domingo, 16 de outubro de 2022

Crónicas do Bom Malandro

Terceira B

 

Todos dormiam quando me levantei.

Um belo banho para acordar, tratei dos cães e do Chiquinho – o canário - e sentei-me ao computador.

Conforme tínhamos combinado, a nossa agenda para hoje ficou tratada ontem e aproveitei o início do dia para tratar do meu expediente diário.

Despachei-me mais cedo, ainda faltava algum tempo para eles se levantarem e fui dar uma pequena volta.

O dia estava excelente, com um brilhante céu azul que se refletia nas águas da barragem, conhecida como sendo do Alvito, mas na realidade é da Albergaria dos Fusos.

Sentei-me uns minutos, olhei o horizonte, ficando com a sensação que as baterias estavam totalmente recarregadas.

Quando regressei já eles estavam levantados.

“Bom dia Tio”.

“Bom dia juventude”.

“Estamos fartos de nos rir. O Pablo é um espetáculo, mas não nos deixa comer. Eu acho que por vontade dele lhe dávamos o nosso pão todo”, explicou a RODINHAS com um enorme sorriso.

“Ele é muito guloso. Se tivéssemos à mesa todo o dia, ele nem dormia, que é o que ele faz quase todo o dia”.

“Já o Pizzi nem quer saber. Tem quase sempre estado lá fora, ladrando a tudo o que passa”, afirmou o ALÉU.

“Está a guardar a casa”, afirmei eu a brincar.

“Mas ele não é um medroso?”, perguntou o OLHA.

“É sim, mas é a maneira que ele tem de afastar quem passa. Querem ir tomar um café ao Camponês?

“Vamos lá”, confirmaram os três.

Mais uns minutos de conversa na esplanada e uma pergunta do OLHA.

“Tio, hoje vais a Vila Viçosa, certo?”, perguntou a RODINHAS.

“Daqui a pouco vou até lá, com uma paragem algures para almoçar. Logo devo regressar à hora a que cheguei ontem”.

“Este fim de semana ficas com a garganta cansada”, afirmou o ALÉU.

“Um bocadinho, mas quem corre por gosto não cansa, lá diz o ditado. Até logo”.

“Até logo Tio e bom trabalho”.

Mala de novo arrumada, fui à procura da minha boleia.

 

A região centro do país é o destino do GPS deste domingo.

Fundado em 1971 foi fundado o Hóquei Clube da Mealhada, cujo seu pavilhão fica mesmo ao lado da estação de caminho de ferro.

O concelho da Mealhada perdeu na última década 5,3% da sua população, registando no final de 2021 perto de 19400 habitantes.

Se não quiser chegar lá de comboio e optar pelo automóvel, demora cerca de uma hora, se viajar do Porto, um pouco menos de três horas de partir da capital.

Na zona do leitão, existem muitos e bons restaurantes, mas eu vou sugerir um onde já almocei diversas vezes e sempre com enorme agrado.

À saída da Mealhada, no caminho para o Luso, encontra a Churrasqueira Rocha.

 

Hoje a deslocação a Vila Viçosa foi com companhia, depois da oferta de uma boleia, a mim e ao João – ele que é o realizador/câmara da transmissão – com direito ao almoço a convite do César Mira.

A refeição foi no Redondo, no restaurante do clube local, leitão assado na entrada e peixe grelhado para completar uma excelente refeição.

A chuva chegou com o arranque da partida, mas sem colocar em causa a transmissão do jogo.

Já com o sol a recolher à sua casa, num dia em que não trabalhou muito, cheguei a Oriola para me juntar aos miúdos.

“Boa noite Tio”, saudaram eles.

“Boa noite juventude. Correu tudo bem por aqui?”.

“Uma maravilha. Estivemos a ver o jogo do Oriolenses e a ouvir a tua narração”, explicou o ALÉU.

“Parece-me que te baralhaste no golo da malta de Oriola”, gozou o OLHA.

“Pois foi. A bancada onde estava era muito longe do campo, ajudava ter um retorno visual. Valeu que o To-Mané, guarda-redes suplente do Oriolenses, que está lesionado e estava por lá, estava muito atento ao jogo e corrigiu o meu erro inicial”, expliquei eu.

“Mas não correu muito bem o jogo a eles”, constatou a RODINHAS.

“Miúda, o futebol é assim. Alguém tem que ganhar, ou acontecer um empate, mas nada disso tem que ser um problema. Deixemos o futebol e vamos lá ao hóquei. Já percebi que hoje vamos ter a Terceirona a dominar. Quem começa?”.  

“Posso ser eu”, avançou o ALÉU. “Hoje combinámos dar uma espreitadela aos jogos de algumas equipas B que estão na 3ª divisão. Ontem esteve no GPS e hoje fui eu que estive em Galegos. Tivemos um jogo interessante onde a equipa da casa foi a primeira a marcar, depois nunca mais conseguiu estar na frente do marcador, conseguindo o empate já perto do fim, num jogo que teve dez golos”.

“Vamos lá ao próximo. Quem se segue?”.

Agora é a minha vez”, afirmou a RODINHAS. “Uma bela jogatana em Paço do Rei, com poucos golos, apenas cinco, mas um enorme equilíbrio. Os da casa estiveram sempre na frente, a B da Académica de Espinho conseguiu recuperar duas vezes, mas os locais festejaram no fim”.

“Depois desta festa, vamos lá ouvir o que nos trás o OLHA”.

“Mais um jogo de uma equipa B, desta vez o Alenquer e Benfica que recebeu a rapaziada do Tojal que só sabia ganhar neste arranque da prova. Mas hoje sofreram três golos sem marcarem nenhum, permitindo que o topo da tabela da série C ficasse muito inflacionado”.

“Muito bem Juventude, amanhã temos que nos levantar cedo para apanharem o primeiro comboio para Lisboa, por isso está na hora de irmos descansar”.

“Claro, até porque estou cansado”, confirmou O OLHA.

“Até amanhã”.

“Até amanhã Tio”, responderam os três.

Daqui a pouco estávamos todos a dormir, pois às 6 da manhã o despertador vai tocar.

 

No FORA DO RINQUE deste domingo temos um jogador e treinador, mas que hoje que se apresenta de patins e aléu.

 

Nome Completo: Rafael Filipe Cardoso Curto

Clube atual: Hóquei Clube de Fão

Alcunha (se tiver): Não tenho

Idade: 29 anos

Local de Nascimento: Fão

 

Clube estrangeiro futebol: Wolverhampton

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo

Jogador estrangeiro futebol: Dybala

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Rafa Nadal

Prato: Picanha

Sobremesa: Cheesecake

Bebida: Depende da ocasião

Filme: Corações Marcados

Ator: Tom Cruise

Atriz: Daniela Melchior

Série televisiva: Prison Break, La Casa de Papel

Livro: Segredos da mente milionária

Cidade portuguesa: Portimão

Cidade estrangeira: Barcelona

Animais de estimação: Cão

Jogo de computador/consola: FIFA e Football Manager

Hobbies: Praia/Piscina, Ginásio, Séries/Filmes

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futsal

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Fase Final do Eurockey, AAC x Follonica. Derrota, jogo que até hoje mais me “ensinou”.

 

A SACADA de hoje chega-nos do Estoril onde foram marcados 14 golos, merecendo aqui destaque Rodrigo Patrão (Cascais) que sofreu oito golos.

 

Ontem tivemos um poker puro, que mereceu distinção neste espaço, sendo que O VELHO deste domingo também vai premiar quatro golos apontados num só jogo.

O prémio vai para João Alfaiate (Salesiana B).

Sem comentários: