terça-feira, 8 de março de 2022

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola


Conforme referi aqui há oito dias, uma das formas de penalizar a Rússia pela a invasão à Ucrânia, no campo desportivo, era margina-la, deixando-a a jogar sozinha, talvez na Praça Vermelha com os seus amigos bielorrussos, que, na minha opinião, deviam ter a mesma penalização.

As decisões da UEFA E FIFA deixam a seleção nacional fora do play-off para o Mundial deste ano no Catar, o Dínamo Moscovo banido da Liga Europa, que defrontaria os alemães do Leipzig – onde joga o internacional André Silva – e a seleção feminina fica fora do Europeu deste ano, podendo ser a seleção portuguesa a substituí-la.

O mais ridículo de toda esta situação foi a reação da federação russa que afirmou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), porque, e passo a citar: “Acreditamos que esta decisão é contrária às normas e princípios das competições internacionais e também do espírito do desporto. É discriminatória e lesiva para um largo número de atletas, treinadores e funcionários, e, o mais importante de tudo, milhões de adeptos, cujos interesses deviam ser protegidos”.

Então e os atletas, treinadores e funcionários, mais os milhões de adeptos ucranianos que ficaram privados de tudo e até da liberdade?

Há um ditado português que se adapta aqui na perfeição.

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

 

O CANTINHO LUSO de hoje trás de novo Abel Ferreira, que ao comando do Palmeiras conquistou a Recopa, o equivalente na América do Sul à Supertaça Europeia, batendo (2-0) na 2ª mão o Athletico Paranaense, depois de um empate a dois na 1ª mão.

O técnico conquistou o quatro título à frente da equipa de São Paulo, tornando-se no treinador com mais títulos internacionais da história do clube, conquistando duas Libertadores e uma Taça do Brasil, destronando Luíz Felipe Scolari que tinha ganho três provas.

 

Por falar em guerra, continua a de palavras por causa da Superliga europeia de futebol.

Javier Tebas, presidente da Liga espanhola afirmou “que a Superliga mente mais que Putin” - o que não lhe ficou muito bem nesta altura do conflito – acusando Real Madrid, Barcelona e Juventus de continuarem empenhados na organização de uma competição europeia à margem da UEFA. “Temos que ser idiotas para acreditarem naquilo que eles dizem”, referiu Tebas.

Também o presidente da UEFA, Aleksander Seferin, criticou os três clubes: “Primeiro, começaram com esta ideia absurda no meio da pandemia. Agora querem voltar no meio da guerra. São livres de organizar as suas próprias competições. Mas, nesse caso, deixam de participar nas nossas”, concluiu Seferin.

Já o presidente da Juventus, Andrea Agnelli disse que “a Superliga ão falhou” e acrescentou que dentro de cinco anos a sua equipa estará a “disputar a maior competição de clubes do mundo”.

Estas declarações foram proferidas durante uma conferência organizada pelo Financial Times sobre o tema Negócio do Futebol.

Por esta altura talvez fosse mais importante estarem preocupados, só, com a Europa.

 

No QUE MAU de hoje segue uma exigência.

Expurgar do futebol português este senhor, de nome Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto.

Em virtude de no aeroporto de Lisboa ter sido pedido que a sua equipa efetuasse um controlo de temperatura – a pandemia ainda não terminou – este indivíduo escreveu no Twitter que “O Putin de Lisboa” teria complicado a vida à comitiva portista, nunca dizendo a quem se referia.

Numa altura em que o conflito na Ucrânia preocupa todo o Mundo, recorrer a esta analogia é no mínimo estúpido e demente.

Depois de criticado por imensos adeptos azuis-e-brancos, apagou a publicação, mas o mal já estava feito.

Vermelho direto, para sempre, para este arruaceiro!

 

Por coincidência, no passado sábado tivemos eleições para a presidência de dois clubes da 1ª Liga, Sporting Clube de Portugal e Vitória Sport Clube.

Nos leões a vitória normal – com 85,8% dos votos - e esperada de Frederico Varandas, que vai continuar no comando da nau verde-e-branca.

Já no Vitória tivemos um facto insólito na história do clube, pois pela primeira vez o presidente em exercício, Miguel Pinto Lisboa, não venceu as eleições, sendo o novo timoneiro dos vimaranenses António Miguel Cardoso que ganhou com 62,5%. 

A diferença entre as equipas que ganham e as que não o conseguem muitas vezes.

 

No GPS de hoje vamos conhecer a Associação Cultural Desportivo e Recreativo de Lamelas, equipa que disputa a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, sendo o 5º classificado na fase de apuramento do campeão.

Situado no concelho de Castro Daire, este município que nos últimos dez anos perdeu 10,5% da sua população, tendo nesta altura pouco mais de 13700 habitantes.

Se partir do Porto chega lá em hora e meia, mas de sair de Lisboa demorará mais duas horas, mas como vai chegar lá cheio de apetite, vá até ao Restaurante O Terminal, na Avenida General Humberto Delgado.

Fica no número 13, mas não dá azar.  

 

O CANTO DA PALERMICE de hoje vai para as claques de Sporting e Benfica e para a sua falta de educação.

O que se passou em Alvalade e em Portimão é lamentável.

Todos, ou quase todos, criticaram o Cartão de Adepto, que era uma forma de limitar as liberdades dos cidadãos, que não servia para nada.

Pelo menos podia servir para identificar aos arruaceiros que cometem estes crimes e que ficam impunes. 

 

Apesar de pequena, a minha aldeia, com cerca de 400 habitantes tem uma equipa de Infantis, que participa no Distrital de futebol de 9.

Dum grupo que começou com 14 atletas, nesta altura está reduzido a 12, mas de que vez em quanto há uns que não podem ir.

Foi o que aconteceu no domingo passado na deslocação a Montemor, onde apenas tiveram 9 jogadores.

Para aumentar as dificuldades, o guarda-redes lesionou-se durante o jogo e teve que ser substituído por um jogador de campo, ficando a equipa redizída a 8 miúdos.

De imediato o treinador do União local retirou um jogador para que as equipas ficassem em paridade numérica.

Isto sim é fair-play!  

 

O VELHO desta semana vai para o internacional português Gonçalo Guedes, jogador do Valência.

Na meia-final da Taça do Rei frente ao Athletic Bilbao, fez um grande golo no Mestalla, o único da partida e que colocou a equipa che na final da prova.

 

Até para a semana.

Sem comentários: