Bilbau é o tema desta semana.
Simplesmente fenomenal, adorámos a cidade. Foram dois dias muito bem passados e, aconselhamos quem nunca visitou a cidade, a fazê-lo rapidamente pois é mesmo muito bonita.
Partimos na sexta-feira, pouco depois das 6 da manhã, com um frio que não se podia em Saragoça, como já é habitual. Depois de 4 horas de viagem, que para quem já fez catorze de autocarro, foi uma brincadeira e logo chegámos a Bilbau.
O primeiro impacto foi um pouco estranho, pois esta cidade basca é bastante diferente de todas as cidades espanholas que conhecemos até agora, principalmente em termos de clima, que devido à proximidade do oceano é muito parecido com o clima de Lisboa, e por incrível que pareça desde que chegamos a Espanha, tivemos calor. Foi a loucura!
O Museu Guggenheim foi a primeira paragem, conhecido internacionalmente é ponto de paragem obrigatório para aqueles que visitam Bilbau. Com 4 andares e vinte salas de exposição foi dos melhores museus que visitámos até hoje. A primeira sala foi a que mais nos fascinou, tinha uns labirintos que nos faziam andar às voltas e quando chegávamos ao interior não tinham nada, eram apenas um lugar vazio.
Fartamo-nos de rir com estas divisões dispostas confusamente, parecíamos umas malucas a andar à roda e às gargalhadas. Outra sala que gostamos particularmente foi uma que tinha uns caramelos excelentes, muito bons mesmo.
O exterior do museu é de uma beleza única, muito moderno em termos arquitectónicos, tem uma aranha fantástica no exterior com quem tive o prazer de tirar uma fotografia, muito mansinha a bicha mas um pouco grande. Levámos uma manhã inteira para ver tudo, mas valeu a pena, é lindíssimo.
Depois partimos em busca do albergue onde ficamos instaladas, um local também muito interessante, situado num monte que tinha uma vista fantástica sobre a cidade. O caminho até lá foi um pouco cansativo, mas valeu a pena. O local tinha excelentes condições, com uma sala de estar, uma sala de computadores com acesso à Internet, uma sala de estar e uma cantina fantástica. O quarto em que ficamos era muito bom, estava um pouco quente mas era muito confortável.
No dia seguinte, que se mostrou muito chuvoso, fomos em busca da parte histórica da cidade, também muito gira e com um património histórico e arquitectónico muito rico. Para terminar o dia em beleza, visitamos o Museu de Belas Artes, outro marco histórico da cidade, que também vale a pena visitar.
Para a semana e com a ida a Portugal já pertinho, voltamos com mais aventuras.
Besos de Bilbau.
Hasta Jueves.
1 comentário:
Tens razão Claudia, Bilbao é uma cidade linda, tive o prazer da ter conhecido no passado mês de Novembro, e acredita fiquei com vontade de voltar.
O Guggenheim, é espectáculo, começando pela riqueza das paredes exteriores, (que esperteza aproveitarem a crise da Rússia para comprarem o titânio para cobrir as paredes!!!), passando pelos quadros (que nos deixam boquiabertos), entrando nas "serpentes" monstruosas, a aranha deixa-nos assustados, mas e o cãozinho VERDE no lado oposto á aranha; Que lindo!
Depois aquele envolvência da paisagem junto ao Rio, que bonito.
Vou começar a fazer mealheiro pra voltar.
Beijinhos da Familia Correia
Enviar um comentário