Mostrar mensagens com a etiqueta crónicas bom malandro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta crónicas bom malandro. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Poder na Base
 
(23/06/2026) Nesta busca por coisas que escrevi em momentos bons e noutros assim-assim, fui desenterrar um texto que foi feito durante as obras que fizemos na nossa casa em Oriola, um processo que era para durar quatro meses, mas passou de ano e meio.

(NO MESMO DIA, 23/06/2019) Nesta fase da nossa aventura, chegou o tempo da obra.
Ao mesmo tempo lembrei-me de uma frase que ouvi algures, as nossas leis nem sempre são bem feitas.
E se eu juntar a estas duas ideias, uma banheira?
Nesta altura do texto, está malta a pensar.
O calor alentejano queimou um fusível ao Tio Jorge!
Por enquanto ainda não.
O problema é este.
Existe no nosso país uma lei que diz que uma casa de banho tem que ter um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira, em alternativa pode ser instalada uma base de duche, mas tem que ficar garantido um espaço para caber uma banheira.
Mas ainda há outra lei, mas que diz a mesma coisa, ou seja, as instalações sanitárias terão, no mínimo, um lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé.
Resumindo, independentemente do número de casas de banho, tenho que ter uma banheira.
Mas porque que raio é que tenho que ter uma banheira?
Acho um disparate, até por questões de segurança, pois é muito fácil entrar para um duche do que ter que levantar a perna para aceder à dita cuja.
Até porque já não vamos para novos.
Vou começar uma luta contra este acessório.
WC's sem banheira, já!
Base de duche ao poder!

Tudo isto tem em a ver com uma lei que foi criada, e bem, no tempo da outra senhora, uma forma de obrigar as pessoas a terem um objeto importante para a sua higiene, mas que tornou numa palermice nos dias que correm, sendo que há sete anos ainda era assim.
Deixemos a banheira tranquila no seu canto e vamos receber a minha juventude.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite pessoal”.
“No próximo fim de semana estamos aí...”, exclamou a LARANJINHA.
“... este ano com uma novidade...”, riu-se o PANCHITO.
“... vamos à mesma de comboio...”, relembrou o PIPOCA.
“... mas vamos ficar mais um dia, ou seja, só regressamos na 2ª feira à tarde”, rematou o AMAGADINHO.
“Isso estava bem trabalhado”, ri-me eu. “Como vocês se portaram muito bem, tanto na escola, como aqui, pedi aos vossos Pais para vos deixarem ficar mais um dia”.
“Muito obrigado Avô”.
“Não precisam de agradecer, a minha juventude merece, já temos a ementa alinhada, mas para já vamos ao nosso trabalho, começando pela Segundona, onde já temos campeão”.
“O caneco foi para Viana do Castelo, o Candelária conseguiu anular a desvantagem que tinha da 1ª mão, mas os minhotos chegaram ao empate e fizeram a festa na ilha do Pico”, explicou o PANCHITO.
“Já trabalhas mais daqui a pouco, para já vamos encerrar a temporada na Liga do Avô, só faltava este jogo na Madalena, o AMAGADINHO andou perto, mas só conseguiu um ponto, e igualou a LARANJINHA no último lugar”.
“Então quem fica com a lanterna vermelha?”, questionou ela.
“Tive que recorrer ao regulamento, como o AMAGADINHO conseguiu 4 palpites certeiros, contra dois teus, ficas tu com ela esta época”.
“Que injustiça!”, exclamou ela com uma gargalhada
“Recordando então a classificação, o PIPOCA foi o vencedor com 114 pontos, eu fiquei no 2º lugar (101), seguidos do PANCHITO (100), AMAGADINHO (91) e LARANJINHA (91)”.
“Grande vitória”, riu-se ele.
“Vamos continuar, agora com a Quarteirona”.
“Onde já temos campeão, o Grândola venceu em casa, depois da vitória no jogo 2 antecipado e jogado em Paredes, pelo que a festa fez-se na Vila Morena”, rematou o AMAGADINHO.
“Parece-me uma boa altura para irmos espreitar a Primeirona”.
“Também já por aqui temos campeão, o Benfica venceu o jogo 3, em casa, frente ao Sporting, festejando o título três anos depois, conseguido pela primeira vez sem derrotas, desde que a prova tem este figurino”, concluiu a LARANJINHA.
“Tempo de olharmos para o primeiro jogo da final da Feminona”.
“Não houve surpresa, vitória clara do Benfica em casa, com o jogo 2 a realizar-se no sábado em Gulpilhares, onde podemos ter campeão ou terceiro jogo”, finalizou o PIPOCA.
“Esta na hora da Terceirona, onde o PANCHITO está a ajudar-me na busca do campeão”.
“A duas jornadas do fim, só Tojal e Vila Praia podem campeões, as duas equipas estão empatadas no topo da classificação, tudo indicando que só vamos ter campeão, quando na última jornada elas se encontram a Sul”, fechou ele.
“Já na luta pela subida as contas são mais complicadas, a Salesiana está na frente, mas todas as equipas podem alcançar os dois lugares que dão passaporte para o escalão mais acima. Antes das despedidas, uma referência para os campeões masculinos de sub-15 e sub-19, tivemos duas finais entre Benfica e FC Porto, para ninguém se ficar a rir, nos mais velhos venceram as águias, enquanto que os dragões levaram o caneco dos mais novos, dois jogos resolvidos pela diferença mínima”.
“Um fim de semana alargado e cheio de hóquei, na Parede e em Torres Vedras, para a semana há mais, desta vez os sub-17 e sub-13, em Viana do Castelo e Valongo, respetivamente”, afirmou o AMAGADINHO.
“Obrigado pelo complemento informativo, vão arrumando as malas pois no sábado, antes de almoço, vou apanhar-vos em Vila Nova de Baronia”.
“Combinado Avô, até lá”, gritaram os quatro.
“Adeus juventude”.    
Estou em pulgas para os voltar a ver ao vivo.

Nasceu na Cidade dos Estudantes, joga na Capital do Leitão e está no último FORA DO RINQUE da temporada.

Nome Completo: Afonso Gabriel Bastos Oliveira 
Clube atual: Hóquei Clube da Mealhada 
Alcunha (se tiver): Fonfon
Idade: 19 anos
Local de Nascimento: Coimbra

Clube estrangeiro futebol: Bayern Munique
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Manuel Neuer
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Jordi Bargallo (Hóquei), Takamoto Katsuta (WRC) e Yoan Rossel (WRC3)
Prato: Francesinha 
Sobremesa: Ovos Moles
Bebida: Cerveja 
Filme: Toy Story
Ator: Cilian Murphy
Atriz: Não tenho
Série televisiva: Peaky Blinders 
Livro: As Provadoras de Hitler – Rossela Postorino
Cidade portuguesa: Aveiro 
Cidade estrangeira: Copenhaga
Animais de estimação (quais e nomes): 2 Gatos
Jogo de computador/consola: R6, RL, FC26 e CSGO
Hobbies: Jogar, passear, ouvir música e praticar desporto, para além do hóquei em patins
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Badminton 
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Meia-Final, Portugal x Espanha no último Europeu.

Na disputa pelo último lugar do pódio no nacional de sub-19, temos A SACADA desta semana, num jogo muito equilibrado tivemos dezasseis golos, onde o destaque vai para Afonso Camposana (9), guarda-redes do Sporting.

Na luta pela subida à Segundona, temos a NÉPIA desta semana, apenas dois golos, um para cada lado, pelo que o destaque vai para os guarda-redes Gonçalo Henriques (Salesiana) e Jorge Mesquita (Vila Boa do Bispo), sendo que tenho de dar mérito a quem acertou na baliza, Rodrigo Simões (Salesiana) e Rodrigo Nogueira (Vila Boa do Bispo).

Esta semana O VELHO vai em duplicado, dois jogadores com quem já me cruzei em Inter-Regiões, em anos diferentes, entenda-se, foram decisivos nas vitórias das suas equipas esta semana, Rodrigo Preciso (Benfica) e Francisco Trabulo (FC Porto) ficam com os prémios desta semana.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Parvos e o Pessegueiro
 
(16/06/2026) Desde que o Pablo chegou à nossa vida, as nossas férias foram quase sempre no Alentejo, até porque nessa zona de Portugal era mais fácil encontrar um local onde pudéssemos levar o filho mais novo, como aconteceu há 11 anos.

(NO MESMO DIA, 16/06/2015) O dia dois no Alentejo ficou marcado pela estreia do Pablo num espaço novo.
Na praia da Ilha do Pessegueiro ele fez a sua primeira visita a um areal.
Gostou da areia, mas quando chegou à beira do mar, as coisas ficaram complicadas.
Acho que ele não gostou da água com espuma.
Antes deste acontecimento fomos até Odemira, para um abastecimento logístico, e de seguida rumámos até Porto Covo, onde almoçámos.
Desta vez escolhemos a esplanada do Luck-Luck onde saboreámos uma excelente cataplana de cherne.
Esta zona por onde viajámos hoje, deve muito a Carlos Tê e Rui Veloso!

Nesse ano a base era no Monte dos Parvos, um excelente turismo rural pertinho de Vila Nova de Milfontes, mas apesar de adorarmos esta zona do País, nem sonhávamos que três anos mais tarde estivéssemos cá a morar.
Agora está na hora de pegarmos no aléu, até porque já os oiço.
“Boa noite Avô”.
“Boa noite juventude, que tal este calor?”.
“Uma caloraça, parece que o El Niño chegou mais cedo”, brincou o AMAGADINHO.
“Eu li que esse fenómeno já começou no Oceano Pacífico”, afirmou a LARANJINHA.
“Mas o Instituto Português do Mar e Atmosfera, o IPMA, explicou que em Portugal o impacto é considerado indireto e pouco significativo”, referiu o PANCHITO.
“Segundo os especialistas a Índia, Indonésia e Malásia estão entre os territórios que poderão sentir os impactos mais significativos”, acrescentou o PANCHITO.
“O El Niño é um fenómeno que ocorre quando a temperatura da superfície do mar na zona central e oriental do Oceano Pacífico se mantém pelo menos 0,5 graus Celsius acima da média durante um período prolongado, a malta brinca e não acredita nas alterações climáticas, mas não há dúvida nenhuma das alterações que vão surgindo anos após ano. Deixemos o assunto para os mais entendidos, que a malta aqui percebe é de hóquei e vamos começar com a Quarteirona”.
“Tivemos uma alteração de calendário, como já tinha explicado a semana passada, a final começou no jogo 2, onde o Grândola venceu claramente em Paredes, sendo que na sexta-feira os alentejanos recebem a malta do norte, sendo que se vencerem sagram-se campeões nacionais, mas se perderem temos um terceiro jogo no sábado, também na Vila Morena”, conclui o AMAGADINHO.
“Vamos até à Primeirona”.
“A final começou no dia de Santo António, o Benfica venceu, na Luz, pela margem mínima o Sporting, com o jogo 2 a realizar-se amanhã no João Rocha”, finalizou a LARANJINHA.
“E como estão as coisas na Feminona?”.
“Depois de apurados os finalistas no Dia de Portugal, a final entre Benfica e Gulpilhares arranca no domingo na Luz”, explicou o PIPOCA.
“O PANCHITO vai-me continuar a ajudar no apuramento de campeão da Terceirona, mas já temos data para a 2ª mão, da mesma fase, da Segundona”.
“Até porque precisamos desse jogo para fechar a Liga do Avô, na 6ª feira à noite o Candelária vai receber a Juventude de Viana, com os picoenses com um golo de desvantagem. Sobre a Terceirona tivemos mais duas jornadas, ou seja, terminou a 1ª volta, para já o Vila Praia está na frente, com os mesmos pontos que o Tojal, mas Grândola e Mealhada ainda não estão fora da possibilidade de ficarem com o caneco”.
“Só falta a luta pela subida à Segundona, duas vagas para quatro candidatos, metade da fase de promoção já está realizada com um grande equilíbrio até agora, Salesiana e Lavra estão nos dois primeiros lugares, mas está tudo em aberto para a 2ª volta. Está na altura das despedidas, beijos e abraços e até para a semana”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles, saindo rapidamente da minha vista.

Nasceu no topo de Portugal, gosta de atletas humildes, alinha num bom arroz de marisco e está no FORA DO BANCO desta semana. 

Nome Completo: Miguel Cândido de Castro Fernandes
Clube atual: Valença HC
Idade: 42 anos
Local de Nascimento: Valença

Prato preferido: Arroz de Marisco
Melhor local para viver: Valença
Livro que está na mesa de cabeceira: Massimo Forte – Comunicar para Vender
O filme que já viu mais do que uma vez: Gladiador
Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Valença HC, OC Barcelos, Benfica, Nafarros, Alverca, VigoStick, Limianos e Vila Praia
Como/quando chegou a opção de ser treinador: Chegou bem cedo na minha carreira, por volta dos 21/22 anos
Clubes/seleções que já treinou: Valença HC e Limianos
Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Ambas tem as suas dificuldades
Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Depende do escalão, pois sou treinador de formação e seniores
Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Jogar com os patins
Maior tristeza como treinador: Os momentos em que estivemos confinados no Covid
E, claro, a maior alegria: Ver a evolução diária dos meus atletas
Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: A falta de humildade.

Vamos até ao San Siro de Valongo, por lá realizou-se a fase de apuramento do Nacional de sub-13, onde estavam as equipas da Madeira e Açores, foi aí que aconteceu A SACADA desta semana, vinte e sete golos, com destaque para Santiago Sousa (22) e José Vieira (4), jovens guarda-redes do Hóquei Clube PDL.

Foi na mesma competição que encontrei a NÉPIA desta semana, tivemos apenas dois golos marcados pelos primos Figueira, com o guarda-redes Manuel Martins a manter a baliza imaculada, ele que defendeu as redes da equipa da seleção da Associação de Patinagem da Madeira.  

Na série A da Terceirona o Vila Praia venceu todos os jogos em casa, agora na fase de apuramento de campeão aconteceu a primeira derrota, Diogo Pereira (HC Mealhada) além de bisar, marcou o golo da vitória e fica com O VELHO desta semana.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Ideias de Caca 

(9/06/2026) Esta invenção nem tem muitos anos, fui descobri-la há dias, uma daquelas dos políticos que, na sua esmagadora maioria, são muitos espertos, mas pouco inteligentes.

(NO MESMO DIA, 9/06/2019) Nos dias que correm há ideias e imaginação para tudo.
E quando vêm de políticos, aí a coisa ainda fica mais perigosa.
A história aconteceu em Estepona, no sul de Espanha.
O alcaide local, Garcia Urbano, apresentou em maio do ano passado 100 medidas, entre elas esta magnífica ideia.
Tratava-se de ligar duas ruas da localidade, cujo o percurso tinha uma grande inclinação, que muitos faziam atalhando caminho através de um descampado.
E qual foi a ideia de Urbano?
Construir um escorrega para as pessoas fazerem esta ligação.
Da ideia à realidade, lá construiu um equipamento em aço inoxidável, com 38 metros e, claro, com uma enorme inclinação, sendo que o alcaide garantiu que era totalmente seguro.
Foi inaugurado numa quinta-feira, mas logo foi encerrado no dia seguinte.
Perguntam vocês, porquê?
Entre muitas nódoas negras, ferimento e voos picados foi um vê se te avias.
Urbano ainda começou por argumentar que era "falso alarme" e que a rampa tinha "todas as garantias de segurança", mas rapidamente, perante o coro de protestos, teve que encerrar o escorrega.
Uma utilizadora escreveu no Twitter "Entrei nele e fiquei toda magoada" ao que juntou uma fotografia dos cotovelos esfolados, terminando assim o comentário "Não ponho a foto do rabo, mas está muito pior".

Não queremos ver o rabo da senhora, até porque temos mais que fazer, pois está na hora de recebermos a minha juventude.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite, está tudo em forma?”.
“Sim”, gritaram os quatro.
“Vou abrir uma exceção, pois já sabem que não gosto de falar de futebol por aqui, mas como está a começar o Mundial quero palpites para o vencedor da prova, já sei que todos querem que ganhe Portugal, mas quero apostas sem a camisola vestida, começo já eu que acredito que o campeão vai ser a Inglaterra”.
“Podemos repetir um nome?”, perguntou a LARANJINHA.
“Claro que sim”.
“Muito bem, há vários candidatos, mas eu arrisco na Espanha”.
“Isto é mais difícil que a tua Liga, mas vou escolher a Argentina”, afirmou o PIPOCA.
“Claro que sei que vai ser muito difícil, mas acredito que Portugal vai vencer o Mundial”, revelou o AMAGADINHO.
“Só falto eu, há vários candidatos, mas vou apostar na Alemanha”, avançou o PANCHITO.
“Parecem-me excelentes palpites, não tivemos repetições e ainda ficaram de fora Brasil e França, só para dar dois exemplos, mas a 19 de julho vamos ver se alguém acertou, para já vamos pegar no aléu, começando pela Quarteirona”.
“Já temos o segundo finalista, o Paredes eliminou Os Limianos, com a curiosidade de nos três jogos ninguém ter vencido em casa, o primeiro jogo da final vai ser no sábado, a norte, sendo que os jogos 1 e 3, esse se necessário, realizam-se no outro fim de semana, a 19 e 20 de junho, em Grândola”, finalizou o AMAGADINHO.
“Tivemos aí um acerto de calendário, mas agora vamos até à minha Terceirona, como o PANCHITO já está de férias da Segundona, pois ainda não se conhece a data do jogo no Pico, ele vai dar-me uma ajuda na luta pelo título”.
“Com todo o gosto, nesta 1ª jornada tivemos um jogo muito equilibrado na Mealhada, o Tojal nunca esteve em desvantagem, arrancando com uma vitória tangencial, já na Vila Morena a rapaziada de Vila Praia de Âncora conseguiu uma bela vitória, ou seja, quem jogou em casa perdeu”, fechou ele.
“Eu fiquei com o minicampeonato de promoção, que foi totalmente ao contrário da luta pelo título, aqui o fator casa foi determinante, dois jogos bem equilibrados, mas com o Vila Boa do Bispo e Lavra a saírem na frente na luta pela subida. Entretanto, como não houve jogos este fim de semana, e para não ficarem sem nada para fazer, vamos lá recuperar a situação na Primeirona e na Feminona”.
“Posso ser eu a começar, já temos finalistas na Primeirona, vamos ter um duelo entre os dois rivais de Lisboa, o jogo 1 vai disputar-se a 13 de junho, no Pavilhão da Luz, sendo em caso de necessidade de 5º jogo, este vai ser no palco do jogo inaugural”, concluiu a LARANJINHA.
“Na Feminona, até porque se joga à melhor de três, o calendário está mais atrasado, amanhã temos os segundos jogos das meias-finais, com Benfica e Gulpilhares em vantagem”, terminou o PIPOCA.
“Muito bem, não se esqueçam que agora só reunimos à terça-feira, beijos e abraços e até para a semana”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles com uma enorme algazarra.

Sagrou-se campeão nacional no passado fim de semana, marcando dois golos na final, mas está no FORA DO RINQUE de hoje porque deixou-me com água na boca com a referência à Posta, que não degusto há tanto tempo.

Nome Completo: Carlos Henrique Esteves Matos Martins
Clube atual: Benfica (Masters)
Alcunha (se tiver): Carlitos
Idade: 43 anos
Local de Nascimento: Matosinhos

Clube estrangeiro futebol: Não tenho, sou do Benfica
Jogador português futebol: Nuno Mendes
Jogador estrangeiro futebol: Ousmane Dembélé 
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Pany Varela (futsal) 
Prato: Posta à Mirandesa
Sobremesa: Cheesecake
Bebida: Café
Filme: Homens de Honra
Ator: Roberto de Niro
Atriz: Nicole Kidman
Série televisiva: Fauda
Livro: Todos do Ken Follet
Cidade portuguesa: Lisboa
Cidade estrangeira: Copenhaga
Animais de estimação (quais e nomes): Cadela - Arte
Jogo de computador/consola: Não jogo
Hobbies: Andar de patins na Ericeira ou skate
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Qualquer uma, mas talvez bodyboard 
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: A final da Taça CERS que venci, pelo Sporting, vencendo o Reus em Igualada.

No Multiusos de Paredes realizou-se o apuramento das Regiões Autónomas de sub-15, por lá encontrámos A SACADA desta semana, os nabantinos não perdoaram, mas o destaque vai para Vitória Coelho (15) e Rafael Ribeiro (4), guarda-redes dos açorianos do Marítimo. 

Foi também no Nacional de sub-15, neste caso no feminino que realizou em Turquel, que encontramos a NÉPIA de hoje, o jogo da final entre AD Viana e Boliqueime não teve golos, nem no prolongamento, apenas um golo nas grandes penalidades, com o merecido destaque para Beatriz Bea Ferreira, guarda-redes da equipa minhota que manteve a baliza a zeros.

No seu Pavilhão decorreu o Nacional de sub-19 feminino, ela marcou o primeiro golo da sua equipa no fim de semana alargado, foi molhando a sopa pelo caminho até à final, onde voltou a inaugurar o marcador, para a Matilde Azevedo (Gulpilhares) vai O VELHO desta semana, que pode partilhar com as suas colegas campeãs nacionais.

sábado, 6 de junho de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Birra dos Santos

(6/06/2026) Muitos dos meus textos que escrevi ao longo dos anos, procuraram, muitas vezes, sempre momentos de boa disposição, até porque tristezas não pagam dívidas.
Este foi escrito há uma dúzia de anos e o tempo estava ruim.

(NO MESMO DIA, 6/06/2014) Mas por onde é que anda o junho?
Então isto é tempo que se apresente?
Bem, chega de perguntas, porque quem tem que responder a isto é o São Pedro.
Cá para mim ele anda é com ciúmes do Santo António ser comemorado antes dele, pelo que o Sol só deve regressar lá para o fim do mês.
Parece que o São João também está a torcer pelo Santo António, pois também não quer chuva nos seus festejos.
Só me faltava uma birra entre Santos.

Com o junho a arrancar, apeteceu-me recordar esta brincadeira que teve como protagonistas três dos Santos mais Populares do nosso País, daí este ser o mês deles.
Deixemos as brincadeiras e vamos até à conversa com a minha juventude.
“Bom dia Avô”.
“Muito bom dia, está tudo em forma?”.
“Claro, até porque daqui a uma semana já estamos de férias”, confirmaram os quatro com uma enorme gargalhada.
“Pois é, temos que começar a pensar no nosso almoço em Oriola, quando puderem mandem-me o que gostavam de comer nesse fim de semana”.
“Combinado”, confirmaram eles.
“Bom, vamos lá à nossa agenda, começando por espreitar as meias-finais da Primeirona”.  
“E já temos finalistas, o que nunca tinha acontecido ao terceiro jogo, desde que este formato está em vigor, o Sporting voltou a vencer no Dragão, frente ao, ainda, campeão, já o Benfica bateu o OC Barcelos na Luz, sendo que vamos ter uma final entre vizinhos de Lisboa, o que já não acontecia desde de 2022/23 quando os encarnados foram campeões”, concluiu a LARANJINHA.
“A temporada está a aproximar-se do fim, os jogos vão escasseando, pelo que vou fechar a Liga do Avô, ficando apenas por perceber quando se joga o Candelária x Juventude Viana, aposta pendente da última jornada”.
“Quer dizer que já ganhei esta temporada?”, perguntou o PIPOCA.
“Exatamente, o jogo em causa é um palpite do AMAGADINHO, que, no máximo pode obter 5 pontos, ele que está a um ponto da LARANJINHA, ou seja, temos uma luta pela lanterna vermelha”.
“Queres ver que ainda me vou ver livre dela!?”, exclamou a miúda.
“Vamos ver, resumindo o PIPOCA fez 114 pontos, eu fiquei no 2º lugar (101) e o PANCHITO no último lugar do pódio (100)”.
“Mas consegui um número redondinho”, riu-se ele.
“Calma, os picoenses vão-me tirar do último lugar”, riu-se o AMAGADINHO.
“Vamos esperar para ver quando se realiza o jogo, para já vamos encerrar esta reunião ao sábado, passando a conversar, neste último mês, só à terça-feira”.
“Só falta saber o que é o almoço hoje”, pediu a LARANJINHA com a sua habitual gargalhada”.
“Hoje vamos ter o carvão a funcionar, sardinhas para mim e uma dourada para a Princesa, além, claro...”.
“... de uma boa salada de pimentos”, interromperam-me eles.
“Certo, elas até se zangavam comigo se não tivessem essa companhia”, ri-me eu.
“Até terça-feira Avô”.
“Adeus juventude”.
Mais uma época que se vai aproximando do fim.  

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Rádio Em Força
 
(2/06/2026) Quase todos sabem da minha paixão pela rádio, desde os relatos que eu fazia com os bonecos que vinham nos gelados, que sabia que um dia eu queria fazer aquilo a sério.
A vida não me permitiu ser jornalista, como eu gostava, mas tenho tantos momentos bonitos que vou levar para sempre comigo no coração.
Há 130 anos Guglielmo Marconi recebe a patente da sua invenção, o rádio, ele que nasceu em Bolonha no dia 25 de abril, precisamente 100 anos antes do nosso.
Marconi foi o inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), realizou a primeira transmissão sem fio através do Canal da Mancha, utilizando a teoria de que as ondas eletromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888.
Houve uma altura, com o aparecimento em força da internet, que surgiu a ideia de que o fim da rádio estaria próximo, mas se dúvidas houvessem, o apagão de 2025 na Península Ibérica veio reforçar a importância deste meio de comunicação.
A rádio, onde conheci a minha Princesa, vai estar sempre comigo, mas agora é altura de irmos ao nosso trabalho.
“Boa noite juventude”.
“Boa noite Avô”.
“Vamos ao trabalho?”.
“Sim!”, confirmaram os quatro.  
“Então vamos começar pela Quarteirona, onde já temos um finalista”.
“Precisamente, o Grândola repetiu a vitória do jogo 1, desta vez na Mealhada, já na outra meia-final a rapaziada de Ponte de Lima venceu em Paredes, empatou a eliminatória, e adiou a decisão para a sua casa na sexta-feira”, fechou o AMAGADINHO.
“Tempo para irmos ver o que se passa na Segundona”.
“Começo pela liguilha de subida de divisão, o Oeiras confirmou a vitória conseguida em casa, desta vez batendo o Marinhense em Valado de Frades, casa emprestada dos vidreiros, já o apuramento do campeão não está fácil, antes da 1ª mão o Candelária teve vários dias à espera de chegar a Viana do Castelo, deste vez a Juventude não conseguiu aterrar no Pico, pelo que o jogo está à espera de uma data”, concluiu o PANCHITO.   
“O São Pedro não está a facilitar”, ri-me eu. “E como estão a correr as meias-finais da Feminona?”.
“Arrancaram no fim de semana, a Sanjoanense marcou cedo na Luz, mas o Benfica conseguiu dar a volta e levantar vantagem para São João da Madeira, já em Oliveira de Azeméis a miúdas de Gulpilhares estiveram sempre na frente, ficando mais perto da final”, rematou o PIPOCA.
“Agora está na hora da Primeirona, quando já temos os jogos 2 arrumados”.
“E que jogos, no João Rocha a eficácia dos leões deu-lhes a segunda vitória, já em Barcelos tivemos um jogo louco, mas o Benfica conseguiu resgatar a vitória no prolongamento, ficando as duas equipas da Segunda Circular a uma vitória da final”, fechou a LARANJINHA.
“Está na hora da minha Terceirona, tivemos a última jornada da competição, na série A as contas já estavam fechadas, na B tivemos uma final na Mealhada, os da casa venceram o Vila Boa do Bispo, fizeram a festa da subida e o seu adversário vai à liguilha, na série C faltava apurar o 2º classificado, com o Santa Cita a mantê-lo com a vitória em Ourém, por último na D tivemos festa no Alentejo, o Grândola regressa à Segundona, enquanto que a Salesiana vai discutir a promoção no minicampeonato a quatro, com duas vagas disponíveis”.
“E como está a tua Liga?”, questionou o AMAGADINHO.
“Esta semana tivemos o jogo no Pico adiado, que era uma das minhas apostas, pelo que vou esperar que ele se realize para depois divulgar a classificação, mas posso adiantar que ninguém acertou em cheio”.
“Ficamos à espera, até sábado”, despediram-se eles.
“Beijos e abraços”, devolvi eu.  

Hoje no FORA DO BANCO temos um homem do Marco, que está a fazer um ano sabático.

Nome Completo: Pedro Manuel Monteiro Nazário da Costa
Clube atual: Sem clube na presente época
Idade: 42 anos
Local de Nascimento: Marco de Canaveses

Prato preferido: Picanha
Melhor local para viver: Marco de Canaveses
Livro que está na mesa de cabeceira: Pensar, Depressa e Devagar, de Daniel Kahneman
O filme que já viu mais do que uma vez: Um Domingo Qualquer
Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Vila Boa do Bispo, HC Marco, FC Porto, Infante Sagres e Juventude Pacense
Como/quando chegou a opção de ser treinador: Com o aproximar do final da carreira como jogador de hóquei em patins e devido à necessidade de treinadores para a formação no clube
Clubes/seleções que já treinou: HC Marco, desde os escalões de formação até aos seniores
Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Equipas de formação, uma vez que existe menor pressão competitiva.
Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Ao nível sénior, e considerando aspetos como observação e planeamento, diria que cerca de 8 horas
Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Atualmente, voltaria a implementar o fim da penalização de uma equipa em inferioridade numérica após sofrer um golo
Maior tristeza como treinador: A falha no acesso à 2ª divisão, na liguilha de promoção, ao serviço do HC Marco
E, claro, a maior alegria: O acesso ao Campeonato Nacional e à Final-Four distrital, em sub-20, pelo HC Marco
Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: O descontrolo emocional por parte dos meus jogadores.

Foi no Casablanca que tivemos A SACADA desta semana, vinte golos no Nacional de sub-17, com destaque para Francisco Parreira (9) e Simão Martins (7), guarda-redes dos alentejanos do Vasco de Gama.  

Continuamos no Nacional de sub-17, onde temos o cenário perfeito para a NÉPIA, um belo empate sem golos, foi no Minho que a bola não entrou nenhuma vez na baliza, enorme mérito para Simão Araújo (OC Barcelos),  Duarte Pinho Duta e João Soares (Oliveirense), os três guarda-redes de serviço.  

No Pavilhão Dr. José Vigário, jogava-se a subida à Segundona, o empate era suficiente à rapaziada de Vila Boa do Bispo, a seis minutos do fim a malta da Mealhada vencia pela diferença mínima, os nervos estavam à flor da pele, quando já perto do fim, Bruno Caniceiro transformou um livre direto para os locais, ele que já tinha marcado o primeiro golo do dia, merece ficar com O VELHO desta semana.

sábado, 30 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Avós Com Tempo

(30/05/2026) Nesta minha busca por textos que publiquei há uns tempos, hoje descobri este que publiquei há 19 anos.

(NO MESMO DIA, 30/05/2007) Enviaram-me este texto como sendo escrito por uma menina de oito anos e publicado num jornal regional.
Não sei se é verdade, mas que está engraçado, disso não tenho dúvidas.
Uma delícia.

Uma Avó é uma mulher que não tem filhos, por isso gosta dos filhos dos outros. 
As Avós não têm nada para fazer, é só estarem ali.
Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas, nem as lagartas.
Nunca dizem: "Despacha-te!".
Normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos.
Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior.
As Avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes. 
Quando nos contam histórias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes.
As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo.
Não são tão fracas como dizem, apesar de morrerem mais vezes do que nós.
Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, principalmente se não
tiver televisão.

Confesso que não fui daqueles netos felizardos, que tiveram Avós que os mimaram muito, a materna faleceu muito cedo, tinha eu um ano e pouco, segundo consta a história, gostava muito de mim, a paterna foi precisamente o contrário, morreu tarde e não me ligava grande coisa.
A Família é mesmo isto, temos que viver com aquela que nos calhou, independentemente de gostarmos muito ou pouco.
De quem eu gosto muito é da minha juventude, que, pontualmente, já está por aqui.
“Bom dia Avô”.
“Bom dia, está tudo bem convosco?”.
“Estamos em grande forma, as aulas estão perto do fim, mas este calor está a ser demasiado”, afirmou o AMAGADINHO com uma gargalhada.
“Verdade, essa rapaziada que acha que as alterações climáticas são uma treta, deviam abrir os olhos”, referiu a LARANJINHA.
“E deixarem de fazer de conta que isto é uma teimosia dos ecologistas”, afirmou o PIPOCA.
“Eu roubava-lhes o protetor solar”, brincou o PANCHITO.
“Olha, boa ideia”, ri-me. “Vamos ao trabalho, começando por falarmos nos primeiros jogos das meias-finais da Primeirona”.
“Para já tenho uma certeza, vão ter emoção que nunca mais acaba, neste jogo os vizinhos da Segunda Circular ganharam vantagem, os leões aproveitando uma vantagem numérica em campo para vencer no Dragão, já as águias chegaram a ter golos de vantagem sobre os minhotos, permitiram o empate, mas acabaram por vencer pela diferença mínima”, resumiu a LARANJINHA.
“Hoje e amanhã temos os segundos jogos, mas agora vamos aos nossos palpites, começando com a nossa lanterna vermelha”.
“Não está fácil oferecer este objeto a alguém”, riu-se a LARANJINHA. “As bolinhas deram-me dois jogos da Terceirona, o Turquel B x Tomar B (7-3) e Os Limianos x Fão (6-3)”, revelou ela.
“Agora é a minha vez, tenho o Candelária x Juventude Viana (2-1) da Segundona, ou seja, acho que vamos ter grandes penalidades a definir o campeão, e também no Escola Livre x Gulpilhares (3-3) da Feminona”, rematou o AMAGADINHO.
“Isso é que é, tudo para decidir nos penáltis, a mim calhou-me o Sporting x FC Porto (5-3) da Primeirona, e o dérbi madeirense da Terceirona, o Estreito x HC Madeira (5-3)”, finalizou o PANCHITO com um sorriso.
“O sorteio não foi meu amigo esta semana, tenho o Marinhense x Oeiras (6-4) da Segundona, mais o Mealhada x Vila Boa do Bispo (5-2), uma verdadeira final na Terceirona”, afirmei eu.
“Para terminar tenho, da Feminona, o Benfica x Sanjoanense (5-3), além do Sesimbra x Grândola (2-3) da Terceirona”, concluiu o PIPOCA.
“Só falta mesmo sabermos a ementa para hoje em Oriola”, brincou a LARANJINHA.
“Durante a semana a Princesa fez um coelho no tacho, já comi a cabeça nessa altura, mas hoje o resto do bicho vai fazer companhia a um belo arroz malandrinho”.
“Uma maravilha”, sublinharam os quatro.
“Sem dúvida, beijos e abraços e até 3ª feira”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles.

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Bela Torre
 
(26/05/2026) Num País onde temos tantos monumentos imponentes, sem dúvida que a conhecida mundialmente como Torre de Belém, oficialmente Torre de São Vicente, está no lote das mais espetaculares.
Edificada entre 1514 e 1519, sobre um afloramento basáltico, a alguma distância da margem norte do rio Tejo, conjuga dois modelos arquitetónicos distintos: a torre alta, ao modo de torre de menagem, de feição medieval, e o baluarte, um dispositivo militar moderno.
Classificada como Património Mundial da UNESCO, a Torre de Belém representa um dos mais reconhecidos ícones do património cultural português, atraindo anualmente centenas de milhares de visitantes.
Ela que tem estado fechada, depois de uma intervenção que durou um ano, agora concluída, que correspondendo à primeira obra de fundo realizada no monumento desde 1998, permitindo reforçar as condições de conservação, segurança e resiliência de um edifício particularmente exposto à ação do tempo e às condições atmosféricas.
A cerimónia oficial de inauguração acontece hoje, a partir das 15:00, e a partir de 27 de maio a Torre de Belém voltará a receber visitantes de todo o mundo, sendo que vai ter um novo modelo de visitas, um sistema de acesso por horários definidos que permitirá melhorar a gestão dos fluxos de visitantes e contribuir para a proteção do monumento, conciliando acessibilidade pública com preservação patrimonial.
Se ainda não a visitou, pense nisso, enquanto eu vou receber a minha miudagem.
“Boa noite juventude”.
“Boa noite Avô”.
“Quem é que de vocês ainda não visitou a Torre de Belém?”.
Silêncio profundo.
“Não me digam que foram todos juntos”, questionei eu com uma gargalhada.
“Não, mas acho que fomos todos no mesmo ano”, referiu a LARANJINHA.
“Fazia parte das visitas de estudo da escola”, afirmou o PANCHITO.
“Sim, na minha também”, confirmou o AMAGADINHO.
“Verdade, mas já lá tinha ido antes com os meus Pais”, explicou o PIPOCA.
“Sem dúvida um belo monumento, aliás naquela zona também temos o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos”.
“Já visitámos todos!”, exclamaram os quatro com uma enorme gargalhada.
“Muito bem, um espetáculo, mas agora vamos lá pegar no aléu, sendo que hoje começamos pela Primeirona, só para recordarmos os jogos das meias-finais”.
“Eu a pensar que hoje estava de folga”, riu-se a LARANJINHA. “Amanhã temos o FC Porto x Sporting, enquanto que na quinta-feira temos o Benfica x OC Barcelos, sendo que caso seja necessário um quinto jogo, ele realiza-se no Dragão e na Luz”, recordou ela.
“Muito bem, agora vamos às contas na Segundona”.
“Começo por referir que o Candelária teve dificuldade para chegar até Viana do Castelo, o mau tempo nos Açores adiou o jogo duas vezes, o Juventude venceu pela diferença mínima, deixando tudo em aberto para a Madalena, onde vamos conhecer o campeão, já na liguilha de subida de divisão o Oeiras ganhou um avanço confortável sobre o Marinhense, mas ainda temos cinquenta minutos, pelo menos, em Valado de Frades, atual casa dos vidreiros para fechar este assunto”, rematou o PANCHITO.
“Por falar na Segundona, cometi um erro quando enviei os jogos da Liga do Avô para o PIPOCA, coloquei a malta da Linha a jogar fora, mas era ao contrário, pelo que enviei-lhe outro jogo, neste caso da Terceirona, que foi o Vilafranquense x Tojal, e já que falo nela vou já despachar a minha parte, na série A já está tudo arrumado, na B o Vila Boa do Bispo empatou em casa, tem um ponto de vantagem sobre o Mealhada, com uma final marcada entre os dois, na última jornada, na terra do leitão, na C a luta é só pela liguilha, o Santa Cita tem um ponto de avanço para o Sporting Torres, equipa que joga no Tojal, o 1º classificado que já subiu, enquanto que a malta dos arredores de Tomar joga em Ourém, por último na série D a situação é idêntica, aqui é o Grândola que tem mais um ponto que a Salesiana, na última jornada os alentejanos jogam em Sesimbra, já os estorilistas jogam na casa dos vizinhos do Paço Arcos B, ou seja, a coisa promete para o fecho da Terceirona. Uma boa altura para rumarmos à Quarteirona”.
“Por lá tivemos os primeiros jogos das meias-finais, o Paredes ganhou em Ponte de Lima, e o Grândola goleou na Vila Morena o Mealhada, já na sexta-feira temos o jogo 2”, concluiu o AMAGADINHO.
“Para fechar temos a Feminona, cuja 2ª fase terminou esta semana”.
“Só havia uma vaga para as meias-finais, a Sanjoanense ganhou ao sprint ao Stuart Massamá, as miúdas de São João da Madeira vão encontrar o Benfica, enquanto que na outra meia temos o Escola Livre x Gulpilhares”, finalizou o PIPOCA.
“Só falta a minha Liga, não tivemos acertos em cheio, pelo que a classificação está igual, tu na frente com 110 pontos, eu no 2º lugar (98), seguidos do PANCHITO (95), AMAGADINHO (89) e a LARANJINHA (87)”.
“Não está fácil oferecer a lanterna vermelha”, riu-se ela.
“Temos aproximadamente um mês para terminar a competição, ficando já a novidade de que na próxima temporada temos o PRETINHO, o meu filho, a jogar connosco”.
“Olha que boa ideia”, afirmou o PIPOCA.
“Hora de irmos descansar...”, interrompeu-me o AMAGADINHO.
“... espera, como correu a visita a Vila Praia de Âncora?”.
“Espetacular, sabem o que é sentirmos que fazemos parte da família ancorense?”.
“Uma maravilha!”, sublinharam os quatro.
“Beijos e abraços e até 3ª feira”.
“Adeus Avó”.

Festejou a subida no último domingo com a bracadeira de capitão no braço, com bom minhoto ataca uma boa cabidela, gosta de pedalar e está no FORA DO RINQUE desta semana.

Nome Completo: Gustavo Alexandre Gomes Lima
Clube atual: ADJ Vila Praia
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 32 anos
Local de Nascimento: Viana do Castelo

Clube estrangeiro futebol: Barcelona
Jogador português futebol: Nuno Mendes
Jogador estrangeiro futebol: Kvaratschelia
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Tadej Pogacar
Prato: Cabidela
Sobremesa: Mousse de Oreo
Bebida: Coca-Cola Zero
Filme: A Ressaca
Ator: Zach Galifianakis
Atriz: Angelina Jolie
Série televisiva: Hijack
Livro: Não leio muito, mas Hábitos Atómicos - James Clear
Cidade portuguesa: Viana do Castelo
Cidade estrangeira: Barcelona
Animais de estimação (quais e nomes): Cães - Luna, Mel, Oliver e Lost
Jogo de computador/consola: FIFA
Hobbies: Passar tempo e fazer atividades com os meus filhos
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ciclismo
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Taça Latina de sub-23 em Viana do Castelo.

Esta juventude do Anadia não quer largar A SACADA, esta semana tivemos vinte e um golos em Oliveira de Azeméis, com destaque para o Joel Pereira (7) e o Martim Martins (11), guarda-redes dos anadienses.

Esta NÉPIA tem os dias contados, mas enquanto não termina a época, esta semana temos quatro guarda-redes que não sofreram nenhum golo, em jogos que só tiveram um.
Começo pelo Nacional de sub-13, Gustavo Oliveira (Sanjoanense) e Nicolau Pina (Turquel), em França temos o argentino Bautista Acevedo (Dinan Quévert), por último, na Feminona Espanholona, a Anna Ferrer (Fraga).

A malta de Vila Boa do Bispo ainda não sabe se vai subir ou cai para a liguilha da Terceirona, mas os dois golos de Bruno Leal deixam a sua equipa a sonhar com a promoção, pelo que o número onze da Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo fica O VELHO desta semana. 

sábado, 23 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Alto Minho

(23/05/2026) Por vezes há brincadeiras que saem no meio de uma conversa, que depois nos obrigam a fazer muitos quilómetros para não falhar um compromisso.
O ano passado o Inter-Regiões masculino realizou-se em Vila Praia de Âncora, por essa altura a equipa sénior estava praticamente fora da possibilidade de subir de divisão, pelo que eu achei uma boa ideia motivá-los, referindo que para o ano é que era, sendo que eu e o Ricardo voltaríamos ao Alto Minho para nos juntarmos à festa.
Claro que não foi porque causa da nossa promessa que eles chegaram à Segundona, mas desde cedo se percebeu que os ancorenses queriam que lá fossemos no fecho desta temporada.
No domingo lá estaremos para assistir ao jogo e nos juntarmos às comemorações.
Deixemos a festa para depois, pois agora está na hora de recebermos a minha juventude.
“Bom dia Avô”.
“Muito bom dia, tudo bem?”.
“Tudo ótimo e com calor”, afirmou a LARANJINHA.
“Pois é, o termómetro, upa, upa, com quase toda a gente a zarpar para a praia”, brincou o PANCHITO.
“Eu gosto, pois o que não é zona balnear fica às moscas”, riu-se o AMAGADINHO.
“Uma maravilha, tempo para estarmos bem tranquilos longe da areia”, referiu o PIPOCA.
“Cem por cento de acordo com vocês, por aqui a nossa praia fluvial fica a abarrotar, uma boa altura para estar por casa. Antes das nossas apostas, temos uma passagem pela Primeirona, pois já se jogaram os jogos 2 dos quartos de final”.
“Não houve surpresas, os quatro primeiros da fase regular venceram o segundo jogo fora de portas, pelo que nas meias-finais, agora à melhor de cinco jogos, vamos ter Benfica x OC Barcelos e FC Porto x Sporting”, finalizou a LARANJINHA.  
“Primeiros jogos a 27 de maio, mas agora chegou a hora das apostas, começando com a nossa lanterna vermelha”.
“Acredito que por pouco tempo, nesta ronda calhou-me o Paredes x Lavra (4-4) da Terceirona, e o Benfica x Académica (9-1) da Feminona”, fechou a miúda.
“Esta semana tenho dois jogos da Terceirona, Vila Boa do Bispo x Gulpilhares (6-4) e o Santa Cita x Os Corujas (10-2)”, arriscou o AMAGADINHO.
“Estou a meio da classificação, por isso agora sou eu, Juventude Viana x Candelária (4-2), 1ª mão do apuramento de campeão da Segundona, além do Maia x Valença (8-3) da Terceirona”, concluiu o PANCHITO.
“Tudo bons palpites, vamos lá aos do Avó, também tenho dois da Terceirona, Salesiana x Azeitonense (6-2) e Beja x Paços Arcos B (3-7)”.
“Espero ser sempre o último a divulgar as minhas apostas até ao fim, é bom sinal, na luta pela subida à Primeirona, na 1ª mão, calhou-me o Marinhense x Oeiras (3-1), mais o Gulpilhares x Sanjoanense (1-2) da Feminona”, terminou o PIPOCA.
“Agora queremos saber o que é o almoço hoje”, riu-se a LARANJINHA.
“Hoje vão vocês adivinhar, aquele prato que eu e a Princesa fazemos a meias”.
“Empadão de carne!”, gritaram os quatro.
“Resposta correta, beijos e abraços e até terça-feira”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles.
Ainda ouvi alguém perguntar, quem faz o quê nesta refeição.

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Canecas e Leite
 
(19/05/2026) Trata-se de uma lembrança bem simpática e acessível, só superada pelos ímanes para o frigorífico.
Uma caneca!
Há dezasseis anos enumerava algumas das que tinha.

(NO MESMO DIA, 19/05/2010) Como não sou rapaz para comer de manhã, uma caneca de leite, bem frio, é suficiente para chegar ao almoço.
Tenho várias!
A última ofereceu-me o Ricardo, com a inscrição Best Dad.
Algumas são anónimas, uma tem o Bugs Bunny e outras apenas cor.
Há aquelas que representam locais de passagem, desde de Praga ao Algarve, passando pela de Antalya, na Turquia, comprada após largos minutos a discutir o preço, que começou em 20 euros e acabou em 6.
Hoje bebi numa com o emblema do Glorioso.
Muito linda!

Ainda hoje me lembro do negócio da caneca turca no porto de Antalya, eu só arranho, muito ao de leve o inglês, mas com muitos gestos à mistura e com a ajuda dos dedos, lá tive que discutir o preço, até porque aquela rapaziada não gosta que a gente compre algo sem fazer um leilão antes de pagar.
Já sobre o leite, que atualmente já não bebo, ando cada vez mais curioso com a forma que como se produzem alguns dos tipos existentes.
Todos sabemos que o leite de vaca é mugido das tetinhas do animal, mas como é que mugem a soja, o arroz ou a amêndoa?
Depois desta pergunta extremamente inteligente, mas sem resposta, vamos pegar no aléu e abrir as hostilidades.
“Bom dia Avô”.
“Bom dia juventude, tudo em forma?”.
“Simmmmmm”, gritaram os quatro.
“Uma pergunta, vocês bebem leite?”.
“Claro que sim”, confirmaram eles em simultâneo.
“De vaca, certo?”.
“Porque estás a perguntar isso”, questionou o AMAGADINHO.
“Por nada, deixem, é uma coisa minha”, ri-me eu. “Bem, está na hora de irmos ao trabalho, começando pela Primeirona que já entrou na fase a eliminar”.
“Nos primeiros jogos dos quartos de final, à melhor de três jogos, os quatro primeiros da fase regular jogaram em casa e confirmaram o seu favoritismo, sendo que quarta e quinta-feira temos os segundos jogos, agora na casa dos derrotados da ronda inaugural”, fechou a LARANJINHA.
“Seguimos em frente para a Segundona, onde terminou a fase regular”.
“Se na zona norte tudo estava resolvido, já a sul a calculadora estava ativa, começando pelo de baixo, o Murches aproveitou a derrota da malta de Almeirim, com Os Tigres a caírem de divisão, lá por cima o Candelária venceu e regressa à Primeirona, já na luta pelo lugar de liguilha, o Oeiras ultrapassou na reta da meta o Paço de Arcos, que andou quase toda a temporada perto da subida”, concluiu o PANCHITO
“Que desilusão para os lados do Casablanca, agora é altura de irmos até à Quarteirona onde já temos todos os semifinalistas”.
“Precisamente, o mesmo resultado favorável aos da casa no jogo três, faz com que na próxima sexta-feira tenhamos Os Limianos x Paredes e Mealhada x Grândola”, explicou o AMAGADINHO.
“A coisa promete, e na Feminona como estamos?”.
“Tivemos uma jornada dupla este fim de semana, falta uma ronda para o fim da 2ª etapa da fase regular, faltando apenas apurar uma equipa para as meias-finais, uma luta entre Sanjoanense e Stuart Massamá, as miúdas de São João da Madeira têm um ponto de avanço e jogam em Gulpilhares, que já está qualificado, enquanto que a sua rival recebe o Parede que ainda não venceu nenhum jogo”, finalizou o PIPOCA.
“Uma verdadeira final para as sanjoanenses, por último vamos à minha Terceirona, espreitando só as alterações posicionais, a duas jornadas do fim, o Lavra garantiu a liguilha de promoção, isto na série A, na B o Mealhada escorregou em Gulpilhares, estando agora a dois pontos do Vila Boa do Bispo e sem a liguilha confirmada, na série C a luta pelo 2º lugar é entre o Santa Cita e Sporting Torres, com a malta do concelho de Tomar com mais um ponto, por último na D o Grândola está na frente com mais um pontinho que a Salesiana”.
“Só falta a Liga do Avó”, recordou a LARANJINHA.
“Exatamente, esta semana tivemos dois tiros certeiros na vitória, curiosamente dos cinco a três, acertei eu e o PIPOCA, ele que continua no 1º lugar com 106 pontos, o Avô subiu à 2ª posição (92), seguidos do PANCHITO (91), AMAGADINHO (87) e LARANJINHA (85)”.
“Parece-me que a vitória já não me foge”, riu-se o líder.
“Calma, calma”, aperam os outros três.
“Ainda muito caminho para percorrer, beijos e abraços e até sábado”.
“Adeus Avó”, gritaram eles, enquanto ia discutindo sobre a classificação da minha Liga.

Alinha numa boa mariscada, de preferência com água no horizonte e está no FORA DO BANCO desta semana.

Nome Completo: Pedro Miguel da Silva Sereno 
Clube atual: CA Feira
Idade: 42 anos
Local de Nascimento: Cucujães 

Prato preferido: Marisco
Melhor local para viver: À beira-mar
Livro que está na mesa de cabeceira: Nenhum
O filme que já viu mais do que uma vez: The Conjuring (todos)
Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, CD Cucujães
Como/quando chegou a opção de ser treinador: Colmatar falta de treinadores no clube enquanto ainda era jogador
Clubes/seleções que já treinou: CD Cucujães, HA Cambra e CA Feira
Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Seniores.
Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: De semana a semana
Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: A acumulação de minutos após cartões
Maior tristeza como treinador: Não alcançar objetivos
E, claro, a maior alegria: Atingir os objetivos 
Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Os jogadores não entenderem a mensagem do jogo.

Já se percebeu que eles gostam de passar pel’A SACADA muitas vezes, esta semana o jogo foi no San Siro de Valongo, tivemos vinte golos no Nacional de sub-15, com destaque para os guarda-redes do Anadia, Joel Pereira (6) e Martim Martins (13).

Já a NÉPIA vai saltitando de rinque em rinque, desta vez caiu no Pavelló Poliesportiu Les Comes, em Igualada, no jogo 1 dos quartos de final da Espanholona tivemos um belo zero a zero, dois guarda-redes em grande plano, Arnau Martínez (Igualada) e Miquel Estrada (Voltregá), de castigo o jogo foi decidido nas grandes penalidades onde o portero da casa manteve a baliza inviolada.

Era uma final para o Oeiras onde só a vitória servia às suas contas, além que ainda precisavam da ajuda dos vizinhos de Paço de Arcos, no último minuto do jogo perdiam por um golo em Murches, casa dos bês do Benfica, mas nos últimos sessenta segundos da partida Matéo Avondo bisou, a festa foi dos visitantes e o francês fica com O VELHO desta semana. 

sábado, 16 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Novelas

(16/05/2026) Obviamente por ter sido escrito há 19 anos, os mais novos, como a minha juventude, não sabe do que falo, nem do impacto que isso teve por cá.
Há quarenta nove anos, depois do Telejornal, o País parava em frente ao pequeno ecrã para seguir os desenvolvimentos diários da primeira novela transmitida quadrado mágico.

(NO MESMO DIA, 16/05/2007) Há precisamente 30 anos estreava na RTP a primeira novela brasileira a ser transmitida em Portugal, Gabriela, uma adaptação do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela escrito em 1958.
A história desenrola-se na década de vinte do século passado, na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida nocturna, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se numa explosão de luz, cor, som, folia, sexo e riso.
Gabriela foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo escrita por Walter George Durst e dirigida por Walter Avancini, com 132 capítulos.
Quem não se recorda das interpretações de Sónia Braga (Gabriela), Armando Bogus (Nacib), Paulo Gracindo (Coronel Ramiro Bastos) e José Wilker (Mundinho Falcão), no elenco sensacional que fez as delícias dos portugueses durante vários meses.
Foi início da transmissão de um produto televisivo que se desenvolveu a partir dos anos cinquenta, tornando-se no conteúdo para a caixa que mudou o mundo mais popular do Brasil.

A seguir à Gabriela, elas, as novelas, nunca mais pararam de chegar, tivemos também a primeira portuguesa, Vila Faia, que começou a 10 de maio de 1982, ou seja, fez há dias 44 anos que estreou, sendo estas as únicas duas que vi de princípio a fim.
Arrumemos as novelas num cantinho da nossa memória, para irmos até à conversa com os meus assistentes do aléu.
“Bom dia juventude”.
“Bom dia Avô”.
“Antes de irmos às nossas apostas, vocês têm visto a Volta a Itália?”.
“Eu não gosto muito de ciclismo”, lamentou o PANCHITO.
“Claro que sim, o nosso Afonso Eulálio está de rosa”, exclamou a LARANJINHA.
“Bolas, no dia em que ele chegou ao primeiro lugar, parecia um dilúvio, choveu tanto”, constatou o PIPOCA.
“Ele só tem 24 anos, além da camisola rosa, também é o líder da Juventude”, explicou o AMAGADINHO.
“Foi o terceiro português a estar na frente da prova italiana, depois de Acácio da Silva e João Almeida, agora está na hora de arrumarmos a bicicleta e pegar no aléu, sendo que hoje começa a nossa lanterna vermelha”.
“Estou muito confiante esta semana, tenho o Parede x Entroncamento (8-1) da Segundona, juntamente com o Marco x Taipense (7-3) da Terceirona”, informou a LARANJINHA.
“O meu quarto lugar diz-me que agora sou eu, as bolinhas atribuíram-me o OC Barcelos x HC Braga (6-2) dos quartos de final da Primeirona, mais o Gulpilhares x Parede (6-1) da Feminona”, conclui o AMAGADINHO.
“Chegou a minha vez, palpites extraordinários, tenho, da Segundona, o Valongo B x Académica (4-2) e o Torres x Vilafranquense (5-3) da Terceirona”, divulguei eu.
“Estou cá com uma fezada que posso chegar ao 1º lugar esta semana, calhou-me o Stuart Massamá x Escola Livre (2-2) da Feminona, além do Fânzeres x Fão (4-1) da Terceirona”, fechou o PANCHITO.
“Deves pensar que os empates são sempre teus amigos, eu tenho o Sporting x Valongo (6-2) da Primeirona, em conjunto com o Lavra x Maia (5-3) da Terceirona”, concluiu com uma gargalhada o PIPOCA”.
“Só falta sabermos o que é o almoço hoje em Oriola”, riu-se a LARANJINHA.
“Hoje temos uma coisa simples, vamos grelhar umas costeletas do cachaço no carvão”.
“Simples, mais boa”, exclamaram os quatro.
“Beijos e abraços e até terça-feira”.
“Xau Avô”, saíram eles rapidamente da minha vista.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Crónicas do Bom Malandro


Picas e Pensos 

(12/05/2026) Não há nenhuma profissão que não seja digna, mas existem algumas que nos vão fazer mais falta ao longo da vida do que outras, como é o caso dos Enfermeiros ou Enfermeiras.
Provavelmente todos nós já precisámos da sua enorme competência, aliada a uma simpatia que nos ajuda a ultrapassar situações mais complicadas da nossa vida, como as vacinas quando somos miúdos, juntamente com outras situações de que não gostamos, mas das quais não conseguimos fugir.
Começo hoje com esta conversa, pois celebra-se o Dia Internacional da Enfermagem, o que acontece desde 1974, data escolhida por ser o aniversário do nascimento (1820) de Florence Nightingale, reconhecida como a fundadora da enfermagem moderna. 
Estojo de enfermagem arrumado, chega a hora de receber a minha malta, que está em excelente forma.
“Boa noite juventude”.
“Boa noite Avô”.
“Esta noite tínhamos a LARANJINHA de folga, pois não houve Primeirona, dado ter sido semana de Campeona nos dois sexos, pelo que ela foi espreitar a Quarteirona e a Feminona para ajudar os que estavam com duas provas”.
“Foi um prazer”, riu-se ela. “Começo pelo lado masculino, já temos duas equipas apuradas para as meias-finais dos sub-23, Mealhada e os Os Limianos já estão à espera dos vencedores do terceiro jogo, no Alentejo vamos ter um Grândola x Cambra, e a Norte entre Paredes e Parede, uma questão de singular e plural de um muro”, referiu ela com uma enorme gargalhada.
“Verdade, uma coincidência engraçada”, ri-me eu.
“Já na prova feminina destaque para a vitória do Gulpilhares em Oliveira de Azeméis, deixando a equipa de Vila Nova de Gaia mais perto do apuramento”, concluiu ela.
“Agora vamos até à Campeona feminina”.
“Como tinha referido no sábado, Benfica e Fraga faziam parte do grupo B da fase regular da prova, tinham empatado (2-2) nos dois jogos, mas desta vez, infelizmente para a equipa portuguesa, as espanholas foram mais fortes em quase toda a final, vencendo meritoriamente e levando o caneco para casa, na província de Huesca, comunidade autónoma de Aragão” concluiu o PIPOCA.
“Foi uma pena, mas já no masculino a festa fez-se em português”.
“Precisamente, para ser perfeito só faltou ser uma final 100% lusa, mas nas meias-finais o Barça eliminou o Benfica, enquanto o FC Porto venceu o detentor do título, o OC Barcelos, já o jogo decisivo foi muito bom, os azuis e brancos ganharam cedo uma vantagem de dois golos, que havia de ser decisiva, apesar da excelente réplica dos catalães, sendo o quarto caneco conseguido pela formação portista”, referiu o AMAGADINHO.
“Grande festa em Coimbra, agora é a vez da Segundona”.
“A uma jornada do fim já estava tudo resolvido na zona norte, já a sul as contas estão mais complicadas, começo pelo fundo da tabela, falta definir a terceira equipa despromovida, Os Tigres têm dois pontos de vantagem para o Murches, que tem vantagem no confronto direto, a malta de Almeirim joga em Torres Vedras, enquanto a malta de Cascais joga em Valado de Frades, relativamente à subida temos três candidatos, o Candelária está na frente, com dois pontos de avanço para o Paço de Arcos, recebe o CRIAR-T e nesta altura tem um golo de vantagem sobre o PA, que vai jogar em Alcobaça, o Oeiras está a três pontos do líder, mas só pode chegar à liguilha, pois perde no confronto direto com os picoenses, para isso precisa de vencer na casa do Benfica B e esperar que os vizinhos da Linha não vençam”, fechou o PANCHITO.
“Bolas, precisa-se de uma boa calculadora nessa série, só falta a minha Terceirona que está a três jornadas do fim, vou só referir alterações relativamente à situação da semana anterior, na série A o Lavra está uma vitória da liguilha, na B continua o mano a mano pelo 1º lugar, na série C já tivemos festa no Tojal, que já garantiu a promoção à Segundona, por último na D a Salesiana ascendeu à liderança, mas o Grândola está a dois pontos e recebe esta noite o Cascais”. 
“Avô, agora que vamos à tua Liga, já sei que acertei um empate em cheio”, riu-se o PANCHITO.
“Verdade, eu até te perguntei se achavas que o jogo ia para prolongamento, e tu disseste que sim, belo palpite, mas o PIPOCA continua na frente com 98 pontos, tu subiste ao 2º lugar (90), eu estou na 3ª posição (85), seguem-se o AMAGADINHO (83) e a LARANJINHA (81)”.
“Bolas, ainda não foi desta”, reclamou a miúda.
“Ainda tens tempo, bom descanso para todos e até sábado”.
“Adeus Avô, resto de boa semana, e ver se chove menos”, desejaram os quatro.

Joga na posição mais ingrata da modalidade, gosta de hóquei no gelo e futsal, motivos mais que suficientes para estar no FORA DO RINQUE desta semana.

Nome Completo: João Miguel Leitão Martins Alves Martinho
Clube atual: UDC Nafarros
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 21 anos
Local de Nascimento: Oeiras

Clube estrangeiro futebol: Liverpool
Jogador português futebol: Vitinha
Jogador estrangeiro futebol: Dominic Szoboszlai
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Mark Stone (Vegas Golden Knights - NHL)
Prato: Pizza
Sobremesa: Brownie
Bebida: Iced Tea
Filme: Fight Club
Ator: Ryan Gosling
Atriz: Emma Stone
Série televisiva: Breaking Bad
Livro: Nenhum
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Las Vegas
Animais de estimação (quais e nomes): Meg - Cadela
Jogo de computador/consola: CS2
Hobbies: Lego e gaming
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futsal
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Vitória pelo Nafarros (3ª divisão) contra o Sintra (2ª divisão), num jogo de apresentação dos sintrenses, estivemos a perder 4-1 ao intervalo, mas o jogo terminou 4-5 e ganhámos a única taça nos últimos anos.

No Pavilhão das Goladas aconteceu A SACADA desta semana, marcaram-se dezanove golos no Nacional de sub-15, com o regresso a este espaço dos guarda-redes do Anadia, Joel Pereira (5) e Martim Martins (8).

Confesso que fico entusiasmado, só neste espaço, entenda-se, quando me surge um zero a zero no quadro semanal.
A NÉPIA desta semana foi trabalhada no Lordelo do Ouro, no Nacional de sub-13 o Dinis Marinho (Infante Sagres) e a Gabriela Carvalho não deixaram que ninguém lhes marcasse um golo.
A minha juventude nunca me falha!

Faltavam cinco minutos para o final da Liga dos Campeões, o Barça estava a tentar chegar ao empate, quando surgiu Telmo Pinto, pegou na pretinha, fez magia à Harry Potter, marcou um golo fabuloso e fechou a final, para ele segue O VELHO desta semana.