que vejo como positiva - na óptica do sucesso benfiquista para a próxima época, mantendo Jesus. Ficando JJ na Luz não vai para o F.C. Porto. Isto porque tal ida - a meu ver - teria dois graves problemas para o Benfica e não só.

1 - Daria a Pinto da Costa o enorme gozo de dizer - embora tal situação não fosse completamente verdadeira - que tinha "desviado" mais alguém - ainda por cima treinador - da Luz.

2 - Jesus no FC Porto iria de certeza ter o sucesso que não tem conseguido ter no Benfica. E porquê? Por duas simples razões: ia encontrar um departamento de futebol - sem ironias - a funcionar como deve ser e - o mais importante - Pinto da Costa "poria na ordem" Jesus, isto é moldaria a ridícula exuberância e postura folclórica que têm sido - até agora - a imagem de marca de JJ. Jesus no FC Porto iria treinar mais do que falar, iria ter um departamento de futebol - que seria obrigado a respeitar em trabalho de equipa - que teria a seu cargo a manutenção física dos jogadores, as aquisições e dispensas no plantel, a forma mais adequada de comunicar com a imprensa, etc. etc.

Essa é talvez a parte mais positiva da manutenção de Jesus na Luz, embora - como já expus acima - seja também um barril de pólvora prestes a explodir a todo o momento. Até porque, e isso conta muito, o feitio belicoso e conflituoso de Jorge Jesus não vai mudar sem mão de ferro capaz de lhe travar os excessos.

Seja como for a situação actual do Benfica - nesta dualidade decisiva - faz lembrar aquelas jogadas de xadrez em que o movimento de uma peça adversária é de tal maneira habilidosa que - ao mesmo tempo - ameaça duas peças. Assim,fosse qual fosse a decisão - ou jogada - ficar-se-ia sempre sem uma delas. Qual a melhor decisão? O futuro o dirá...

Boa semana de férias em Lagos, a minha cidade algarvia favorita.
Recomendo uma "visita" ao restaurante "Jardim das Oliveiras" - não ganho comissão, lol - que foi reconstruído após um incêndio na Serra de Monchique há uns anos. Tem site - http://www.jardimdasoliveiras.com/

Para além de ser - pelo menos era - um poiso indispensável para os gastrónomos, o passeio pela zona - termas, serra, miradouro - constitui um extra bastante apetecível.

Abraço, divirtam-se!

JM