terça-feira, 3 de maio de 2022

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola

No dia em que o Benfica conquistou a Youth League, Luís Filipe Vieira veio a terreiro criticar Rui Costa.

Eu sou daqueles que acredita na presunção de inocência, mas acho que as pessoas que estão envolvidas em processos judiciais deviam estar sossegadas no seu canto.

Entre as muitas ferroadas que o antigo presidente do Benfica deu ao atual líder encarnado, retive duas afirmações.

A crítica à chegada de um treinador estrangeiro, quando no tempo de Vieira teve cinco, tantos como os portugueses que passaram pelo comando técnico enquanto era o dirigente máximo do clube.

Depois afirmou ”... de certeza que há mais de uma dúzia para entrar na equipa principal”, referindo-se aos jovens da formação encarnada.

Acho que Luís Filipe Vieira devia ter vergonha.

Foi ele que foi buscar Jorge Jesus, depois de o ter criticado na primeira passagem pelo clube por não apostar nos jogadores da formação.

Há alturas em que estar calado é uma bênção.

 

O destaque no CANTINHO LUSO de hoje para Rafael Leão, antigo jogador do Sporting, agora ao serviço do Milan.

O internacional português marcou no domingo – a cinco minutos do fim - o golo solitário frente à Fiorentina, mantendo a sua equipa na frente da classificação com mais dois pontos que os vizinhos do Inter.

 

Sem os disparates de Luís Filipe Vieira, regresso à vitória do Benfica na Liga dos Campeões dos mais novos.

Quando a equipa encarnada foi goleada em Kiev - nessa altura em paz – poucos se atreveriam a vaticinar que os jovens encarnados chegariam à vitória na prova.

Pelo caminho ficaram equipas como Bayern, Barcelona, Sporting e Juventus, até chegar à final onde esmagou os austríacos do Salzsburg, equipa que joga na 2ª divisão do campeonato local, em vez de disputar uma prova de juniores.

Quando chegam estas vitórias, logo vem a questão de como se vão aproveitar estes miúdos, como a quererem que eles sejam de imediatos titulares na primeira equipa.

Tudo tem o seu tempo, como dizia o outro, sem queimar etapas, sem precipitações.

Em 2019 o FC Porto venceu esta prova e só esta temporada, jogadores dessa equipa, são quase sempre titulares da equipa principal.

Tudo tem o seu tempo, tudo tem o seu ritmo.

 

Já dei a minha opinião sobre este assunto, mas como ele teve novos desenvolvimentos, volto à carga.

Tem a ver com o jogo entre FC Porto e Portimonense, onde o treinador da equipa algarvia optou por apresentar uma equipa bem diferente do habitual, sendo goleado no Dragão por 7-0.

Apesar de não concordar com a opção de Paulo Sérgio, pois acho que devem jogar sempre os melhores, o processo agora aberto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol podia estar perfeitamente no CANTO DA PALERMICE.

O treinador tem um plantel que gere como entende, nunca podendo ser posto em causa os jogadores que coloca em campo.

Todos nós temos o direito a opinar, e até achar estranha a opção, mas perder tempo com um processo disciplinar, parece-me um verdadeiro disparate.

Nada vai ser provado, porque é impossível, por isso só me resta entregar o QUE MAU de hoje. 

 

Numa altura em que todos garantem que Roger Schmidt será o novo treinador do Benfica, o seu compatriota Jurgen Klopp acrescentou mais dois anos ao seu contrato, numa altura em que a sua equipa luta pelo título e Liga dos Campeões.

Ao seu estilo brincalhão, bem diferente do habitual gélido comportamento alemão, o atual treinador do Liverpool divulgou um vídeo onde deixou a explicação para esta renovação de contrato: “Porque vou ficar? Porque a Ulla quer ficar. E como bom marido, o que é que tu fazes quando a tua mulher diz que quer ficar? Tu ficas”.

Mais a sério, Klopp dirigiu-se aos adeptos: “Essa foi uma das razões, mas não a única. Vocês sabem o quando adoro o nosso clube. É o melhor lugar para se estar”.

Não basta ser bom treinador, também é necessário ser um bom comunicador.

Espero que Schmitd também o seja.

 

NO GPS de hoje vamos atá ao distrito de Castelo Branco para conhecermos a Associação Cultural e Recreativa de Atalaia do Campo, coletividade fundada em 1973, equipa que está no 3º lugar da fase apuramento do campeão da 2ª divisão distrital.

A localidade de Atalaia do Campo - concelho do Fundão – pertence à União das Freguesias de Póvoa da Atalaia e Atalaia do Campo que nos últimos dez anos perderam 12,5% da sua população, tendo agora pouco mais de 1000 habitantes.

A duas horas e meia de Lisboa e do Porto, quando lá chegar vá até Póvoa da Atalaia onde pode comer um bom grelhado no Café Restaurante A Pedreira.

 

No CANTO DA PALERMICE de hoje viajamos até ao Funchal.

O jovem benfiquista Sandro Cruz estreou-se pela equipa principal, tendo sido vítima de um lance violento de um jogador maritimista que lhe valeu a justa expulsão.

A partir dessa altura passou a ser assobiado pelo público local, sempre que tocava na bola.

Acredito que não foi por causa da cor da pele, mas apenas por mera palermice. 

 

Pela segunda semana consecutiva, apesar de constantemente recordado pela Comunicação Social, ainda não tivemos campeão em Portugal.

Na primeira o FC Porto perdeu em Braga, ficando com seis pontos de avanço, este fim de semana, venceram os dois e marcaram quatro golos cada, adiando para a próxima semana a possibilidade de ser entregue o troféu da época 2021/22.

Será que vai ser no próximo sábado?

Aos azuis-e-brancos só falta um ponto e deslocam-se ao Estádio da Luz – jogo às 6 da tarde – o último jogo em casa dos encarnados.

Fácil de dizer que é um jogo de tripla, mas também vai ser a derradeira oportunidade do Benfica fazer uma boa exibição e adiar a decisão para a última jornada, se, claro, o Sporting vencer em Portimão às 8 e meia da noite.

A única coisa que desejo, é que os responsáveis encarnados não reeditem as imagens de 2011, caso o FC Porto faça em festa na Luz.

Mais importante do que saber ganhar, é saber perder.

 

Nasceu em 1959 – como eu - no dia de Portugal.

No sábado passado o italiano Carlo Ancelotti tornou-se no primeiro treinador a ser campeão nas cinco maiores Ligas Europeias.

O percurso começou em 2003/04 com a vitória do Milan no scudetto, seis anos depois foi campeão na Premier League pelo Chelsea, seguiu para França onde deu o primeiro título de sempre ao milionário Paris Saint-Germain.

Daí seguiu para Munique onde obteve o bis com o Bayern em 2016/17 e na época seguinte, para agora, na segunda passagem pelo Santiago Bernabéu, conquistar La Liga e entrar na história do futebol europeu.

Para Carlo Ancelotti vai O VELHO de hoje.

Justíssimo!

 

Na próxima semana vou estar de novo entretido com aléus e patins, desta vez no feminino, pelo queO Melhor Pé Esquerdo de Oriola regressa no dia 17 de maio.

Sem comentários: