quarta-feira, 17 de abril de 2019

Números

Já há quem faça 240 quilómetros para atestar em Badajoz

A crise nos combustíveis está a levar automobilistas portugueses a percorrerem cerca de 200 quilómetros para atestarem os carros em Badajoz.
 
Numa gasolineira do lado de lá da raia, o DN encontrou esta manhã vários exemplos e até quem tivesse viajado desde Coina (Barreiro), com dois jerricans na bagageira, garantindo que o preço em Espanha "compensa".

Era o caso de Mário Tereno, que acabava de atestar na área de serviço de São Martin (no parque industrial de Badajoz). "Tenho uma viagem grande no fim de semana e não quis arriscar. No distrito de Setúbal já há várias bombas secas, mas como tinha um serviço em Montemor-o-Novo aproveitei para vir aqui. Faço mais 240 quilómetros - 120 para cada lado - mas fico descansado", explicava, mesmo antes de fazer as contas e perceber que tinha garantindo uma poupança superior a 40 euros entre os 60 litros com os quais atestou o depósito do carro, mais os 50 que encheram os dois jerricans.

É que o preço da gasolina de 95 octanas nesta área de serviço está hoje nos 1.240 euros, quando o preço médio em Portugal se fixa nos 1.615, segundo o site "maisgasolina". Ou seja, garantiu uma poupança de 37.5 cêntimos por litro, o que, multiplicando pelos 60 litros introduzidos no depósito, mais outros 50 nos dois jerricans, dá um total de 41.25 euros poupados em 110 litros. "Está paga a deslocação", comentava após as contas feitas com o DN, admitindo que decidiu seguir viagem até Espanha à medida que foi encontrando pelas estradas do Alentejo áreas de serviço sem combustível e "filas enormes" nas gasolineiras que ainda tinham gasolina e gasóleo.

in DN

Sem comentários: