À semelhança do que escrevi ontem, tivemos mais uma inauguração de coisas grandes.
Desta vez foi na Índia, no último dia de outubro, que foi inaugurada a maior estátua do Mundo, no dia do nascimento do homenageado.
A Estátua da Unidade foi construída nas margens do rio Narmada, no estado de Gujarate, uma homenagem a Sardar Patel, um dos principais dirigentes da luta pela independência da Índia pós-colonial.
Toda construída em bronze, tem 182 metros de altura, praticamente o dobro da Estátua da Liberdade, símbolo de Nova Iorque, também ela inspirada na independência dos Estados Unidos, uma coincidência da história, pois tal como no caso indiano, a potência colonizadora era a Inglaterra.
Os 182 metros de altura vão destronar os 128 do Buda do
Templo da Primavera, na China, mas não será a maior por muito tempo, pois está previsto para 2021 o nascimento - também na Índia, em Bombaim - de uma estátua de Chivaji, o monarca fundador do império Maratha, que vai ter 212 metros de altura e representa a figura histórica a cavalo, brandindo uma espada.
Lá como cá, as construções foram muito contestadas, devido aos enormes custos, cujas verbas, argumentam os locais, poderiam ser canalizados para resolver problemas das populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário