sábado, 28 de setembro de 2013

Após a fuga do Sol

Com a devida vénia, transcrevo parte de um texto de Vítor Serpa - diretor de A Bola - no jornal de hoje.

Amanhã teremos um dia atípico, sem futebol, sem discussões de arbitragem, sem desesperos, sem escaramuças de bancada, sem foras de jogo mal assinalados, sem desculpa de perdedores... nos estádios.
(...)
Nem no futebol nem na vida há resultados antecipados. É preciso lutar por eles e uma coisa me parece certa. Amanhã, no preciso domingo em que o futebol fica em casa, é dia de sairmos para votar.
Não vejo outra maneira de entrarmos em campo para conseguirmos, enfim, marcar um golo mesmo limpinho, limpinho...

Boa prestação do Ricardo no torneio do CAD.
Derrota nas meias-finais, numa jornada marcada por muitas interrupções motivadas pela chuva.

Portugal conquistou o 3º lugar no Mundial de Angola, batendo (10/3) o Chile, com golos de Gonçalo Alves (4), Jorge Silva (3), Ricardo Barreiros (2) e Diogo Rafael.
Na final a Espanha venceu (4-3) a Argentina e sagrou-se -mais uma vez - campeã do Mundo.

Sinto-me triste e desiludido com o futebol.
Triste pelo o empate do Benfica e pela sua fraca exibição.
Desiludido por perceber que, em muitos casos, são fatores externos que decidem os campeonatos.
Ontem todos vimos o escândalo daquele penaltie que deu a vitória aos batoteiros.
Hoje tivemos um golo em nítido fora-de-jogo - conforme as novas indicações - e um castigo máximo sobre Cardozo que ficou por marcar.
São estas - más - decisões que decidem os títulos!

1 comentário:

Mandrake disse...

Quanto ao acto eleitoral subscrevo e acrescento: para além de votar - um direito que se tornou um dever - que tal uma participação mais cívica na vida política nacional?

Para além de candidato, daqui a umas horas, vou estar no meu posto (presidente de uma mesa eleitoral) a dar o meu contributo. A política deve ser um acto de cidadania. Não pode ser apenas um tema para tertúlia de café.

Quanto ao futebol - que tenho acompanhado pouco por falta de tempo (campanha, universidade, ciclos de cinema, saldos FNAC...) - sempre fui acérrimo defensor de que todo o cidadão tem direito a reclamar. Só que tu, como bem sabes, chamavas calimeros a quem era sistematicamente "prejudicado", quer por "erros" de arbitragem, quer por ROUBOS...

Que bem te fica agora o carapuço! Uma bela casquinha de ovo a coroar o meu amigo Jorge! Mas - e são bastantes benfiquistas que mo dizem - o pior é que a equipa não está a jogar nada, Jesus está gasto, Vieira acabado...

O clube quase arruinado, mas - como a orquestra do Titanic - a música - para iludir os incautos, continua a tocar: "Está tudo bem, os resultados não aparecem porque o Benfica é roubado..."

Quando o Benfica era favorecido, se os outros se queixavam de "capeladas" e assim eram logo apelidados de calimeros. E agora? Assenta-te bem o barretinho?

Quanto à propalada aliança Benfica-Sporting, que vocês agora tanto querem, comigo era logo um rotundo não! E digo porquê, com um exemplo bem actual!

Recentemente, o FC Porto roubou dois atletas de 15 anos ao Sporting e isso veio na imprensa. Pois bem, apesar de haver um "pacto de não agressão" há vários anos entre os rivais de Lisboa, o Benfica também roubou dois jogadores da academia do Sporting: um com nove, outro com 15 anos...

Os quatro jogadores - coincidência! - eram todos pupilos do Sr. Baldé. Não que isso faça grande mossa ao Sporting porque, fora daquela que é considerada a melhor escola de futebol do mundo, estes miúdos não vão evoluir nada de significativo, mas fica a intenção!

E, comigo, já o disse, jogadores do Sr. Baldé que vêm asilar para a Academia, acabou... Vão aprender para outro lado a ver se chegam longe...

Ser roubado é mau, mas ainda fica pior se o ladrão nos vem abraçar, como falso amigo, para melhor nos sacar a carteira é bem pior, ou não?

Termino com uma sugestão ao Sr. Jesus que se acha no direito de "ensinar" aos jornalistas não só o que devem fazer, mas até que perguntas devem emitir. Que tal limitar-se a treinar e deixar de andar para aí envolvido em cenas de batatada como é useiro e vezeiro? Que eu saiba, só se for na delirante ciência futebolística que a criatura diz ter inventado, é que agredir polícias, jogadores adversários e tudo o que lhe apareça pela frente pode ser entendido como "normal" unção de um treinador!

Mas de um homem que treina "quedas na área", "agarrões/bloqueios" e diz que o fair play é uma treta ... que podemos esperar?

E termino com uma dica que me sopraram ao ouvido: da mesma forma que Vieira mentiu aos benfiquistas na falsa venda do Roberto, há para aí uma apregoada jovem estrela da armada sérvia que, afinal, não é jogador encarnado. Parece que o seu "dono" é um conhecido "empresário" russo sediado em Londres...

Mas com a indisciplina que grassa na "catedral", pobres dos adeptos que ainda vão apanhar chuva ao estádio, para saírem desiludidos com a ausência de futebol da equipa e ainda são enganados pelo presidente...

Bem, cada um "compra" as verdades que entenda, mas agora não pode esperar que os outros também acreditem nessas tretas...

Abram os olhos! Os vossos principais inimigos estão dentro de casa. Quem avisa...

Abraço amigo e solidário: tens todo o direito de reclamar se te sentes prejudicado, mas - e nisso falhas em toda a linha - tens de "conceder" esse direito também aos outros... E o Calimero até é querido e está longe de ser um coitadinho...