quarta-feira, 11 de junho de 2008

Olhar jovem

Já tenho tema enquanto durar o Euro-2008. O Euro-2008!
Depois de na semana passada vos ter presenteado com os meus prognósticos, nas próximas vão ver aqui no Tio Jorge uma breve reflexão sobre os resultados. No grupo A, o da nossa selecção, tudo normal. A equipa das quinas venceu com uma exibição fantástica a Turquia, por 2-0, com golos de Pepe e Raúl Meireles. Em relação ao Suíça - República Checa, os checos venceram o grupo anfitrião por 1-0. Apesar dos suíços terem feito uma grande exibição, vulgarizando os checos, o avançado do Banik Ostrava, Vaclav Sverkos, marcou o único golo da partida, dando uma vitória importante à sua selecção. Falando do grupo B, tudo correu como esperado. Alemanha e Croácia venceram, respectivamente, a Polónia por 2-0 e a Áustria, por 1-0. Os alemães, com uma bela exibição, não deixaram nenhuma surpresa acontecer, tendo o avançado Lukas Podolski, curiosamente nascido na Polónia, facturado os 2 golos da partida. No outro jogo, que envolveu uma das equipas anfitriãs, a Áustria surpreendeu, realizando uma boa partida, mas que não chegou para levar de vencida a Croácia que, através de uma grande penalidade aos 4 minutos, concretizada de forma sublime pelo novo menino bonito dos croatas, Luka Modric, venceu o jogo de abertura do seu grupo.
No grupo C, o denominado grupo da morte, a Holanda surpreendeu e a França desiludiu. Os holandeses golearam a Itália por uns concludentes 3-0, com golos de Van Nistelrooy, Sneijder e Van Bronckhorst. Com uma exibição personalizada, a laranja mecânica conseguiu furar a táctica defensiva da squadra azurra, que se desmoronou com o 1º golo da Holanda, marcado em posição irregular. Os franceses, que defrontaram a Roménia, não foram além de um empate a zero. Os romenos, claramente menos favoritos, adoptaram uma táctica bastante defensiva, com o chamado camião em frente à baliza, não permitindo que os bleus marcassem golo.
Nos jogos de ontem, do grupo D, Espanha e Suécia corresponderam às expectativas e venceram os seus jogos. Os nuestros hermanos ganharam categoricamente à Rússia por 4-1, com David Villa a fazer um hat-trick. Paylyuchenko marcou o golo de honra dos russos, com Fabregas, que saltou do banco, a facturar o 4-1 final. No outro jogo deste grupo, os suecos levaram de vencida os actuais campeões em título, a Grécia, por 2-0. Os gregos, que mais uma vez apresentaram-se neste jogo com a táctica que lhes deu frutos no Euro 2004, jogando para o empate e apostando no contra-ataque. Mas os escandinavos não foram nessa conversa e Ibrahimovic abriu a contagem do marcador com um fantástico golo. Hansson confirmou a vitória da Suécia num segundo golo com bastantes culpas da defesa grega.
Para a semana continuarei a falar do Euro-2008.
Beijinhos e abraços para todos.
Até para a semana.

Ricardo Paulino

Sem comentários: