terça-feira, 6 de setembro de 2022

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola

Todos – ou quase todos - conhecem a minha paixão por Jorge Jesus.

Não é surpresa para ninguém que ele não é adepto da formação nos clubes.

A semana passada lia que a titularidade de Morato (21anos) e António Silva (18 anos) no jogo do Benfica no Bessa, era uma das mais jovens de sempre na equipa encarnada.

Uma dupla mais jovem tinha acontecido à 14 anos, quando nessa altura – em setembro de 2008 - jogaram Miguel Vítor e Sidnei, ambos com 19 anos.

Claro que o Mestre da Tática não era o treinador.

Felizmente!

 

No CANTINHO LUSO desta semana o destaque para Daniel Podence.

Marcou o golo solitário do Wolverhampton frente ao Southampton que garantiu a primeira vitória da sua equipa na Premier League.

 

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar a Rita Latas da Sport TV, depois de uma denúncia do delegado do Sporting.

A jornalista questionou Rúben Amorim, na zona de entrevistas rápidas, sobre as afirmações de Slimani, pergunta a que o técnico sportinguista não respondeu.

Recordo que o regulamento em vigor impede os jornalistas, nesta zona do campo de fazerem perguntas à margem do jogo que terminou.

Percebo que a questão podia ter sido colocada na sala de imprensa, mas instaurar um processo disciplinar a um jornalista por fazer uma pergunta pertinente é um precedente muito perigoso.

Para terminar duas dúvidas.

Este regulamento da Liga é constitucional?

Se fosse um jornalista do sexo masculino a atitude seria a mesma?

Posteriormente o Conselho de Disciplina veio dizer que a ideia nunca foi castigar a jornalista.

Inacreditável!

 

Continuamos no campo disciplinar no PALERMA MAU desta semana e falamos de um caso ocorrido em 2019.

Num jogo particular realizado no início dessa temporada entre Académica e o Benfica, no Estádio Cidade de Coimbra, vários desacatos ocorridos na bancada fizeram interromper o jogo durante alguns minutos.

A equipa dos estudantes foi agora punida com um jogo à porta fechada, que vai cumprir na Liga 3, a 18 de setembro frente ao Sporting B.

A rapidez da justiça desportiva portuguesa até impressiona!

 

Agora que fechou o mercado de transferências em Portugal, retomo o assunto de que falei no arranque do Melhor Pé Esquerdo de Oriola há duas semanas.

A quem interessa existir incertezas nos plantéis com os campeonatos já a decorrer em toda a Europa?

Só aos empresários.

Se eles já lançam a confusão fora desta janela, durante ela é loucura total.

Compreendo e sou defensor das liberdades contratuais.

Mas tem alguma lógica um jogador assinar contrato por 5 anos e meses depois o seu representante já vir para os jornais afirmar que há clubes interessados.

Os mercados de cada país deviam fechar antes de começaram os campeonatos.

A bem da verdade desportiva!

 

Esta semana no GPS vamos até ao Açores, mais concretamente até à ilha do Faial.

Na sua capital, a Horta, vamos conhecer o Angústias Atlético Clube, coletividade que no próximo ano fará 100 anos, equipa que na época passada ficou no 6º e último lugar no campeonato da Associação de Futebol Faial/Pico.

O município perdeu 4,4% da sua população nos últimos 10 anos, registando nesta altura pouco mais de 14300 habitantes.

Já tive o privilégio de lá aterrar de avião e chegar de barco desde o Pico, sendo claramente o Peter Café Sport um dos ex-libris da cidade, além da Praia de Porto Pim, a única de areia branca no território açoriano.

Depois de um gin no Peter, pode almoçar no Ah! Boca Santa, que se situa no Mercado da Horta.

 

Começa hoje a fase de grupos da Liga dos Campeões onde vão estar presentes o FC Porto, Sporting e Benfica.

Com dificuldades diversas, obviamente que seria excelente que as três equipas portuguesas pudessem seguir em frente, uma tarefa que se antevê bem difícil.

No campo teórico o campeão nacional tem a tarefa mais acessível, os leões estão num grupo muito equilibrado, enquanto que no dos encarnados vamos ter uma luta a três.

Esperemos um arranque positivo.

 

O VELHO desta semana vai para o benfiquista João Mário que teve a frieza para marcar o penalty que deu a vitória ao Benfica, mantendo a equipa isolada na frente.

Só faltou lembrar-se que já tinha um cartão amarelo.

 

Até para a semana.

Sem comentários: