sexta-feira, 5 de abril de 2019

Um olhar alentejano

Para quem tem a possibilidade de ver o canal Eurosport - gratuito nas três operadoras - há dois desportos que passam muitas vezes.
O esqui e afins, durante o inverno, e o snooker.
Desde novo que comecei a jogar, primeiro o bilhar simples e mais tarde o pool, mas penso que este é o mais interessante.
Nunca joguei esta vertente do bilhar, mas hoje estava a vê-lo na televisão e lembrei-me de falar um pouco das suas regras.
O snooker joga-se com 22 bolas, 15 vermelhas e 7 de cores diferentes, além da bola branca, que como em qualquer jogo de bilhar, as tacadas são dadas exclusivamente na branquinha.
A cada cor corresponde um número de pontos, sendo que o jogador que conseguir a maior pontuação, obviamente, ganha.
Para isso deverá embolsar, ou seja, colocar numa das seis bolsas que existem na mesa, alternadamente uma bola vermelha e uma bola de cor, sendo que enquanto houver vermelhas as de cor, depois de embolsadas, voltam a sua posição inicial.
Quando já não existem bolas vermelhas - cada uma vale um ponto - em cima da mesa, é a vez de embolsar, definitivamente, as de cor, por esta ordem e crescente de valor de 2 a 7 pontos: amarela, verde, castanha, azul, rosa e preta.
Nesta fase do jogo, se não respeitar a ordem das cores é penalizado, assim como também o é se não tocar em nenhuma bola ou tocar numa bola indevida durante todo o jogo.
Quando tiver a dar na televisão, veja lá se eu lhe expliquei bem.

Sem comentários: