Eunice do Carmo Munoz nasceu na Amareleja, a 30 de Julho de 1928.
Actriz de referência de teatro e considerada uma das melhores de todos os tempos em Portugal.
Com origens numa família de actores, estreou-se em 1941, na peça Vendaval, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional D. Maria II. O seu talento é de imediato reconhecido e admirado por Palmira Bastos, Raúl de Carvalho, João Villaret ou pela própria Amélia Rey Colaço, o que lhe permite uma rápida integração na Companhia.
Termina o Conservatório, com 18 valores.
Populariza-se no palco do Teatro Variedades, com Vasco Santana e Mirita Casimiro na peça Chuva de Filhos, de Margaret Mayo.
Em 1946 dá-se a sua estreia no cinema, aparecendo no filme de Leitão de Barros, Camões.
Ao longo da sua enorme carreira, foram imensos os momentos de destaque. Dado o espaço ser limitado, vamos atá aos anos recentes.
Em 1991, celebram-se os seus 50 anos de Teatro, com uma exposição no Museu Nacional do Teatro, sendo condecorada, em cena aberta, no palco do Teatro Nacional, pelo Presidente da República, Mário Soares, quando envocava, de forma magistral, a figura de Estêvão Amarante, na revista-homenagem , de Filipe La Féria.
A Maçon (1997), escrito pela romancista Lídia Jorge propositadamente para Eunice e A Casa do Lago (2001), de Ernest Thompson, encenado por La Féria são duas das suas mais recentes participações nos palcos.
Em 2006 representou pela primeira vez na casa a que deu nome, o Auditório Municipal Eunice Munoz, em Oeiras, com a peça Miss Daisy.
Um ano depois, co-protagoniza com Diogo Infante, Dúvida de John Patrick Shanley.
Eunice Munoz faz hoje 79 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário