Talvez já não se esperasse que fosse em 2021, mas Jorge Jesus deixou o Benfica a 28 de dezembro.
Na minha opinião a sua saída só pecou por tardia, pois foi ano e meio com pouca qualidade futebolística da sua equipa, passando a jogar com três centrais para não ter que deixar as suas aquisições no banco, além de continuar a desprezar a formação encarnada.
Chega Nélson Veríssimo – aparentemente até ao final da época – que estava ao comando da equipa B.
Basta que sua nova equipa jogue metade do que os mais novos, para já ser melhor do que até agora nos mais velhos.
Ainda em formato de balanço do ano que terminou há dias, o destaque do CANTINHO LUSO de hoje vai para Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que conquistou duas Taças Libertadores – 2020 e 2021 – com a curiosidade de as duas finais se terem realizado o ano passado, porque causa do Covid.
O técnico português lançou recentemente um livro sobre estas duas conquistas, Cabeça fria, coração quente, um título que dava jeito a tantos do Mundo do futebol.
A Federação Francesa de Futebol cansou-se dos constantes confrontos entre adeptos em diversos jogos e castigou fortemente o Paris FC e Lyon, jogo da Taça gaulesa que foi interrompido ao intervalo.
Além de pesadas multas pecuniárias, foi atribuída derrota às duas equipas, o Lyon – cujos os adeptos iniciaram a pancadaria – ficam proibidos de irem a jogos fora de casa até ao final da época e caso reincidam, ficarão fora da Taça no próximo ano.
Já os parisienses viram o seu estádio interditado por cinco jogos.
Um bom exemplo de como se pode acabar com os arruaceiros!
No QUE MAUS de hoje vou deixar uma bicada aos sportinguistas.
Todos nos recordamos das contantes queixas contra a arbitragem, dos lutos e, mais recentemente, da indignação de Frederico Varandas quando não venceu em Famalicão.
Alguém se recorda de uma critica da estrutura dos leões nos últimos tempos?
Nada!
Obviamente que quando se ganha é mais fácil estar calado, mas se por exemplo Paulinho fosse jogador do Portimonense, tivesse agredido um jogador do Sporting, visse só um cartão amarelo e depois marcasse três golos decisivos para a vitória dos algarvios o que diriam os sportinguistas?
Os dois pesos da verdade desportiva!
O último jogo do ano da Liga portuguesa foi no Dragão.
Nada a dizer sobre a justiça da vitória do FC Porto, mas os critérios arbitrais – mesmo com VAR – são sempre desequilibrados nesta casa.
Um pequeno exemplo, tenho como comparação os dois Clássicos de dezembro.
Fábio Cardoso conseguiu que Darwin regressasse com seis pontos a Lisboa, nem amarelo viu e deixou o uruguaio fora do segundo jogo.
André Almeida pisou a ponta da bota de Otávio, este fez uma excelente teatralização à boa maneira brasileira, colocando o capitão benfiquista na rua, ele que tinha visto o primeiro amarelo numa encenação do andebolista Fábio Vieira.
Pormenores que fizeram toda a diferença.
No GPS de hoje vamos voar até ao Açores, mais concretamente até ao Grupo Central.
A Associação Futebol da Horta organiza uma competição com seis equipas, do Faial e Pico, sendo que vamos conhecer um bocadinho melhor o Clube Desportivo Lajense, atual líder da prova, coletividade fundada em 1924.
Este clube pertence à freguesia das Lajes do Pico, que nos últimos dez anos perdeu 7,9% da população, tendo nesta altura um pouco mais de 4300 habitantes.
Já visitei várias vezes esta ilha, pelo que vou sugerir, para alimentar o estômago, o Restaurante Ritinha, muito perto do antigo pelado do Lajense e do Atlântico.
Uma história de derreter corações antes de terminar o primeiro Pé Esquerdo de 2022.
Na 2ª divisão dos Países Baixos, Jeff Hardeveld, lateral esquerdo do FC Emmen, foi expulso - com um vermelho direto - do jogo com o FC Eindhoven, por indicação da 4ª árbitra Shona Shukrula.
Até aqui nada de anormal, não fosse o facto de Jeff se ter apaixonado nesse momento por Shona, relação oficializada no início do novo ano.
O Amor com chuteiras ainda é mais lindo!
Por último, como habitualmente, vamos ver quem leva O VELHO desta semana.
Desta vez vou distinguir dois excelentes jogadores, ambos sul-americanos, Darwin Núñez e Luis Díaz, que lideram a lista dos melhores marcadores no virar do ano.
Até para a semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário