domingo, 11 de setembro de 2011

Ponto de exclamação

Conheça as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa

A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém foram ontem eleitos como as '7 Maravilhas da Gastronomia' nacional.
O anúncio foi feito durante um espectáculo realizado hoje à noite na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém e reflecte o resultado dos 899.069 votos registados entre 7 de Maio e 7 de Setembro pela organização da iniciativa.
As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 escolhidas por um painel de especialistas, que seleccionou três pratos pelas categorias de entradas - pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela -, sopas - açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra -, marisco - amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas -, peixes - bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada -, carnes - chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto -, caça - coelho à caçador, coelho à Porto Santo à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha - e doces - pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.
As Maravilhas da Gastronomia foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria, tendo a alheira de Mirandela colhido o maior número de votos.
«Há dez anos a Gastronomia foi considerada património imaterial de Portugal, alcançando o estatuto de valor cultural que define a nossa identidade enquanto povo. Hoje prestamos uma justa homenagem a este património único dos portugueses, que resulta dos hábitos que gerações aperfeiçoaram ao longo dos tempos», afirmou Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.
O espectáculo realizado em Santarém, apresentado por Catarina Furtada e José Carlos Malato, produzido pela Tavolanostra e com direcção artística de Paulo Magalhães, girou em torno de sete actos com imagens das 21 finalistas (em cada uma das categorias), enquadrados por momento musicais que tiveram por protagonistas Ana Moura, Rui Veloso, Carminho, Boss AC e Zeca Sempre (Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva).
A votação foi auditada pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda e foi realizada por internet, no facebook, por SMS ou por chamada telefónica.
Os troféus dos vencedores, peças únicas produzidas pela SPAL, foram entregues por alguns dos mais célebres chefes em Portugal: Filipa Vacondeus, Justa Nobre, Chakall, Fausto Airoldi, Hélio Loureiro, Luís Baena, Vítor Sobral.

in SOL

2 comentários:

GDB disse...

Definitivamente, a alheira de Mirandela, daquelas que a minha mãe fazia em casa ou as da Tia Julia com tripa de vaca á maneira.

Avô Jorge disse...

Também gosto!