sábado, 24 de setembro de 2022

Crónicas do Bom Malandro

A cava ficou lá

 

Depois de uma paragem de quase quatro meses, o arranque na semana passada foi um bocadinho penoso.

Não só pelo problema de saúde que me afligiu, mas também porque tenho necessidade de voltar a criar as rotinas que me permitem fazer as Crónicas.

Mas quando eu pensava que a normalidade estava reposta, logo surgiu uma belíssima dor de dentes, ou melhor dizendo, a dor de um dente.

Liguei o portátil e esperei que eles surgissem nas suas janelinhas.

Ouviram-se três cliques e lá surgiu o trio maravilha.

“Bom dia Tio”, cumprimentaram eles.

“Bom dia juventude”.

“Tio, já pensaste em ir à bruxa?”, questionou o OLHA com um sorriso rasgado.

“Vocês sabem que eu não acredito nessas coisas, mas aqui por casa, quando se avaria alguma coisa, nunca é só uma e eu devo estar a ir pelo mesmo caminho”.

“Mas o problema já está resolvido?”, quis saber a RODINHAS.

“De forma definitiva, tive que extrair o dente, pois a raiz estava quebrada. Este já não me dói mais”, ri-me eu. “Bem, antes de irmos ao trabalho, alguém tem mais alguma questão?”.

“Tio, tenho uma dúvida. Onde fica Sant Sadurní d’Anoia?”, perguntou o ALÉU.

“Porque raio queres tu saber isso? Vais lá passar férias no Natal?”, questionou a RODINHAS em jeito de gozo.

“Calma, eu sei o motivo da pergunta. Nesta localidade está a realizar-se o Europeu masculino de sub-17”.

“Eu sei que é em Espanha”, garantiu o OLHA.

“Verdade. Fica na comarca de Alt Penedès, província de Barcelona, na Comunidade Autónoma da Catalunha. Este município é muito conhecido como sendo o berço da cava”.

“Isso agora é outro problema! O que isso da cava?”, perguntou o ALÉU entre duas grandes gargalhadas.

“Vou explicar. A cava é um tipo de vinho espumante, similar ao champanhe francês e muito famoso nesta zona”.

“Olha uma boa bebida para festejar mais logo a vitória portuguesa”, brincou a RODINHAS.

“Vamos devagar. Primeiro temos que ganhar e depois estamos a falar de garotos que não devem beber álcool”, expliquei eu. “Já que estás tão interessada na festa por terras espanholas ficas com a final do Europeu. Vocês os dois escolhem o que vão fazer, enquanto que eu vou focar-me no campeonato português. Estão de acordo?”.

“Sim Tio”, gritaram eles enquanto desapareciam do ecrã.

Fiquei a pensar naquela questão de ir à bruxa.

 

No GPS deste sábado vamos até Ourém, antigamente conhecida como Vila Nova de Ourém.

Lá vamos encontrar um clube que deu os primeiros passos em 1952, atualmente incluído na Associação de Patinagem do Ribatejo.

A cidade de Ourém pertence ao distrito de Santarém, sendo que a população do município diminuiu 2,6 nos últimos dez anos, registando pouco mais de 24000 habitantes no final do ano passado.

Partindo de Lisboa chega lá em 90 minutos – o tempo de um jogo de futebol – provavelmente com fome. Desloca-se mais 10 minutos pela EM 113 e vai encontrar O Palhinhas, perto de Alburitel.

Não se vai arrepender.

 

O dia já ia longo quando me sentei em frente do computador, com o corpo a pedir descanso.

Tudo começou com uma bela almoçarada em casa de um recém-habitante de Oriola, e não, não bebi nada, pois estou a tomar antibiótico por causa da inflamação na boca.

Depois foi muito futebol e hóquei em vários monitores, coisa que não falta por aqui.

Portátil a sair do modo de repouso, aplicativo aberto, restava esperar por eles.

As janelas começaram a surgir e de lá saltaram aquelas cabecinhas inteligentes.

“Boa noite Tio” saudaram os três.

“Desculpa Tio, mas a final lá em Espanha durou muito” explicou a RODINHAS com um olhar triste.

“Então miúda, alguém tinha que vencer, vamos lá arrebitar. Que tal foi o jogo?”.

“Foi uma grande final, nós entrámos muito bem com dois golos de vantagem, os espanhóis deram a volta, sendo que depois só o melhor que conseguimos foi estar três vezes em igualdade. Depois a arbitragem ...”.

“Espera aí ...”, interrompi eu, “... não sei se chegaste a saber, porque não entraste no início da equipa, mas falar dos árbitros não faz parte do nosso trabalho, ok?”.

“Certo Tio, entusiasmei-me. Eles tinham-me explicado essa regra, peço desculpa”.

“Tudo bem, não há problema. Vamos continuar com o ALÉU”.

“Hoje fui ver como está a Liga feminina espanhola. As vice-campeãs continuam invictas, na liderança e com companhia, como era de esperar, pois ainda só estamos na 2ª jornada. Destaque para a goleada do Telecable que na jornada inaugural tinha empatado a zero, o que significa que descobriram o caminho para a baliza”, terminou ele.

“Pois, devem ter afinado a pontaria durante a semana. Agora seguimos para o OLHA”.

“Eu estive atento ao campeonato italiano, também está na 2ª jornada por lá, sendo que nesta altura só o campeão Trissino e o Sarzana venceram os dois jogos, mas as duas formações tiveram que sofrer para arrecadarem os três pontos. Uma curiosidade, nas duas jornadas disputadas nenhuma equipa ficou em branco”.

“Agora sou eu. Como tinha prometido estive de volta da 1ª divisão. Na estreia do Murches em casa, foi por 18 segundos que a equipa da casa não arrancou os primeiros três pontos. Uma igualdade, a segunda da Oliveirense em dois jogos, ou seja, ainda não perdeu, mas a vitória também ainda não surgiu esta época. Das equipas que fizeram dois jogos apenas o Barcelos está 100% vitorioso”.

“Na quarta-feira temos o derby na Luz, jogo adiado desta jornada”, informou o ALÉU.

“Correto. Pronto mais um dia terminado e está na hora de irmos todos descansar”.

“Até amanhã Tio” e lá desapareceram juntamente com os quadradinhos.

 

Aturou-me de micro em riste em Bragança.

Não satisfeito, mais um conjunto de questões no FORA DO BANCO desta semana.

Que chato que eu sou!

 

Nome Completo: José Pedro Dias Mateus

Clube atual: Associação Patinagem de Coimbra

Idade: 42 Anos

Local de Nascimento: Sé Nova - Coimbra

 

Prato preferido: Carne de porco à alentejana

Melhor cidade para viver: Coimbra

Livro que está na mesa de cabeceira: Ser treinador

O filme que já viu mais do que uma vez: Mr. Bean

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, na Associação Académica de Coimbra e Clube Académico de Bragança

Como/quando chegou a opção de ser treinador: A partir do momento em que acabei a carreira de jogador e acabei também a minha licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Física

Clubes/seleções que já treinou: Associação Académica de Coimbra, Amigos da Freguesia de Arazede, Vigor da Mocidade, Futebol Clube Oliveira do Hospital, H. C. “Os Tigres”, Juventude Ouriense e Associação Patinagem de Coimbra

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Equipas de formação

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Uma semana

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: A dupla penalização por vezes, na marcação de penalties ou livres diretos e o respetivo azul

Maior tristeza como treinador: Ter ficado a 1 ponto do play-off de subida com o Futebol Clube Oliveira de Hospital em Seniores Masculinos

E, claro, a maior alegria: A excelente época realizada com o Futebol Clube Oliveira do Hospital em Seniores Masculinos culminada com o 3º lugar na nossa série esse ano

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: As sucessivas paragens, ou seja, quando a equipa contrária está sempre a fazer antijogo.

 

A SACADA de hoje coincidiu com o arranque da Nacional feminino português.

Só tivemos um jogo, mas com uma dúzia golos na vitoria da Académica da feira no campo do Vila Nova do Bispo, com destaque para a Rita Coelho que sofreu 11 golos.

 

Nem sempre é necessário ganhar para se levar esta distinção.

Fez um Europeu de enorme qualidade, aliás, como toda a seleção de sub-17, hoje na final marcou quatro golos e tem um futuro risonho pela frente.

Para o Vítor Oliveira, Viti Jr no mundo do aléu, segue O VELHO de hoje.

Sem comentários: