Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em Uskudar, Instambul, Turquia, em 23 de Março de 1869.
Engenheiro e empresário, filho de abastados comerciantes arménios, naturalizado britânico, foi um dos pioneiros no desenvolvimento do sector petrolífero no Médio Oriente.
Estudou em Londres, no King's College, onde obtem o diploma de engenharia em 1887.
Negociador hábil e esclarecido, perito financeiro de grande categoria, negoceia contratos de exploração petrolífera com os grandes financeiros internacionais e as autoridades otomanas, fomentando a exploração racional e organizada desta fonte de energia emergente.
Amador de arte e homem de raro e sensível gosto, além de reunir uma extraordinária colecção de arte, principalmente europeia e asiatica, de mais de seis milhares de peças, foi também um importante mecenas, com um grande contributo para o fomento da cultura em Portugal. A sua herança esteve na origem da constituição da Fundação Calouste Gulbenkian.
O testamento, datado de 18 de Junho de 1953, cria a fundação com o seu nome que fica herdeira do remanescente da sua fortuna, com fins de caridade, artísticos, educativos e científicos, escolhendo Portugal para sua fixação, agradecendo, postumamente, o acolhimento que teve num momento crítico da história da Europa e sabendo o respeito que em Portugal haveria pelo escrupuloso cumprir da sua vontade.
Faleceu em Lisboa, a 20 de Julho de 1955, há 52 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário