terça-feira, 14 de maio de 2019

Números

Mais de 80 mil assinaram petição para fechar shoppings ao domingo. Tema vai chegar ao Parlamento

Questão ganhou grande destaque depois de o bispo do Porto ter apoiado a causa. Petição já atingiu o número de assinaturas suficiente para ter de ser debatida pelos deputados na Assembleia da República.

A petição para fechar os centros comerciais aos domingos já ultrapassou as 80 mil assinaturas. A iniciativa, que quer relançar o debate sobre o horário e o encerramento das grandes superfícies, vai ser debatida na Assembleia da República.

"[Ter] os centros comerciais abertos sete dias por semana e tantas horas por dia não corresponde, de todo, às necessidades das pessoas", defende Sara Gonçalves, a autora da petição.

Em declarações à TSF, Sara Gonçalves lembrou que há "outros países mais economicamente desenvolvidos" que Portugal e que "têm os centros comerciais encerrados ao domingo". "Também durante a semana, os horários [de funcionamento dos centros comerciais] são muito diferentes dos nossos", sublinha a responsável pelo movimento, lamentando que, muitas vezes, o pouco tempo que as famílias têm seja passado a fazer compras.

A petição está disponível na internet há cinco anos, mas foi subscrita por milhares de pessoas desde a Páscoa, depois de o bispo do Porto, D. Manuel Linda, ter defendido o fim do trabalho ao domingo - que é considerado, tradicionalmente, o dia da família.

"Com estas palavras do bispo, [a petição] teve um boom realmente muito grande. Não estava à espera", admite Sara Gonçalves, que ressalva, no entanto, que o movimento em causa não tem qualquer ligação religiosa ou política.

"Agora tenho esta responsabilidade de avançar com isto e lançar novamente o debate sobre esta questão", refere, adiantando que a petição vai ser, de seguida, submetida para apreciação no Parlamento.

in TSF

Sem comentários: