segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Após a fuga do Sol

Vou colocar-me na pele de comentador político e tentar fazer um rescaldo das eleições autárquicas.
Normalmente esta análise é efetuada encontrando-se o balanço entre vencedores e derrotados.
Vamos lá então.
Vencedores: PS e PCP
Derrotados: PSD e BE
Empatado: CDS.
O partido de Paulo Portas fez o penta - só tinha uma Câmara - mas esqueceu-se de contabilizar as derrotas, em coligação com o PSD.
E mentiroso como é o Portas, ainda aproveitou para ficar com alguns louros da vitória de Rui Moreira no Porto.
O Partido Social Democrata foi o grande derrotado - Passos Coelho já sabia - mas não ficou nada preocupado, pois tudo vai ficar na mesma.
Aliás o porta-voz do partido - Cavaco Silva - logo na manhã de ontem anunciou que não se podiam tirar ilações nacionais destas eleições.
O Bloco de Esquerda - onde eu votei - não esteve bem, mas não se trata de um partido com cariz local. As próximas eleições legislativas são o teste de fogo para a sua capacidade de se manter na luta.
Por último os vencedores.
O Partido Socialista foi o mais votado, com o maior número de câmaras e vai assumir a liderança da Associação de Municípios.
Mas a sua votação baixou ligeiramente em relação a 2009, pelo que, em minha opinião, o partido que deve fazer a maior festa é o PCP.
Aumentou o número de votos, conquistou/recuperou câmaras importantes, como por exemplo Évora, Beja e Loures - todas recuperadas aos socialistas - entre outras, confirmando a sua tendência para as eleições de proximidade.
Para terminar deixo estes três valores: 47,4% de abstenção, 3,87% nulos e 2,95% brancos, um record neste tipo de avaliações. 
Ninguém deve esquecer estes últimos três valores.
Todos os que pensam que há sempre alguém que vota por eles, mais depressa do que pensam tem o novo Salazar a mandar neles!

Dia de sorteio da Taça de Portugal já com os clubes da 1ª Liga.
A única partida entre equipas do escalão maior vai acontecer entre Belenenses e Académica, dois históricos do nosso futebol.
Com a 3ª eliminatória marcada para 20 de outubro, o Benfica vai até Cinfães, o Sporting recebe o Alba, o FC Porto vai ter a visita do Trofense, enquanto que o Braga vai até ao Alentejo para defrontar o Gafetense.

Sem comentários: