sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cadernetas a 1 Euro

Tendo eu uma formação em Jornalismo, cada vez mais fico com os cabelos em pé com algumas notícias que oiço.
Depois vou ouvindo, no Parlamento, as intervenções populistas, como a de Assunção Cristas, que ontem no debate quinzenal, começou a sua intervenção questionando António Costa sobre este assunto, porque tinha ouvido na comunicação social.
Vamos lá ajudar a líder do CDS, meus amigos a não dizer asneiras.
Uma das criticas que ouvi, era que a comissão de 1€ que a Caixa Geral de Depósitos vai cobrar a partir de 1 de maio, para levantamento ao balcão com caderneta, penalizava fortemente os mais idosos e os mais desfavorecidos.
Mas alguém se preocupou em ver quem estava isento desta comissão?
As novas contas da Caixa já não têm este suporte, pelos que neste momento estima-se que 100.000 clientes ainda utilizem esta forma de levantarem o seu dinheiro.
Todos os que recebam pensões inferiores a 870 € (1,5 X o ordenado mínimo), invisuais, analfabetos, primeiro titular da conta superior a 65 anos, quando os levantamentos sejam efetuados em contas base caderneta (até três movimentos por mês), e sempre que a máquina da rede Caixa na agência não estiver disponível, não pagam esta comissão, além das contas de serviços mínimos bancários com
suporte em caderneta.
Trabalhei 33 anos na Caixa, quase metade em agências.
Com a experiência desses anos, tenho a certeza não vai ser com a cobrança desta comissão que a Caixa vai alanvancar os seus resultados.
Mas podem alguns jornalistas - e políticos - aprenderem a fazer o trabalho de casa antes de alarmarem os cidadãos.

Sem comentários: