Está na altura de começarmos a ver o Um Mundo Sem Fim, a série televisiva adaptada dos dois livros de Ken Follett, no seguimento de Os Pilares da Terra.
Esta noite, depois do futebol.
Uma vergonha o que se passou em Braga.
Uma centena de adeptos - os únicos presentes na Pedreira - do Paços de Ferreira foram agredidos e expulsos do seus lugares, atacados por adeptos bracarenses, desesperados por estarem a perder (0-2), ainda antes do intervalo.
Longe vai o tempo onde dava gosto ver futebol na cidade dos Arcebispos.
Antes da união entre Salvador e Pinto da Costa.
A mesma escola, a mesma violência!
8 comentários:
Mas será que tens que meter o Pinto da Costa em tudo, lol?
Eu também não gosto do homem, mas isto já é psicose.
Também foi o Pinto da Costa que "empurrou" a camisola do Pedro Proença contra as mãos do inocente Cardozo?
Infelizmente, este tipo de cenas, no chamado "Baixo Minho", já são frequentes. Então quando mete o Guimarães ainda pior as coisas ficam.
Claro que são cenas que têm de ser lamentadas, mas nenhum clube está livre de ter adeptos desordeiros.
Queres que te dê uma breve resenha dos "feitos" dos heróis vermelhos nos últimos anos? É que estes, pelo menos, não mataram nenhum adepto contrário, não pegaram fogo a um autocarro de uma equipa adversária, nem entraram num campo à pedrada fazendo acabar um jogo que, até aí, decorria normalmente.
Triste é a guerra Benfica - Porto fora das quatro linhas. De facto, como disse um dia o vosso traficante, melhor que comprar um bom avançado é ter "gente" nos órgãos directivos da liga ou da federação.
Este episódio da Taça da Liga é, entre muitos outros, disso bem elucidativo. Pelos vistos ninguém liga a regulamentos. O que conta é que camisola se tem vestida por debaixo da de juiz, essa é que é essa!
E, o que é pior para o desporto, é que não é só assim no futebol lusitano. As histórias que nos chegam de fora também são "animadoras"...
Voltando ao jogo de hoje - do qual só vi relances no restaurante onde estava - pelos vistos o que é mesmo mais importante não se fala: a excelente carreira que o Paços de Ferreira tem vindo a realizar. Até onde o vão "deixar" ir?
Acabo de ver na SIC Notícias o presidente do Braga a lamentar os incidentes e a apresentar os "normais" pedidos de desculpa à direcção do Paços de Ferreira.
Engraçado que quando alguém no teu querido clube prevarica - e têm sido tantos os casos - para além de tentarem branquear as situações ainda se tentam fazer passar por vítimas.
Pois é, uns são alegados "batoteiros", mas vocês são uma comprovada "vara", como diriam os miúdos da escola, pois tais comportamentos hipócritas é que são de condenar, ou não?
Vercauteren, que já não está por cá, teve que atitude perante o comportamento menos correcto de Ínsua?
E vocês como foi com o Luisão e, agora, com o Cardozo?
Pois é...
Os outros é que são os maus da fita! E ainda queriam que os sportinguistas se unissem na "alegada" luta pela moralização do futebol português...
Vocês conseguem ser piores que os acólitos do Pinto da Costa, essa é que é a verdade.
E, voltando ao Braga, gostes ou não gostes, algum mérito o presidente deve ter. Já por lá passaram tantos jogadores e técnicos e os resultados têm sido notáveis. Não pode ocorrer uma má época?
É que eu não me esqueço que o Braga só não ganhou um campeonato nacional pelas razões que todo o país bem sabe. Sim, falo do tristemente famoso "campeonato dos túneis"...
E Braga é uma grande cidade, de boa gente. O que alguns alegados adeptos "arsenalistas" hoje possam ter feito, não pode manchar a galhardia dos seus habitantes, em geral, e apoiantes do Braga em particular.
Um pedido de desculpas!
Coisa que o - ainda - presidente do teu clube nunca fez após terem incendiado às cadeiras no estádio da Luz!
Essa das cadeiras incendiadas ainda vai fazer correr tinta, sobretudo quando a UEFA souber que um estádio que quer ser palco de uma final europeia tem cadeiras que nem nas lojas chinesas se vendiam, em clara infracção às normas que regulamentam essa matéria.
E, não sendo advogado do Engenheiro Godinho Lopes - que não enriqueceu a vender droga - pedir desculpas de quê?
Por acaso vocês lamentaram que um assassino vermelho tenha morto um adepto sportinguista num estádio? Por acaso lamentaram que um jogador de hóquei do FCP quase tenha sido também assassinado por "gente" vossa?
Por acaso lamentaram que malta vossa tenha incendiado um autocarro do FCP?
Esta do autocarro até passa, porque - como tenho boa memória - ainda me lembro que - se calhar os mesmos - também pegaram fogo a um autocarro do próprio clube, descontentes com mais uma derrota das "águias". Pelo menos nessa "biolência" foram democratas.
E, voltando às cadeiras, sem querer adiantar muito daquilo que se sussurra por aí, a história ainda não acabou...
Mas, se de facto se provar que - voluntariamente - alguns sócios do Sporting cometeram um ilícito criminal - como bem me conheces - acho muito bem que sejam responsabilizados por isso e castigados. Mas, friso de novo, há que analisar muito bem todas as variáveis e contexto do que ocorreu. Até agora apenas houve decisões - e não unânimes - de órgãos onde a "vara" conseguiu infiltrar "suínos" para "zelar" pelos seus/vossos interesses.
E, se tu próprio censuras que os "batoteiros" mandem nalguns órgãos decisórios do futebol português - por coerência e honestidade intelectual - também devias fazer o mesmo quando a "decisão" saiu de outros onde a malta vermelha tem, em maioria, os seus muchachos...
Ou só se fala em justiça quando convém?
Ah pois é. Já me tinha esquecido que a culpa é das cadeiras que se incendiaram sozinhas!
Pois eu não me esqueço que nos assassinaram um adepto, que quase mataram jogadores de equipas adversárias, que são os mais arruaceiros. Esse título não consegue o Pinto da Costa roubar-vos!
E volto a repetir: se tivesses razão na tua teoria das cadeiras porque razão a decisão da Liga não foi unânime? Assim podes ser irónico à vontade - tu e o resto dos assassinos, sem aspas, pois se chamas batoteiros aos do FCP por causa das escutas - pois até foram ilibados na justiça que só quando te dá jeito é que é "boa" - que podemos chamar a quem mata outras pessoas, como ficou provado em tribunal?
E se as escutas servem para justificar chamar batoteiros a uns então também vocês devem ser igualmente chamados de batoteiros, pois as escutas também apanharam o vosso traficante a pedir ao Valentim Loureiro que nomeasse esse reles apitador que dá pelo nome de João Ferreira para um jogo do Benfica.
Se dá para uns,dá para todos... ou não?
E sobre as cadeiras, só escrevi o que li na imprensa - coisa que não fazes pois só lês essa peçonhenta folha chamada "A Bola" - que fala de um relatório baseado numa peritagem feita. Mas vamos esperar para ver o que a UEFA decide, pois parece que esse relatório terá sido enviado para lá.
No entanto, se ficar confirmado que adeptos sportinguistas - apesar de enjaulados nessa treta da "caixa de conforto" - forem culpados que sejam castigados. Porque não sou como vocês que desculpabilizam sempre os actos dos vossos acólitos.
Assim, justifica-se que, sempre que aqui volte, vos passe a apelidar de "vara assassina" ou não? Gostava de ver o que faziam se fosse ao contrário...
Alguma vez me viste elogiar os atos assasinos de pessoas que se dizem do Benfica?
A única que eu não escrevo é chamar "traficante" a uma pessoa que nunca foi condenada por nenhum crime do género.
Talvez gostasses de ter um presidente como ele que devolveu a credibilidade ao Benfica.
Algo que nesta altura faz falta ao Sporting.
Sim, porque eu não sou anti-sportinguista.
Nem eu anti coisa alguma. Quanto aos negócios do LFV já me eram contados, quando dei aulas em Alverca por gente da terra, entre 1995 e 1998. Ainda nem se sabia que ele iria ser presidente do SLB. Aliás ele seria presidente até do meu SCP, se na altura tivesse tido oportunidade. Mas não seria por isso que iria dizer bem dele, lol...
Aliás também critico muitos sportinguistas se achar que há razão para tal, ou não?
Então na área política...
Mas, ok. Quem ler isto e não nos conheça pessoalmente até pode pensar que somos inimigos figadais, lol...
Mas continuo a achar que da discussão nasce a luz e que desconfio sempre de unanimidades.
Bom fds para todos e para o novo "familiar" Pablo um especial cumprimento. Nisso estamos de acordo: os cães são mesmo um espectáculo!
Enviar um comentário