terça-feira, 12 de julho de 2011

Ponto de exclamação

Câmara vende veados em hasta pública

A Câmara da Nazaré vai alienar, esta terça-feira, em hasta pública, 15 dos 33 veados que povoam o cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré. A base de licitação é de 3750 euros por cabeça.
Os animais (nove machos e seis fêmeas) vão ser alienados por, segundo a câmara, o seu número ser demasiado elevado para o habitat onde estão inseridos, no cercado, junto à Praia do Norte.
O repovoamento do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré com animais de médio porte, nomeadamente veados e gamos, nasceu de um projecto desenvolvido pela câmara municipal e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.
A opção pelos cervídeos surgiu como "uma evocação à lenda do milagre de D. Fuas Roupinho, num projecto que tem como principal objectivo criar um espaço natural protegido, orientado para a área da educação e sensibilização ambiental", informa a autarquia em nota de imprensa.
Segundo a lenda, o alcaide D. Fuas Roupinho avistou um veado quando caçava e começou a persegui-lo até que o animal se dirigiu para uma falésia na Nazaré, onde, de súbito, surgiu um denso nevoeiro.


in JN

Veados novamente em hasta pública por falta de compradores

A hasta pública promovida pela Câmara da Nazaré para a venda de 15 veados ficou hoje vazia de propostas, pelo que a autarquia vai reabir o procedimento para alienar os animais.
"Houve eventuais interessados [na aquisição dos animais] mas os requisitos legais para a sua compra, transporte e manutenção são mais complicados do que se pensava inicialmente e a hasta pública ficou deserta", afirmou Belarmino Fonte, presidente do júri.
O júri deliberou que seja reaberto o processo de hasta pública para a alienação dos veados, que o mesmo responsável estima que possa vir a repetir-se "dentro de 15 dias a três semanas".
Um prazo que o júri estima que seja suficiente para que os interessados possam "dar os passos necessários", nomeadamente a obtenção de um alvará junto da Autoridade Florestal Nacional.


in DN

Sem comentários: