quinta-feira, 25 de junho de 2026

As Gordas










Alvorada do Avô









STOP e Três Fechados 

“Caminhada até ao STOP é sempre um dia duro”, 🛑🚶🤣 o ESPERTINHO.
“Sem dúvida, mas a temperatura hoje baixou, o que diminui a dificuldade”.
“Amanhã há mais”.
“A última da semana”.

“No ESPERTINHO MUNDIAL começaram a encerrar-se os grupos de qualificação”.
“Exatamente, para já vamos conhecendo os dois primeiros de cada grupo, que seguem para os 16 avos de final”.
“Depois os oito melhores terceiros classificados também seguem em frente, mas precisamos que esta fase chegue ao fim”.
“Nem mais, começo pelo grupo A onde o México (1º) venceu (3-0) a Chéquia e a África do Sul (2º), surpreendentemente, derrotou (1-0) a Coreia do Sul (3º), no B, a Suíça (1º) bateu (2-1) o Canadá (2º) e a Bósnia (3º) ganhou (3-1) ao Catar, por último no grupo C o Brasil (1º) venceu (3-0) a Escócia (3º), enquanto que Marrocos (2º) levou de vencido (4-2) o Haiti”.

Até logo.

Desporto na Caixa Mágica


quarta-feira, 24 de junho de 2026

O Avô em Ceroulas




Única Vantagem e Um Regresso

“Um dos assuntos mais falados neste Mundial, é a questão das pausas para hidratação”, referiu o ESPERTINHO.
“Nada como uma boa polémica, mas acho que é um exagero dois pausas de três minutos em cada jogo, devia haver uma pausa, se a temperatura o justificasse, mas elas existem em todos os jogos, mesmo nos recintos fechados e climatizados”.
“Além de que muito gente refere que foi uma forma das televisões, nomeadamente as norte-americanas, aproveitaram para vender esse espaço publicitário a preços exorbitantes”.
“Eu cá só encontro uma vantagem”.
“Qual é?”.
“Os guarda-redes não precisaram de simular lesões para existir um ou dois descontos de tempo no jogo”, ri-me eu.

A LIGA EM NÚMEROS d‘A Bola
14 Pontos diretos que os golos de Pavlidis deram às águias, valendo 5 triunfos e 2 empates. 
Também Luis Suárez (Sporting) e Chucho Ramírez (Nacional) foram decisivos ao proporcionarem 12 pontos às respetivas equipas

“Vamos lá ao MERCADO A BOMBAR”.
“Começo pelo novo treinador do Vitória SC, Tiago Margarido, antigo técnico do Nacional da Madeira, vai ser o treinador dos vimaranenses na temporada 2026/27”.
“Ainda tens um técnico que regressa ao ativo”.
“Exatamente, Carlos Carvalhal, aos 60 anos, vai ser o novo treinador do Almería, clube espanhol que falhou a subida à LaLiga, depois de ter perdido com o Málaga na liguilha de promoção”.
“Carvalhal que regressa ao ativo, depois de ter deixado o comando técnico do SC Braga em 2024/2025”. 

Até amanhã.

O Casalinho do Henrique

Foi tão bom!


Henricartoon... da Bola

Cromos do Mundial – Nélson Semedo 



Economia de Luís Afonso

24/06/2026




O Digestivo do Avô








Peixes, Três Por Dia e Mais Um Recorde

“No dia três, há 9 anos, em São Miguel vocês regressaram às Furnas”, recordou o ESPERTINHO.
“Precisamente, no dia anterior não tivemos tempo para visitar o Parque Terra Nostra, um local espetacular”.
“Onde a Princesa voltou à água”.
“Ou não fosse ela do signo Peixes”, ri-me eu.
“Ainda te lembras onde foi almoço nesse dia?”.
“Sim senhor, foi à beira do mar em Lagoa, estava muito bem, sendo que à tarde fomos ver a Lagoa do Fogo, que nem sempre é fácil por causa do nevoeiro, mas nesse dia estava toda descoberta”.
“Uma imagem extraordinária”.  

“No ESPERTINHO MUNDIAL de hoje, temos o arranque da 3ª jornada da fase de grupos”.
“Por ser a última, os jogos de cada grupo são à mesma hora, sendo que vamos ter três grupos por dia, no A temos Chéquia x México e África do Sul x Coreia do Sul (2:00), já no grupo B jogam Suíça x Canadá e Bósnia x Catar (20:00), e no C encontram-se Escócia x Brasil e Marrocos x Haiti (23:00)”.
“Eu vou ver o jogo entre suíços e canadianos”.  
“Espera, ontem esqueci-me de referir mais um recorde de Cristiano Ronaldo”.
“Qual foi desta vez?”.
“Tornou-se no primeiro jogador de sempre a marcar em 6 Mundiais”.

Até logo.

Crónicas do Bom Malandro


Poder na Base
 
(23/06/2026) Nesta busca por coisas que escrevi em momentos bons e noutros assim-assim, fui desenterrar um texto que foi feito durante as obras que fizemos na nossa casa em Oriola, um processo que era para durar quatro meses, mas passou de ano e meio.

(NO MESMO DIA, 23/06/2019) Nesta fase da nossa aventura, chegou o tempo da obra.
Ao mesmo tempo lembrei-me de uma frase que ouvi algures, as nossas leis nem sempre são bem feitas.
E se eu juntar a estas duas ideias, uma banheira?
Nesta altura do texto, está malta a pensar.
O calor alentejano queimou um fusível ao Tio Jorge!
Por enquanto ainda não.
O problema é este.
Existe no nosso país uma lei que diz que uma casa de banho tem que ter um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira, em alternativa pode ser instalada uma base de duche, mas tem que ficar garantido um espaço para caber uma banheira.
Mas ainda há outra lei, mas que diz a mesma coisa, ou seja, as instalações sanitárias terão, no mínimo, um lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé.
Resumindo, independentemente do número de casas de banho, tenho que ter uma banheira.
Mas porque que raio é que tenho que ter uma banheira?
Acho um disparate, até por questões de segurança, pois é muito fácil entrar para um duche do que ter que levantar a perna para aceder à dita cuja.
Até porque já não vamos para novos.
Vou começar uma luta contra este acessório.
WC's sem banheira, já!
Base de duche ao poder!

Tudo isto tem em a ver com uma lei que foi criada, e bem, no tempo da outra senhora, uma forma de obrigar as pessoas a terem um objeto importante para a sua higiene, mas que tornou numa palermice nos dias que correm, sendo que há sete anos ainda era assim.
Deixemos a banheira tranquila no seu canto e vamos receber a minha juventude.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite pessoal”.
“No próximo fim de semana estamos aí...”, exclamou a LARANJINHA.
“... este ano com uma novidade...”, riu-se o PANCHITO.
“... vamos à mesma de comboio...”, relembrou o PIPOCA.
“... mas vamos ficar mais um dia, ou seja, só regressamos na 2ª feira à tarde”, rematou o AMAGADINHO.
“Isso estava bem trabalhado”, ri-me eu. “Como vocês se portaram muito bem, tanto na escola, como aqui, pedi aos vossos Pais para vos deixarem ficar mais um dia”.
“Muito obrigado Avô”.
“Não precisam de agradecer, a minha juventude merece, já temos a ementa alinhada, mas para já vamos ao nosso trabalho, começando pela Segundona, onde já temos campeão”.
“O caneco foi para Viana do Castelo, o Candelária conseguiu anular a desvantagem que tinha da 1ª mão, mas os minhotos chegaram ao empate e fizeram a festa na ilha do Pico”, explicou o PANCHITO.
“Já trabalhas mais daqui a pouco, para já vamos encerrar a temporada na Liga do Avô, só faltava este jogo na Madalena, o AMAGADINHO andou perto, mas só conseguiu um ponto, e igualou a LARANJINHA no último lugar”.
“Então quem fica com a lanterna vermelha?”, questionou ela.
“Tive que recorrer ao regulamento, como o AMAGADINHO conseguiu 4 palpites certeiros, contra dois teus, ficas tu com ela esta época”.
“Que injustiça!”, exclamou ela com uma gargalhada
“Recordando então a classificação, o PIPOCA foi o vencedor com 114 pontos, eu fiquei no 2º lugar (101), seguidos do PANCHITO (100), AMAGADINHO (91) e LARANJINHA (91)”.
“Grande vitória”, riu-se ele.
“Vamos continuar, agora com a Quarteirona”.
“Onde já temos campeão, o Grândola venceu em casa, depois da vitória no jogo 2 antecipado e jogado em Paredes, pelo que a festa fez-se na Vila Morena”, rematou o AMAGADINHO.
“Parece-me uma boa altura para irmos espreitar a Primeirona”.
“Também já por aqui temos campeão, o Benfica venceu o jogo 3, em casa, frente ao Sporting, festejando o título três anos depois, conseguido pela primeira vez sem derrotas, desde que a prova tem este figurino”, concluiu a LARANJINHA.
“Tempo de olharmos para o primeiro jogo da final da Feminona”.
“Não houve surpresa, vitória clara do Benfica em casa, com o jogo 2 a realizar-se no sábado em Gulpilhares, onde podemos ter campeão ou terceiro jogo”, finalizou o PIPOCA.
“Esta na hora da Terceirona, onde o PANCHITO está a ajudar-me na busca do campeão”.
“A duas jornadas do fim, só Tojal e Vila Praia podem campeões, as duas equipas estão empatadas no topo da classificação, tudo indicando que só vamos ter campeão, quando na última jornada elas se encontram a Sul”, fechou ele.
“Já na luta pela subida as contas são mais complicadas, a Salesiana está na frente, mas todas as equipas podem alcançar os dois lugares que dão passaporte para o escalão mais acima. Antes das despedidas, uma referência para os campeões masculinos de sub-15 e sub-19, tivemos duas finais entre Benfica e FC Porto, para ninguém se ficar a rir, nos mais velhos venceram as águias, enquanto que os dragões levaram o caneco dos mais novos, dois jogos resolvidos pela diferença mínima”.
“Um fim de semana alargado e cheio de hóquei, na Parede e em Torres Vedras, para a semana há mais, desta vez os sub-17 e sub-13, em Viana do Castelo e Valongo, respetivamente”, afirmou o AMAGADINHO.
“Obrigado pelo complemento informativo, vão arrumando as malas pois no sábado, antes de almoço, vou apanhar-vos em Vila Nova de Baronia”.
“Combinado Avô, até lá”, gritaram os quatro.
“Adeus juventude”.    
Estou em pulgas para os voltar a ver ao vivo.

Nasceu na Cidade dos Estudantes, joga na Capital do Leitão e está no último FORA DO RINQUE da temporada.

Nome Completo: Afonso Gabriel Bastos Oliveira 
Clube atual: Hóquei Clube da Mealhada 
Alcunha (se tiver): Fonfon
Idade: 19 anos
Local de Nascimento: Coimbra

Clube estrangeiro futebol: Bayern Munique
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Manuel Neuer
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Jordi Bargallo (Hóquei), Takamoto Katsuta (WRC) e Yoan Rossel (WRC3)
Prato: Francesinha 
Sobremesa: Ovos Moles
Bebida: Cerveja 
Filme: Toy Story
Ator: Cilian Murphy
Atriz: Não tenho
Série televisiva: Peaky Blinders 
Livro: As Provadoras de Hitler – Rossela Postorino
Cidade portuguesa: Aveiro 
Cidade estrangeira: Copenhaga
Animais de estimação (quais e nomes): 2 Gatos
Jogo de computador/consola: R6, RL, FC26 e CSGO
Hobbies: Jogar, passear, ouvir música e praticar desporto, para além do hóquei em patins
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Badminton 
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Meia-Final, Portugal x Espanha no último Europeu.

Na disputa pelo último lugar do pódio no nacional de sub-19, temos A SACADA desta semana, num jogo muito equilibrado tivemos dezasseis golos, onde o destaque vai para Afonso Camposana (9), guarda-redes do Sporting.

Na luta pela subida à Segundona, temos a NÉPIA desta semana, apenas dois golos, um para cada lado, pelo que o destaque vai para os guarda-redes Gonçalo Henriques (Salesiana) e Jorge Mesquita (Vila Boa do Bispo), sendo que tenho de dar mérito a quem acertou na baliza, Rodrigo Simões (Salesiana) e Rodrigo Nogueira (Vila Boa do Bispo).

Esta semana O VELHO vai em duplicado, dois jogadores com quem já me cruzei em Inter-Regiões, em anos diferentes, entenda-se, foram decisivos nas vitórias das suas equipas esta semana, Rodrigo Preciso (Benfica) e Francisco Trabulo (FC Porto) ficam com os prémios desta semana.

Henricartoon... da Bola

Siiiiiii!!!


O Bar do Luís

24/06/2026





O Barbeiro de Serpa Nascido em Aljustrel




As Gordas