domingo, 28 de novembro de 2021

Crónicas do Bom Malandro

“Ora muito bom dia” saudei eu.

“Bom dia Tio”, responderam os dois.

“Viste aquela vergonha de ontem?”, perguntou O OLHA.

“Foi lamentável”, confirmou O ALÉU.

“Bem, lá estamos nós a falar de futebol. Aqui o foco é no aléu e no hóquei. Já estou marreco de vos dizer”.

O silêncio regressou à sala.

“Estava aqui a olhar para a Agenda do nosso site e hoje tivemos um jogo ao meio-dia na Memória. Que raio de horário para se jogar?”, questionou O ALÉU.

“Vou-te explicar o motivo, que penso tenha a ver com o regresso do Caldeiras a São Miguel. Jogar a esta hora, para rumar ao aeroporto e chegar a tempo de voltar aos Açores no dia de hoje”.

“Não me tinha lembrado disso, tens toda a razão”.

Vamos lá então organizar o trabalho para mais logo”, concluí eu.

 

O GPS de hoje apeteceu-lhe dar mais uma volta de avião, aterrando na ilha Montanha, assim apelidada por ter o ponto mais alto – 2351 m - de Portugal, uma viagem que demora cerca de duas horas e meia.

Na ilha do Pico fica o Candelária Sport Clube fundado em 1990, coletividade que fica na freguesia com o mesmo nome, concelho da Madalena, uns dos três desta ilha do Grupo Central açoriano.

A freguesia cresceu em termos populacionais 0,9%, tenho por esta altura pouco mais de 800 habitantes.

Já lá fui várias vezes, podendo sugerir para matar a fome, na madalena, O Cinco, mas convém ir cedo porque enche rapidamente.

 

“Ainda posso falar de um jogo de ontem?”, perguntou O OLHA

“Sim, claro. Diz lá”.

“Em Turquel tivemos os irmãos Rafael, dois filhos da terra, frente a frente. O Tiago marcou um golo, mas o Diogo saiu mais feliz da Aldeia do Hóquei.

“Interessante, sem dúvida. E tu O ALÉU, andaste por onde neste domingo.

“Resolvi olhar para as equipas que hoje marcaram mais de 10 golos”.

“Deixa-me adivinhar, pensavas que não eram muitas?”.

“Bolas, pois foi. Já me conheces bem. Mas vamos lá a isso. Nos femininos, Académica (11), Campo de Ourique (11) e a Sanjoanense (18), enquanto que do lado masculino festejaram muitas vezes o Águias (10), Beja (10) e Santa Cita (10)”.

“Setenta golos em seis jogos, foi muita festa e apitadela. Ficamos por aqui. Boa semana e portem-se bem”.

 

À semelhança de ontem, continuamos à baliza no FORA DO RINQUE.

Com número de craque da bola nas costas, faz a diferença num lugar tão ingrato em qualquer modalidade.

 

Nome Completo: Simão Neves Loureiro

Clube atual: Grupo Desportivo e Coral de Fânzeres

Alcunha (se tiver): Não tenho

Idade: 30 anos

Local de Nascimento: Valongo

 

Clube estrangeiro futebol: AC Milan / Inter

Jogador português futebol: Vítor Baía (para não ser sempre o Cristiano Ronaldo)

Jogador estrangeiro futebol: Roberto Carlos (antigo lateral esquerdo do Real Madrid)

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Ricardinho (futsal)

Prato: Francesinha

Sobremesa: Cheesecake

Bebida: Água

Filme: O Lobo de Wall Streat / Man on Fire

Ator: Denzel Washington / Leonardo DiCaprio

Atriz: Julia Roberts

Série televisiva: Não tenho

Livro: Não tenho

Cidade portuguesa: Porto / Braga / Viana do Castelo

Cidade estrangeira: Londres / Amesterdão

Animais de estimação: Cão

Jogo de computador/consola: PES

Hobbies: Bricolage

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Voleibol

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Na verdade o momento em concreto não foi um, mas sim o período em que eu joguei no Marítimo Sport Clube (Açores), desde de 2012 até ao final da época 2015/2016.

Resumidamente foram os momentos mais “altos” da minha carreira. Tudo começou na época 2011/ 2012, mais concretamente no final dessa época, em que o Marítimo Sport Clube participou no campeonato regional dos Açores e o 1º qualificado desse torneio concentrado tem direito a participar no Campeonato Nacional da 3º divisão na época seguinte (com apoios do governo regional).
E assim foi, fomos campeões do torneio regional (quando as probabilidades eram reduzidas), na época 2012/ 2013 conseguimos ser vice-campeões nacionais da 3º divisão, perdendo o campeão na altura para o CART Taipense. Na época 2013/ 2014 conseguimos um excelente 5º lugar na 2º divisão Zona Sul, sendo que nas épocas depois, 2014/2015 e 2015/ 2016, conseguimos as respetivas manutenções na 2º divisão nacional, que era o objetivo.
Foram de factos os “palcos mais altos” onde eu tive a oportunidade de competir, com grupos sempre espetaculares, com muitas viagens de avião, que eram um grande desgaste (e quem continua a fazer estas mesmas viagens sabe bem o que eu falo), mas acima de tudo o espirito nessas 4/5 épocas nos Açores foram os melhores momentos da minha carreira desportiva.

Quando uma equipa marca dezoito golos num jogo, de lá pode sair um forte candidato para O VELHO de hoje.

Neste caso trata-se de uma candidata que passou a eleita.

Chama-se Daniela Silva e marcou sete golos em São João da Madeira.

 

#nãosedeixeenganarpelosloucos


Sem comentários: