domingo, 25 de setembro de 2022

Crónicas do Bom Malandro

Dia da Mulher

 

Levantei-me cedo para tomar o antibiótico e já não regressei à cama.

Com a companhia do Pablo e do Pizzi – os meus cães – além da cantoria do Chiquinho – o canário – liguei o portátil.

Fui ler o jornal A Bola, que recebo de forma digital há mais de uma década, pois agora se o quisesse ler em papel, como fiz durante muitos anos, tinha que me deslocar a Viana ou Portel, pois aqui na aldeia não se vendem jornais.

Olhei para o relógio, ainda faltavam 15 minutos para o horário que combinei com eles, pelo que aproveitei para arrumar o material para a narração de logo à tarde.

Qual relógio suíço, religiosamente à hora combinada, eles surgiram no ecrã.

“Bom dia Tio”.

“Bom dia juventude”.

“O Tio está bem melhor de que na semana passada”, recordou a RODINHAS.

“Sem dúvida, estou a voltar ao meu normal. Amanhã já vou retirar os pontos que tenho na gengiva”, confirmei eu.

“Podemos falar qualquer coisa fora da caixa, ou seja, sem ser de hóquei em patins?”, perguntou o OLHA.

“Claro, temos sempre aqui um bocadinho de manhã para isso”.

“Eu estou muito triste. Vocês sabem que eu jogo ténis, comecei a ir com o meu Pai e nunca mais parei. Adorava ver jogar o Roger Federer e ele agora terminou a sua carreira”, lamentou ele.

“A vida é assim, eu também era fã dele, ficava sempre aborrecido quando ele perdia, mas como diz uma letra dos Queen, the show must go on”.

“Gosto muito desse tema”, afirmou o ALÉU.

“Conheces essa banda?”, perguntei-lhe eu.

“Conheço e bem. É a banda preferida do meu Pai e desde muito pequeno que eu me lembro de ouvir e ver com ele. De vez em quanto, quando tenho tempo, vou ver no You Tube o concerto deles em Wembley”.

“Boa. Estou contigo, também gosto muito. Vamos lá então ver o que temos para hoje”.

“Poucos jogos Tio”, lamentou-se a RODINHAS.

“Pois são. Vamos fazer assim, cada um de vocês segue um jogo do Nacional feminino, sendo que hoje dão-me uma folga porque eu vou fazer a narração do Oriolenses”.

“Já começou o campeonato?”, quis saber o OLHA.

“Não, hoje é a primeira jornada da Taça Dinis Vital que esta época tem uma fase de grupos antes da fase a eliminar”.

“Uma espécie de Liga dos Campeões do distrito de Évora”, brincou o ALÉU.

“Mais ou menos isso”, ri-me eu com gosto. “Juventude, até logo”.

“Xau Tio, até logo”, despediram-se os três.

Évora Champions, as coisas que esta rapaziada se lembra.

 

Por esta altura voamos de avião até ao Funchal, de lá, seguimos, num voo rápido até Porto Santo, onde vamos conhecer no GPS deste domingo o Sporting Clube do Porto Santo.

O concelho porto-santense perdeu 4,5% da sua população nos últimos dez anos, tendo pouco mais de 5100 habitantes no final de 2021.

A praia de Porto Santo é magnífica, mas depois de vários mergulhos fica-se com vontade de alimentar o estômago.

Não fica no centro da ilha, mas uma visita ao Restaurante Pxo Grill é uma excelente opção com um tomahawk de sucesso.

 

Estava a olhar para a televisão que passava os golos de Portugal frente à Chéquia.

Que grande jogatana que a nossa seleção fez, até me admira a juventude não ter falado disso esta manhã.

Sentei-me, liguei o computador e esperei que eles chegassem.

Uma espécie de som metálico sinalizava o aparecimento deles no monitor.

“Boa noite Tio”, gritaram os três.

“Boa noite juventude. Vamos ao trabalho?”.

“Tio, esta manhã esquecemo-nos de uma coisa”.

“De quê?”, questionei eu.

“Não falámos daquela excelente vitória de Portugal em Praga”, respondeu o OLHA.

“Ainda pouco pensei nisso, enquanto via de novo os golos, admirado por vocês não se terem lembrado de falar nisso na nossa reunião matutina”. 

“Entusiasmamo-nos com os Queen e passou”, riu-se o ALÉU.

“Pois foi, mas está tudo dito sobre esse excelente jogo da nossa seleção. Vamos lá ao vosso trabalho. Quem começa?”.

“Posso ser eu”, avançou o ALÉU. “Estive no velhinho Carlos Bernardino, pavilhão do C.A.C.O., clube que faz 100 anos em dezembro”.

“Cem anos? A sério, que espetáculo”, gritou a RODINHAS.

“Posso continuar?”, perguntou ele a rir. “Foi um jogo bem interessante, em que cada uma das equipas ganhou uma parte, a primeira foi para as da casa e a segunda para as leoas, a diferença foi que o Sporting marcou nessa segunda metade mais do que as meninas de Campo de Ourique, num jogo com quatro golos de bola corrida”.

“Gostei dessa, de bola corrida”, brinquei.

“Se os outros são de bola parada ...”.

“Bem visto, estou de acordo, coisas que vêm do futebolês. Agora pode ser a RODINHAS.

“A minha atenção esteve concentrada na Aldeia do Hóquei onde tivemos um duelo intenso, com cartões azuis, quatro livres diretos desperdiçados, três deles para as miúdas da casa, resultado sempre incerto, marca o Benfica, marca o Turquel e foi assim até ao terceiro e derradeiro empate”.

“Grande jogo, mais uma equipa para tentar contrariar a superioridade habitual das encarnadas. Para terminar temos o trabalho do OLHA”.

“Ora vamos lá a isso. Eu estive a norte, mais precisamente nos Carvalhos. Para não fugir à regra desta tarde, tomem lá mais uma bela partida de hóquei. O Gulpilhares esteve sempre por cima do resultado, mas as cachopas da casa nunca desistiram de lutar pela vitória”.

“Três boas análises de três excelentes propagandas da modalidade. Alguém tem mais alguma coisa para dizer?”.   

“Tio, como ficou o Oriolenses”, questionou o ALÉU.

“O fora da caixa já fechou esta manhã. Se queres saber vais ao blogue do Tio Jorge no Alentejo”, disse eu, sublinhando com uma valente gargalhada.

“Bem Tio, boa semana e até sábado”, gritaram os três, que desligaram a comunicação antes de eu ter oportunidade de retribuir.

Será que estão fartos de mim?

 

No FORA DO RINQUE desta semana voltamos a ter um alentejano, um bocadinho mais velho do que o da semana passada.

Encostou o aléu durante algum tempo, mas as saudades falaram mais alto.

 

Nome Completo: Hernâni Ramos de Bastos

Clube atual: CACO

Alcunha (se tiver): Nani

Idade: 27 anos

Local de Nascimento: Aljustrel

 

Clube estrangeiro futebol: Boca Juniors

Jogador português futebol: Bruno Fernandes

Jogador estrangeiro futebol: Kevin de Bruyne

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: João Matos (Futsal)

Prato: Migas à alentejana

Sobremesa: Sericaia

Bebida: Licor Beirão

Filme: Duelo de Titãs

Ator: Não tenho

Atriz: Gisela Bundchen

Série televisiva: Family Guy

Livro: Como decifrar pessoas

Cidade portuguesa: Viana do Castelo

Cidade estrangeira: Barcelona

Animais de estimação: Uma cadela

Jogo de computador/consola: Call of Duty e FallGuys

Hobbies: Jogar padel, PlayStation

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Andebol

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Final-Four de Barcelos em sub-17.

 

Também na SACADA deste domingo temos um jogo feminino.

Em Coimbra foram marcados onze golos, com destaque para a Ana Sofia Canoso que sofreu oito golos e defendeu um penalty.

 

Hoje até parecia mal O VELHO não ir para uma senhora.

Neste caso vai para uma menina de 15 anos que hoje marcou três golos pelo Gulpilhares, importantes para a vitória.

Para Mariana Teixeira vai a distinção deste domingo.

Sem comentários: