terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola


Regresso a um assunto que trouxe aqui a semana passada, a questão do adiamento de jogos por acordo entre os clubes das ligas profissionais portuguesas.

A Liga veio esclarecer o que já te tinha ficado esclarecido, ou seja, uma equipa tem jogadores infetados, pede o adiamento ao clube adversário dessa jornada e duas coisas podem acontecer.

Se são clubes amigos, a resposta é positiva, mas se pelo contrário não se puderem ver um ao outro, lá chegará o não.

Reafirmo o que escrevi nessa altura. 

Só devia haver adiamentos se, comprovadamente, uma equipa não tivesse 13 jogadores disponíveis, conforme ficou definido após o escândalo do Jamor.

Acordos para adiar jogos não deviam existir!

 

Vamos até à Premier League n’O CANTINHO LUSO de hoje.

O Manchester United não está a atravessar um bom momento, Cristiano Ronaldo, lesionado, não jogou nos dois últimos jogos, mas Bruno Fernandes assumiu o papel do capitão da seleção nacional, bisando no terreno do Aston Villa, que apesar de não terem chegado para os três pontos, valem a distinção neste espaço.

 

Acreditem que não tenha nada contra a Liga Portugal, mas as asneiras são tantas que não há como fugir.

No dia seguinte a ter vindo fazer um esclarecimento sobre as regras da realização ou adiamentos de jogos em equipas com surtos de Covid, voltou a por a pata na poça.

O Farense deslocou-se à Póvoa de Varzim para realizar um jogo – que já tinha sido adiado uma vez – e já no estádio recebeu a informação da Liga que o jogo foi adiado, porque o Delegado de Saúde resolveu isolar todo o plantel.

Enorme incompetência!

 

No QUE MAUS de hoje vou dar um salto até à Taça das Nações Africanas, mais concretamente à arbitragem do zambiano Janny Sikazwe na partida entre Mali e Tunísia.

Na segunda parte do jogo houve nove substituições, duas intervenções do VAR e uma paragem para hidratação, sendo que o árbitro terminou o jogo aos 85 minutos.

Perante os protestos dos tunisinos – que perdiam por 1-0 – e o alerta do 4º árbitro, o árbitro reconheceu o erro e retomou o jogo, expulsou pouco depois um jogador do Mali, o jogo voltou a parar, mas Sikazwe voltou a dar o jogo por terminado 30 segundos antes do noventa!

Vinte minutos depois do apito final, a organização da prova interrompeu e conferência de imprensa do treinador maliano para que o jogo fosse reatado, mas os tunisinos não regressaram ao campo, protestaram o jogo, mas a organização homologou o resultado e desculpou o juiz da partida referindo que ele sofreu uma insolação.

Duas prendas para este árbitro: um relógio novo e um boné!

 

O jornal A Bola apresentou no sábado um interessante estudo sobre a primeira volta da Liga portuguesa.

A primeira constatação é que nunca se marcaram tantos golos numa 1ª volta como nesta temporada, num campeonato com 18 equipas.

Foram marcados 422 golos, uma média de 2,76 por jogo, mais dezasseis golos do que o melhor registo até agora que vinha da época 2017/18.

Vamos lá fazer uma comparação com a época passada, em termos de pontuação.

O Gil Vicente é a equipa que mais cresceu em termos pontuais, tendo mais 10 pontos do que há um ano, sendo que no lado oposto o Paços de Ferreira perdeu 17 pontos em relação à temporada anterior.

Alguns destaques individuais: Darwin (Benfica), foi o melhor marcador, Rafa (Benfica) quem mais assistências fez, Luis Díaz (FC Porto) foi quem mais rematou à baliza, João Mário (Benfica) foi quem mais cantos marcou, sendo que o maior número de cruzamentos saiu dos pés de Nuno Santos (Sporting).

Para terminar, sabem quem concretizou mais penáltis?

João Pedro, médio do Tondela, que só num jogo marcou três.

 

Esta semana no GPS vamos conhecer uma equipa da Associação de Futebol de Lisboa, que foi o último clube que representei oficialmente na época de 1987/88.

A Associação Desportiva do Carregado foi fundada em 1950, tem como recinto o campo José Lacerda Pinto de Barreiros, militando na 2ª Divisão Distrital e ocupando nesta altura o 10º lugar.

A vila pertence à União de Freguesias do Carregado e Cadafais, concelho de Alenquer, tendo nos últimos 10 anos um acréscimo populacional de 8,8%, registando nesta altura 14600 habitantes. 

Falta encontrar um local para confortar o estomago e há vários nesta zona, mas vou sugerir o Restaurante Gamboa, no Carregado.

 

As questões de arbitragem no futebol, por muitos meios eletrónicos que se inventem, vão ser sempre um tema de discussão.

Tendo como exemplo o ténis, onde existe o denominado olho de falcão, que utiliza sofisticados meios de verificação, existem algumas vezes atletas a duvidar do ponto onde a bola tocou, referindo que a marca não é aquela disponibilizada por essa tecnologia.

Só no fim de semana passado, o VAR em Portugal cometeu dois erros graves – Luz e Bessa – cometidos por Bruno Esteves e Rui Oliveira, que quando eram árbitros de campo tinha uma qualidade medíocre.

O início da solução começa aqui, não permitindo que eles continuem em funções de responsabilidade.

Árbitros maus não vão passar a bons só por terem meios tecnológicos em frente aos olhos.

 

Um hat-trick é sempre um hat-trick, mesmo quando os três golos não são seguidos.

Esta é uma afirmação que eu não subscrevo, mas O VELHO de hoje vai para o brasileiro Evanilson - do FC Porto - que no domingo marcou três golos no Jamor.

 

Até para a semana.

Sem comentários: