segunda-feira, 20 de maio de 2013

Primeira sensação

Terminada a Liga, deixo alguns destaques.
Pela positiva o excelente terceiro lugar do Paços de Ferreira – apesar de ontem ter estado irreconhecível, segundo a comunicação social - com acesso ao play-off da Champions,  a quinta posição do Estoril, diretamente da 2ª Liga para a Europa, e a sexta posição do Rio Ave que durante muito tempo esteve perto dos lugares europeus.
No lado oposto, a desastrada época do Sporting, conseguindo a pior classificação – 7º lugar – da sua história, em conjunto com o Braga que ficou muito aquém das últimas temporadas.
Em relação ao Glorioso fez uma época excelente, perdendo no sprint final para uma equipa que jogou muitas vezes com dois guarda-redes.
Coisas do nosso futebol!
  
Início da semana – a última antes de férias – do H com um grupo português a cantar desde 1996.
Hands on Approach e Let´s Be In Love.

4 comentários:

Mandrake disse...

Não te cansas com tanto mau perder e desonestidade intelectual?

Não esqueço o "Apito Dourado", nem campeonatos dos túneis... e não só!

O FC Porto, nesta época, ganhou porque foi melhor e - mais uma vez - as elaboradas tácticas do "catedrático do futebol que inventou uma ciência" falharam e a equipa - presa por arames - voltou a capitular nos momentos chave. Alguns diriam que se trata de falta de estofo de campeão.

Vítor pereira não pode ser um mau treinador se é bicampeão - este ano sem derrotas e com apenas um desaire em 60 partidas!

Jesus - depois de cair de joelhos no Dragão - até elogiou a arbitragem e reconheceu - embora contrariado - que o FC Porto mereceu ser campeão.

E ganhou - como todo os analistas admitem - "limpinho, limpinho, limpinho"!

O Benfica de Jesus - usando o "futebolês" - "foi igual a si próprio": muita arrogância, muita estupidez natural, precoces e ridículos festejos antes de tempo e falta de classe nos momentos chave.

Se houve batota neste campeonato foi a favor do teu querido clube: ninguém esquecerá a vergonhosa "capelada" no jogo frente ao Sporting, a grande penalidade inventada cinco minutos depois da hora no jogo frente à Académica, as "amigáveis ajudas" no jogo do Funchal e - para evitar males ainda maiores - a "travagem arbitral", qual placagem de rugby, para que o Estoril não saísse vencedor da Luz.
E há mais casos...

E - para teu desgosto - o Sporting não acabou, nem sequer desceu de divisão. E - parabéns - apesar da má época leonina - o recorde de maior passivo do futebol lusitano continua a ser vosso.

Assim, continuem a festejar derrotas, a cantar de galo para acabarem sem pio. Como diz o provérbio, "Deus escreve direito por linhas tortas". Tanta festa antecipada - pintada com as cores da auto-proclamada superioridade moral e desportiva - só podiam dar nisto.

Resta agora que o teu amigo Vitória facilite no Jamor para ganharem qualquer coisinha. E Deus até foi amigo de Jesus ao vos dar a derrota frente ao Chelsea nos descontos, pois se o jogo vai para prolongamento adivinhava-se o massacre inglês. Se o Luisão nem teve pernas para acompanhar o Torres - quanto mais ceifá-lo como gostaria de ter feito se tivesse "canetas" para tanto, mais 30 minutos teriam sido penosos e humilhantes.

Mas o SLB só perde por azar ou porque o árbitro foi comprado pelo Pinto da Costa, não é?

Já que falo em sorte/azar é engraçado como quando é ao contrário. Se o SLB marcar nos descontos é a "vitória do querer, da insistência... e - vejam bem - porque um jogo só acaba quando o árbitro apita"...

Se o SLB ganhasse nos descontos no Dragão - o que era impossível pois os jogadores do Benfica passaram a segunda parte do jogo a cair no relvado, coitados - tinha sido a vitória da táctica, o "corolário da superioridade de uma exibição com elevada nota artística".

E - coisa engraçada - o segundo golo do FC Porto é uma grande jogada da dupla Liedson & Kelvin acabadinhos de sair do banco. Afinal o Vítor Pereira - que ao contrário do "grande" Jesus nem reclamou para si esse mérito (dupla substituição bem sucedida e grande golo que dá para perceber ser uma boa jogada de laboratório) - leu bem o jogo e sempre sabia como o Benfica ia jogar...

Já agora, uma pergunta inocente: já colocaste no teu Facebook - partilhando-o com o mundo - este grande golo? Ou só colocas os do Benfica, ainda que façam parte de jogos - vamos ser honestos - sujinhos, sujinhos, sujinhos?

Fica mal não dar mérito aos adversários, ou será que o FCP vos ganhou com batotice?
Pois, só que desta vez não deu para apagar as luzes e ligar o sistema de rega automática, como fizeram a época passada na Luz num magistral exemplo de fair-play - que JJ diz ser uma treta - e "bom perder".

(Continua)

Mandrake disse...

(Continuação)

Ah, já me esquecia: o Maicon estava fora de jogo, mas o educado Cardozo - que já vos mandou f... por palavras e gestos - não teve um lance que até no Voleibol era falta que não foi devidamente penalizado com o respectivo penalty? É que afastar a bola carregando-a nos braços - como se fosse um frágil bebé - até no Voley é falta: vulgarmente chama-se "transporte", mas em futebol na Luz - desde que a favor do SLB - já é legal.

Bem, para o ano há mais...
Saudações desportivas e - já agora - mais fair play. Custa muito dar o mérito a quem o tenha? Sei que te custa, mas assim não vais a lado nenhum e - se fores intelectualmente honesto - tens de chamar a ti próprio "calimero" ou quando são vocês a queixarem-se das arbitragens - mesmo sem razão - já podem. Ou é só um direito vosso ... quando dá jeito?

PS - Nunca na minha vida - ao contrário da maioria dos benfiquistas - andei a "perseguir" adversários nas alturas das derrotas com boca foleiras ou sms provocadoras, mas tenho que te confessar uma coisa: depois de tanta arrogância e desonestidade intelectual é com grande prazer que vejo as trombas do Jesus, do Vieira, do Gabriel e - em especial - do Rui Gomes da Silva que é a criatura mais asquerosa e nojenta que - vá lá saber-se porquê - ainda representa o vosso clube no programa "Dia Seguinte" da SIC Notícias.

Mas - e sabes isso bem - nunca humilharia nenhum dos meus amigos benfiquistas - entre os quais te incluo - com piadolas nestes momentos mais tristes. O que acima escrevo é um mero exercício do contraditório que faria em qualquer contexto. E aqui faço-o com a elevação e estima que me mereces. Já noutros sites - com gente arruaceira - dado não ser de "levar desaforo para casa" nem de fugir a confrontos, a coisa fia mais fino...

Abraço amigo,

Jorge Monteiro (aka Mandrake)

Avô Jorge disse...

Onde me ouviste dizer ou escrever que eu queria que o Sporting descesse de divisão ou acabasse?
Para mim se o Benfica não conseguir ser campeão que seja o Sporting.
Já tu não podes dizer o mesmo.
Ainda um dia vou perceber por que tens tanto ódio ao Benfica!

Mandrake disse...

Vocês é que têm essa psicose salazarista: quem não é por nós, é contra nós!

Eu critico o que me parece que merece crítica e procura exercer sempre o contraditório. Já apontei situações ilegais que favoreceram o FCP, mas não posso ficar calado quando as mesmas são cometidas pelo SLB.

E o mesmo em política: luto contra o governo de Passos, mas também lutei contra o de Sócrates, pois ambos - cada qual à sua maneira - estão a prejudicar os mesmos de sempre.

E aí está a diferença: para ti, Benfica e Sócrates são anjos e FC Porto e Passos demónios...

E quanto a ódios não te sabia autista? A quantidade de benfiquistas que esta época andaram com as piadinhas provocatórias do costume nos empregos, escolas, ruas e cafés deste país aos adeptos leoninos foi a do costume. Agora, aí têm: engulam a vossa arrogância e mediocridade.

Claro que comigo esta tipo de cenas não pega, pois só tentam meia vez... e já já estão a levar no focinho, até literalmente se for o caso. Assim, comigo não se metem, mas tenho olhos e ouvidos.

Mas tu optas pela estratégia mais fácil: a da vitimização! Que não cola,mas enfim...

Se eu fosse assim na vida não chegava a lado nenhum. E para mim, que fique bem claro, que seja campeão quem mereça ser. O problema do Benfica é que critica os alegados métodos desonestos do FCP, mas depois tenta copiá-los, assim que pode. E isso - para mim - ainda é pior porque junta ao crime a falsa moral.

Mas tu és assim e - volto a dizer - só se fores autista é que não deste pelo ano inteiro de constantes provocações dos "ilustres gloriosos" aos seus "amigos" leoninos.

Olha, com esse tipo de cenas numa coisa conseguem ganhar ao Pinto da Costa: dividir o país em benfiquistas e não benfiquistas. Isso nem ele conseguiu com cenas infelizes como "Lisboa a arder", "mouros" e outras. O povo não é estúpido e não confunde pessoas como Pinto da Costa com portistas, muito menos portuenses. Só que no vosso caso, são os benfiquistas - mesmo os anónimos - a semear ventos que depois originam tempestades.

E, as minhas análises, são puro exercício do contraditório. Faço-as em tudo na vida, não só no futebol.

Abraço amigo,

JM