Abutre esfomeado gera movimento de solidariedade
Os devotos da Senhora da Serra, em Bragança, tiveram segunda feira uma inesperada visita vinda dos céus que concentrou as atenções daqueles que começam a instalar-se no santuário para a tradicional novena no início de setembro.
Um abutre também conhecido por grifo, uma ave pouco usual nesta zona da Terra Fria Transmontana, "aterrou", a meio da tarde junto a um grupo de idosos e ali ficou imóvel e indiferente à presença humana e ao movimento no santuário da Serra da Nogueira, ao contrário da reação habitual deste espécie.
A história é contada no blogue dos bombeiros de Bragança com fotos do animal e das autoridades e peregrinos que ajudaram a tratar da ave que, de acordo com os relatos, não apresentava sinais de ferimentos ou doença, mas de visível fraqueza, devido à fome e ao cansaço.
Segundo contam os bombeiros, "um grupo de idosos estava sentado num banquinho quando a ave aterra junto a eles. Como o animal não reagiu à atividade das pessoas que andaram junto a ele, chamaram o GIPS da GNR que está ao serviço do Centro de Meios Aéreos de Nogueira, também localizado na serra" para o combate a fogos florestais.
De imediato foi chamado o SEPNA, Serviço de Proteção da Natureza da GNR, que avaliou as condições da ave e constatou que poderia encontrar-se com fraqueza devido à fome e ao cansaço.
"Rapidamente se gerou um movimento de caridade para com o animal entre os agentes do GIPS, SEPNA, bombeiros, piloto do helicóptero e vigia do posto da Nogueira, bem como entre populares que se voluntariaram para ajudar", relatam os bombeiros.
in DN
Sem comentários:
Enviar um comentário