Esta semana resolvi fazer algo diferente.
Como estamos em época de exames, não temos tido muitas aventuras, agora é altura de estudar. Por isso vou falar-vos de um dos trabalhos que estou a fazer, com a Cátia, para a cadeira de Estudo Geográfico do Meio Ambiente.
O tema desenvolvido foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente que se realizou no Rio de Janeiro no ano de 1992.
Regra estabelecida no início, a apresentação oral do trabalho era obrigatória.
O pânico instalou-se, detesto falar em público, fico nervosa e não consigo dizer nada de jeito, só custa começar, mas até ai os nervos dão cabo de tudo.
Para quem não sabe esta conferência ficou marcada pela ideia de Desenvolvimento Sustentável, muito falado nos dias de hoje, e foram também assinados os protocolos de Quioto, conhecido mundialmente, e o protocolo de Montreal. Esta conferência foi também marcada pela criação de um Plano de acção mundial para promover o desenvolvimento sustentável que ficou com o nome de Agenda 21 e um Convénio sobre a Biodiversidade que tinha como objectivo principal a conservação da biodiversidade e um uso sustentável dos seus recursos.
O dia da apresentação chegou, os nervos já faziam as suas vítimas, não gosto de falar em público, fico com o coração acelerado. Entrei na sala e pensei para comigo: “vai correr tudo bem”. O professor pergunta quem quer ser o primeiro, levantei-me da cadeira e disse: “Nosotras vamos en primero!”.
Decidimos por mútuo acordo que a primeira a falar seria eu. Estava tão nervosa que até a voz saltava, mas tudo correu bem.
Acabada a apresentação, chegaram as perguntas, onde, obviamente as opiniões foram bem distintas. Enquanto o professor defendeu que a Conferência foi muito importante e ainda hoje tem a sua importância, nos dissemos que teve importância na altura mas que hoje em dia ninguém quer sabe, pois se assim fosse todos respeitavam o Protocolo de Quioto, ao invés de cada vez poluírem mais.
Opiniões distintas numa sala de aula... um ponto a favor das alunas portuguesas que conseguiram argumentar e expôr o seu ponto de vista.
A Catarina e a Ana também tiveram uma intervenção nesta aula com outros temas também bem interessantes.
A Catarina falou da Energia Nuclear, um tema bastante polémico e a Ana da Agricultura Biológica, um tema que poderá vir a ter um grande futuro.
Besos de Zaragoza.
Hasta Jueves.
Cláudia Paulino
Sem comentários:
Enviar um comentário