Hoje, o meu texto vai incidir sobre a Taça das Nações Africanas (CAN), que decorre no Gana até ao dia 10 de Fevereiro, dia da final.
As minhas equipas favoritas são o Gana, país organizador, juntamente com a Costa do Marfim, que têm como principais estrelas dois jogadores do Chelsea: Michael Essien e Didier Drogba, respectivamente. São as duas selecções, que eu acho que podem chegar à final. Praticam o melhor futebol de África, devido também à maioria dos seus elementos jogar em clubes de topo mundial.
Também torcia por Angola. Liderados pela recente coqueluche do Manchester United, Manucho, não conseguiu evitar a eliminação frente à selecção do Egipto, onde Abou Trika assume grande preponderância. Erros defensivos e alguma inexperiência estiveram na base da eliminação angolana. Mesmo assim, atingiram uma fase onde nunca tinham chegado.
Além do Gana e da Costa do Marfim, os outros dois semifinalistas são os Camarões, onde Samuel Eto’o, avançado do Barcelona, é a estrela principal, e o Egipto, que, como já disse, tem como destaque Mohammed Abou Trika, jogador do Al-Ahly, treinado pelo português Manuel José, além de serem os actuais detentores do título.
Apesar das quatro selecções terem possibilidades de chegar ao último jogo, continuo a achar que ganeses e costa-marfinenses serão os finalistas. O Gana, porque jogando em casa, tem o apoio do público; a Costa do Marfim, porque tem jogadores de classe mundial, tais como Kolo Touré, do Arsenal, Yaya Touré, do Barcelona ou Arouna Koné, do Sevilha. Apesar de todas estas estrelas, penso que o colectivo desta equipa é o seu ponto mais forte.
No dia 10 de Fevereiro, vejam a final da CAN, na Eurosport. Sejam quais forem as equipas que chegarem à final, irá ser um grande espectáculo de futebol.
Beijinhos e abraços para todos.
Até para a semana.
Ricardo Paulino
Sem comentários:
Enviar um comentário