terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ponto de exclamação

Europeus descobrem 50 novos planetas extrasolares

Equipa de astrónomos europeus anunciou a descoberta de 50 novos planetas extrasolares, incluindo 16 super-Terras, planetas com massas até dez vezes a da Terra.
Uma equipa de astrónomos europeus anunciou hoje nos EUA a descoberta de mais de 50 novos planetas extrasolares, incluindo 16 super-Terras, uma das quais orbita no limite da zona de habitabilidade da sua estrela. Este é o maior número de planetas deste tipo anunciado de uma só vez.
Super-Terras são planetas com massas até dez vezes a massa da Terra. Não existem no nosso Sistema Solar mas parecem ser muito comuns em torno de outras estrelas. A descoberta destes planetas em zonas de habitabilidade em volta das suas estrelas são importantes porque, se os planetas forem rochosos e tiverem água como a Terra, podem ser potenciais locais de vida.
Os cientistas utilizaram o caçador de planetas extrasolares (ou exoplanetas) HARPS do Observatório Europeu do Sul (ESO), organização a que Portugal pertence, e descobriram que 40% das estrelas semelhantes ao Sol possuem pelo menos um planeta mais leve que Saturno.
O espectrógrafo HARPS está montado no telescópio instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, e é o descobridor de planetas mais bem sucedido de todo o mundo. A equipa HARPS é liderada por Michel Mayor, astrónomo da Universidade de Genebra (Suíça) e um dos pioneiros ma descoberta de exoplanetas.
"A colheita de descobertas obtida pelo HARPS excedeu todas as expectativas e inclui uma população excepcionalmente rica em planetas do tipo super-Terra e do tipo de Neptuno, que orbitam estrelas muito semelhantes ao nosso Sol", afirma Michel Mayor. "Mais ainda: os novos resultados mostram que a taxa de descobertas está a aumentar".


in Expresso

Sem comentários: