Gerald Rudolph Ford Jr. nasceu em Omaha, a 14 de Julho de 1913, há 94 anos.
Foi o trigésimo oitavo presidente dos Estados Unidos da América (1974–1977). Foi o único a ser presidente sem ser eleito. Tal deveu-se ao facto de Spiro Agnew, vice-presidente de Nixon, ter também renunciado, junto a este, depois de comprovado o seu envolvimento em negócios ilícitos. Após assumir o cargo deixado vago por Richard Nixon, Ford fez um discurso no qual: "amnistiou o presidente Nixon de todos os crimes cometidos em sua presidência".
Considerado um político honesto e ideologicamente moderado, enfrentou uma inflação crescente, descrédito no mundo da política, promovendo os Direitos Humanos no âmbito do Conselho da Europa, o fim do regime branco na antiga Rodésia, e concluíu a saída dos EUA do Vietname.
Foram seus assessores personalidades que no futuro teriam destaque no Estados Unidos, como Dick Cheney e Alan Greenspan.
A sua decisão de conferir a Richard Nixon absoluto perdão presidencial foi na época muito criticada, mas, entre os anos de 1990 e 2000, a maioria da opinião pública norte-americana teve a noção de que sua escolha fora a mais adequada para evitar a continuidade do Caso Watergate.
Ford morreu no dia 26 de Dezembro de 2006, na sua casa, no Rancho Mirage, Califórnia, aos 93 anos de idade, tornando-se o ex-Presidente dos Estados Unidos com maior longevidade (93 anos e 121 dias).
Sem comentários:
Enviar um comentário