quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Roubo

Recebi a mensagem que abaixo reproduzo, de um amigo. Leia que já conversamos.

Talvez ainda não se tenha apercebido do facto, mas o serviço informativo,
gratuito, de números de telefone através da Internet 118.net (http://www.118.net) foi descontinuado e substituído pelo novo serviço informativo 1820 (http://www.1820.pt/1820pt), cuja página de abertura aparece assim nos nossos monitores:

este é o ecrãn inicial
Ou seja, no momento em que precisa de saber o número de telefone de alguém a quem pretende ligar - e essa necessidade até pode ter carácter de urgência - em vez de aceder directamente à informação que procura e que a PT é obrigada a fornecer gratuitamente, "tropeça" num complexo processo de registo, processo que não passa de um "convite" a que desista dessa diligência e, em alternativa, recorra ao serviço informativo por telefone, e para tal lá está o lembrete: "ligue 1820 da rede fixa ou móvel".
Esse serviço, contudo, não é gratuito e vai-lhe custar 0,52 € nos primeiros 30 segundos, mais 0,29 € por minuto, durante a restante duração da chamada, tempo que, além do mais, irá ser habilmente prolongado...e prolongado...e prolongado...com música de espera e múltiplas questões pseudotécnicas e muitas, muitas, muitas interrupções...intercaladas com "um muito obrigado por ter aguardado".


Fui experimentar. O endereço antigo está mesmo desactivado, aparecendo no mesmo endereço um site chinês!? Entrei no novo, e como dizia o meu amigo, tive que fazer um registo, onde tinha que incluir uma morada de mail. Assim fiz. Logo de seguida recebi um e-mail que me informava que para finalizar o processo de registo tinha de enviar um SMS para um número da rede fixa com uma determinada mensagem, prometendo que de seguida me enviariam uma password para o mail que eu forneci.
Já mandei o SMS à uma hora e resposta...nada.
Portanto, a informação do meu amigo é fidedigna, e nem consegui chegar ao fim do registo. Eles querem é que a "malta" ligue, para transformar um serviço gratuito, num pago e bem pago.
Devemos reclamar e podemos fazê-lo para ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), para o IC (Instituto do Consumidor) e para a DECO/PROTESTE.
Isto chama-se roubo.

2 comentários:

O Pai disse...

E mesmo assim, depois tem que se pagar, desde que se "consumam" mais de 4 consultas de dados.

INCRIVEL

Vejam aqui - http://www.1820.pt/1820pt/Help/Precario/precario.htm







Preçário

A arquitectura de preços está dividida em três áreas:

Grátis

Todo e qualquer utilizador registado com um Nº de telefone nacional (Fixo PT, Fixo Outros Operadores ou qualquer rede Móvel) tem direito a 4 visualizações grátis mensais, podendo para alem disso fazer gratuitamente as pesquisas avançadas (Nome, Morada ou Localidade) que quiser, sendo que só é mostrada a lista de nomes respectiva;

Estas visualizações grátis poderão ir de 4 a 10 mensais (2 adicionais por cada nº de telemóvel fornecido pelo utilizador);

Os utilizadores que se registarem sem nº de telefone nacional terão que pagar qualquer visualização, podendo também fazer as pesquisas que pretenderem sem qualquer limite (só será mostrado a lista de nomes);

As pesquisas por telefone, resultando directamente numa visualização de todos os dados do registo, terão que ser sempre pagas;



Pré-Pagos (Cartão de Crédito)

Um utilizador do site que se registou OnLine, poderá aderir à compra de pacotes, tendo de terminar o pacote adquirido antes de comprar outro, ou seja, um utilizador não poderá ter dois pacotes adquiridos ao mesmo tempo;



Pós-Pagos (factura PTC)

Um utilizador do portal, quer se tenha registado “OnLine”, ou através do seu Gestor de Cliente PTC, poderá aderir ao pagamento via factura PTC;



2. Tarifários

Existe um preço base (valor unitário, Iva não incluído) de 0,15 e os modelos de preço Pré-Pago e Pós-Pago, os quais são equivalentes a nível de preço independentemente da comparação pacotes vs. escalões:



Pré-Pagos

Estão disponíveis 6 pacotes a adquirir via cartão de crédito.



Pacotes







Nº de Visualizações
50
500
1.000
5.000
50.000
100.000

Preço Unitário (s/ IVA)
0,15€
0,15€
0,15€
0,12€
0,1€
0,08€

Preços por pacote (s/ IVA)
7,50 €
75,00 €
150,00 €
630,00 €
5.130,00 €
9.130,00 €

Preços por pacote (c/ IVA)
9,075 €
90,75 €
181,5 €
762,3 €
6207,3 €
11047,3 €




O Pacote de pré pagamento passa a ser calculado com base nos descontos progressivos, ou seja um pacote de 100.000 visualizações passa a ter o seguinte cálculo:

1.000 x 0,15 = 150

(5.000-1.000) x 0,12 = 480

(50.000-5.000) x 0,1 = 4500

(100.000-50.000) x 0,08 = 4.000

Um pacote de 100.00 custará assim:150+480+4500+4000= 9.130€

Nota: Estes pacotes não têm um limite temporal.



Pós-Pagos

Estarão disponíveis quatro escalões mensais, onde a facturação será feita via factura PTC e o Preço por visualização é aplicado dentro do escalão correspondente no momento em que é efectuada a visualização:



Escalões





Nº de Visualizações
<=1.000
1.000 a 5.000
5.000 a 50.000
>50.000

Preço Unitário (Iva não Incluído)
0,15€
0,12€
0,1€
0,08€




Exemplos (valores sem Iva):

· Cliente que chega ao fim do seu ciclo de facturação com: <=1.000 visualizações, ex: 700 => Facturação = 700*0,15€ = 105

· Cliente que chega ao fim do seu ciclo de facturação com: 1.000 a 5.000 visualizações, ex: 3.500 => Fact. = 1.000*0,15€+2.500*0,12€ = 150+300 = 450

· Cliente que chega ao fim do seu ciclo de facturação com: Mais do que 5.000 visualizações, ex.: 12.000 => Fact = 1.000*0,15€+4.000*0,12€+7.000*0,1€ = 150+480+700€ = 1.330

· Cliente que chega ao fim do seu ciclo de facturação com 100.000 visualizações => Facturação = 1.000 x 0,15 + 4.000 x 0,12 + 45.000 x 0,1 + 50.000 x 0,08 = 150 + 480 + 4500 + 4000 = 9.130€



Download

No caso dum cliente seleccionar o download de um grupo de registos, o preço a aplicar será o dos respectivos pacotes ou escalões.



SMS

O preço de envio duma mensagem SMS a partir do portal será de:

· Para Rede Fixa PT: 0,08 (Iva Incluído);

· Para Redes Móveis: 0,08 (Iva incluído);

Avô Jorge disse...

Um roubo encapotado...