domingo, 31 de maio de 2015

Por Hoje

À hora de almoço ouvi uma senhora - Margarida Corrêa de Aguiar - que já foi secretária de Estado da Segurança Social afirmar que as pensões deviam ser indexadas à evolução da economia.
E que tal as remunerações dos membros do Governo, políticos e outros parasitas que os rodeiam também terem em conta essa variável?

Excelente estreia de Portugal no Mundial de sub 20 - valeu a pena levantar-me às cinco da manhã - com uma vitória (3-0) sobre o Senegal.
Gelson Martins marcou aos 30 segundos - acredito que vai ser recorde da prova - numa partida totalmente controlada pelos lusos, com André Silva (90’) e Nuno Santos (90+2) a definirem o resultado final.
No outro jogo do grupo C a Colômbia bateu (1-0) o Catar.
No grupo D o México perdeu (0-2) com o Mali e o Uruguai derrotou (1-0) a Sérvia.

A última etapa da Volta a Itália foi ganha - na chegada a Milão - pelo veterano belga Iljo Keisse (Etixx).
o espanhol Alberto Contador (Tinkoff) foi o vencedor, o italiano Fabio Aru (Astana) venceu a classificação da juventude e foi o segundo classificado, com o espanhol Mikel Landa Meana (Astana) a ficar em terceiro.
O italiano Giacomo Nizzolo (Trek) ficou com a vermelha da regularidade, a azul da montanha foi para o também transalpino Giovanni Visconti (Movistar), sendo que por equipas venceu a Astana.
Giro dos portugueses: 21º André Cardoso (Cannondale) a 1h19’27’’; 97º Sérgio Paulinho (Tinkoff) a 4h32’23’’; 149º Fábio Silvestre (Trek) a 5h54’39’’.

A festa da final da Taça de Portugal realizou-se esta tarde no Jamor.
O Braga marcou primeiro de penalty - que deu direito a vermelho para Cédric - por Éder (16’), ampliando minutos depois (25’) por Rafa.
Na segunda metade os bracarenses tentaram meter o jogo no congelador, mas o Sporting nunca desistiu e levou o jogo para prolongamento com golos de Slimani (84’) e Montero (90+3).
No tempo suplementar o cansaço não permitiu grande qualidade, arrastando-se até ao penalties.
Aí o Sporting foi mais feliz.
Adrien, Nani e Slimani marcaram, enquanto do lado do arsenalistas apenas Alan bateu Rui Patrício.
Pela primeira em setenta e cinco edições da Taça de Portugal o vencedor foi encontrado no desempate  por pontapés da marca da grande penalidade.

Dia de chuva a atrasar muito a jornada, com alguns jogos cancelados, como por exemplo os dos juniores portugueses Felipe Cunha e Silva - que vai jogar com o russo Bogdan Bobrov - e de Nuno Borges que vai defrontar o coreano Chan-Yeong Oh, jogando, ambos, também em pares, o Nuno com o tunisino Aziz Dougaz e o Felipe com a parceria do canadiano Alejandro Tabilo.
Neste domingo realce para a vitória (6-3, 6-2, 6-7 [5/7] e 6-3) do francês Jo-Wilfried Tsonga [14] sobre o checo Tomas Berdych [4], sendo que a partida entre o francês Gael Monfils e o suiço Roger Federer foi interrompida - por falta de luminosidade - quando cada um dos jogadores tinha ganho um set.

Na segunda jornada da Ronda de Elite do Europeu - que se vai realizar na Grécia entre 6 e 19 de julho - Portugal venceu (2-3) a anfitriã Geórgia, enquanto a Espanha goleou (5-0) a Turquia.
Na última jornada a seleção nacional tem que vencer os espanhóis para chegar à fase final.

Última jornada em Itália com a consagração da Juventus, que vai disputar a fase de grupos da Champions juntamente coma Roma, com a Lázio a disputar a eliminatória de qualificação.
Na Liga Europa, Fiorentina e Nápoles vão entrar nos grupos, enquanto que o Génova vai precisar de ultrapassar um adversário para lá chegar.
Os desprovidas já eram conhecidos - Cagliari, Cesena e Parma - mas faltava conhecer o melhor marcador.
O argentino Mauro Icardi (Inter) foi o melhor foi o melhor artilheiro com 22 golos.

Sem comentários: