Os diversos problemas que afectaram a 1ª República, tais como a participação na I Guerra Mundial e as sucessivas instabilidades, quer políticas quer económicas, levaram à formação de uma corrente oposicionista bastante forte. O operariado, os capitalistas e variados sectores da direita, temendo que Portugal enveredasse pelo socialismo dominante na Rússia, fomentaram a existência de grupos armados de extrema-direita, com o intuito de formar um governo forte que melhor defendesse os seus interesses. Após vários golpes fracassados, como o que teve lugar a 18 de Abril de 1925, um deles foi bem sucedido: o de 28 de Maio de 1926. Foi há 81 anos.
Iniciado em Braga, o golpe militar teve como mentores o General Gomes da Costa, comandante militar, e José Mendes Cabeçadas, entre outros, onde os militares e os civis antiliberais desempenharam papel preponderante
Foi a mais longa ditadura na Europa Ocidental durante o Séc. XX. Vigorou durante 48 anos, como ditadura militar (1926 a 1933) e o Estado Novo (1933 a 1974).
Sem comentários:
Enviar um comentário