quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Por Hoje

Penso que nada vai ser como dantes, depois da vitória do Syriza nas eleições gregas.
Considero-me um homem de esquerda, mas tenho dúvidas que esta aliança entre um partido de extrema-esquerda e um de direita nacionalista vá dar bons resultados.
Alexis Tsipras – o novo PM helénico – já anunciou que o seu governo vai ter como prioridade a renegociação da brutal dívida grega.
Não me parece um bom princípio!
No entanto, se esta solução governativa produzir resultados positivos, a Europa vai sofrer mudanças políticas inevitáveis.
Eu não acredito, mas vamos esperar para ver.

Hoje ficámos a conhecer os restantes semi-finalistas - em singulares - do Open da Austrália.
Começando pelas senhoras, a norte-americana Madison Keys bateu (6-3, 4-6 e 6-4) a sua compatriota Venus Williams [18], enquanto que a sua irmã Serena [1] derrotou (6-2 e 6-2) a eslovaca Dominika Cibulkova [11].
Do lado dos homens o suíço Stan Wawrinka [4] eliminou (6-3, 6-4 e 7-6 [8/6]) o nipónico Kei Nishikori [5] e o sérvio Novak Djokovic [1] venceu (7-6 [7/5], 6-4 e 6-2) o canadiano Milos Raonic [8].

No Catar jogaram-se hoje os quartos-de-final do Mundial de andebol.
A Polónia venceu (24-22) a Croácia, o anfitrião Catar derrotou (26-24) a Alemanha, a Espanha bateu (25-24) a Dinamarca e a França goleou (32-23) a Eslovénia.

Última jornada do grupo D da CAN com uma situação insólita.
A Costa do Marfim venceu (1-0) os Camarões - e garantiu o primeiro lugar - mas no outro jogo a Guiné-Conacri empatou (1-1) com o Mali.
Como estas duas equipas estão totalmente empatadas (três empates, três golos marcados e três sofridos) resta recorrer a um sorteio que vai ser efetuado amanhã para apurar o segundo deste grupo. 

Com o Benfica e o Marítimo já nas meias, realizou-se hoje a penúltima jornada dos grupos C e D, os dois que têm cinco equipas.
O Sporting empatou (1-1) em casa com o Setúbal e o Guimarães também empatou (2-2) no Bessa, ficando para a derradeira jornada a decisão neste grupo, com sportinguistas, sadinos e Belenenses a discutirem o primeiro lugar.
O FC Porto venceu (4-1) a Académica e o União venceu (2-1) o Rio Ave, sendo que os portistas venceram o grupo D e jogam nas meias com os maritimistas nos Barreiros.

A um dia da data limite para apresentação das candidaturas à presidência da FIFA – eleições marcadas para 29 de maio - Luís Figo é o sexto nome conhecido.
Será uma luta desigual contra o atual presidente - o suíço Joseph Blatter – mas seria excelente termos um português nos destinos do futebol mundial.

Além destes dois concorrentes, estão na corrida os franceses David Ginola – antigo jogador – Jerome Champagne – ex-diplomata – o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein, e o holandês – presidente da Federação do seu país – Michael Van Praag.

Sem comentários: