quarta-feira, 8 de maio de 2019

Um olhar alentejano

Já tinha aflorado o assunto quando cheguei a Viana do Alentejo, mas agora tive oportunidade de assistir ao vivo à Romaria a Cavalo que liga Moita do Ribatejo ao meu atual local de residência.
Centenas de romeiros a cavalo e nos mais diversos tipos de charretes, partiram a 24 de abril e chegaram a 27, depois de percorridos os cerca de 150 quilómetros entre os dois concelhos.
Foi a 19ª edição desta romaria que teve origem no século passado, quando os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora de Aires com os seus animais, através das quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas.
Esta tradição teve um interregno de mais de setenta anos tendo sido retomada em 2001, ocorrendo no quarto fim de semana de abril.
Podemos assistir nos dias que antecedem a chegada dos romeiros ao entusiasmo dos vianenses, com os comerciantes a enfeitarem as suas mostras e, quem tem varandas também as decora, uma forma de receber bem todos o que se deslocam a Viana do Alentejo nesta altura do ano.
Foram dois dias diferentes por aqui, onde a pacatez alentejana deu lugar à animação e à festa.

Sem comentários: