terça-feira, 1 de novembro de 2022

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola

No dia em que o Sporting jogou em Londres, ouvia a meio da tarde um adepto leonino falar a uma televisão portuguesa, onde aproveitou para criticar o presidente do clube, Frederico Varandas, por causa das críticas que ele fez à Juve Leo devido ao comportamento no jogo com o Casa Pia. 

Respondendo a outra questão do jornalista, o mesmo adepto diz que vai sempre ver o seu clube, jogue ele onde jogar.

No mesmo dia lia que o Sporting foi penalizado em 11000 €, devido aos acontecimentos no jogo que referi.

Conjugando estas duas afirmações, penso que consigo minimizar os recorrentes acontecimentos nos campos de futebol.

Dado que a malta das claques tem dinheiro, porque não obrigar esses fiéis adeptos a pagarem as multas que os clubes sofrem?

Atenção que este decreto, que agora criei, ficticiamente, serve para todos os clubes portugueses.

Mas que as coisas melhoravam não tenho a mínima dúvida.

 

A equipa com mais portugueses na Premier League está a ultrapassar um momento complicado, estando na zona de despromoção.

Hoje, no CANTINHO LUSO, o destaque vai para Rúben Neves, que com um forte remate à entrada da área, fez um grande golo e deu um ponto – importante - ao seu Wolverhampton na deslocação ao terreno do Brentford.

 

Inevitavelmente que o assunto vai voltar à ordem do dia, não só pela grande exibição que Rafa fez frente à Juventus, mas porque Diogo Jota e Pedro Neto estão fora do Mundial, dois jogadores de características idênticas às do jogador do Benfica.

Provavelmente nunca saberemos os reais motivos para o jogador encarnado ter abdicado da seleção, mas podemos especular, olhando para o passado.

Fernando Santos tem as suas opções, já conseguiu duas enormes vitórias ao serviço da seleção, mas é um homem de ideias fixas.

Rafa nunca foi hipótese para titular na seleção, fez alguns minutos, mas foi sempre uma quarta escolha para o selecionador nacional.

O Engenheiro diz que respeita a opção do jogador, mas será que ele já não terá percebido que poderia ter dado mais tempo ao jogador das águias?

Uma coisa é certa e acho que todos estamos de acordo.

Rafa vai fazer muita falta no Catar.

 

Há uma semana falava aqui de reclamações, após o assentimento das regras existentes, sendo que esta semana temos uma situação idêntica.

Depois daquele final atribulado em Londres, o técnico italiano do Tottenham desabafou, ao bom estilo de Sérgio Conceição, sobre a decisão – correta – da anulação do golo que daria a vitória a sua equipa.

Vamos lá ver ouvir algumas das coisas que Conte afirmou: “Acho que a bola estava na frente de Kane e o golo é golo. Não percebo como colocaram a linha. É muito difícil comentar esta decisão. O VAR está a causar muitos prejuízos (...) Não gosto destas decisões, não vejo nada de positivo (...) Quando inventas este tipo de situações, crias imensos danos ao clube.

Para Antonio Conte segue o PALERMA MAU desta semana.

 

Na semana passada tivemos uma excelente campanha portuguesa na Liga dos Campeões, mas não sem sobressaltos e traquicardias.

Tudo começou num estádio da Luz, que fazia 19 anos, excelente exibição do Benfica frente à Juventus, esteve uma goleada à vista, mas o levantar de pé nos últimos 15 minutos fez com que a vecchia signora não saísse humilhada de Lisboa.

Lá se fazem no Dragão, cá se pagam no Jan Breydel, foi um ditado alterado pelo FC Porto, reescrito por Diogo Costa e com um banho de futebol que deu direito a festa no avião de regresso a Portugal, patrocinada pelos colchoneros, que evitou uma final na fase de grupos, idêntica há do ano passado.

Em Londres, o Sporting vulgarizou o Tottenham na primeira parte, irritou a equipa britânica para a segunda metade, consentiu o empate e teve um sobressalto em cima do apito final, com um VAR milagroso – e atento – a confirmar um empate que deixa os leões a um ponto do apuramento e a um passo de Portugal ter três equipas nos oitavos de final.

 

No GPS desta semana vamos até ao distrito de Setúbal para conhecer o Palmelense Futebol Clube, coletividade quase centenária, fundada em 1924, que nesta altura ocupa o 5º lugar da 1ª divisão da Associação de Futebol sadina.

O concelho de Palmela cresceu 9,6% nos últimos dez anos, registando no final de 2021 quase sessenta e nove mil habitantes.

Saindo de Lisboa chega lá em quarenta e cinco minutos, utilizando a ponte 25 de Abril, ou mais dez minutos se quiser ir pela Vasco da Gama. Chega lá com vontade de confortar o estomago e eu sugiro que vá até ao Castelo de Palmela e tome uma refeição no Bobo da Corte. 

 

O que se passa com os clubes espanhóis?

Numa altura em que por cá já temos duas equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões - e com o Sporting em excelente posição para ser a terceira - na terra de nuestros hermanos o desastre só não foi total porque o Real Madrid, atual detentor do troféu, já garantiu o apuramento.

Desde da época de 1999/2000, em que a primeira fase da Champions passou a ter oito grupos de quatro equipas, é a primeira vez que a Espanha tem apenas um representante nos oitavos.

Mas há mais.

Portugal vai ter mais equipas – duas ou três - do que os espanhóis, mais uma situação inédita na prova.

Na 3ª feira da semana passada caiu o Sevilha, que mesmo vencendo o Copenhaga ficou pelo caminho, no dia seguinte o Atlético de Madrid também falhou o apuramento, beneficiando o FC Porto, enquanto que o Barcelona, que já estava eliminado, perdeu no Camp Nou com o Bayern e ficou de fora das decisões pelo segundo ano consecutivo.

O que passa nas terras de Dom Quixote?

 

A sua equipa tentava isolar-se no 2º lugar da Liga portuguesa.

O jogo em Barcelos estava muito equilibrado, bem disputado e parecia que o nulo poderia ser o resultado final.

O faialense e esquerdino Iuri Medeiros (SC Braga) não esteve pelos ajustes e marcou o golo solitário – de pé direito - que lhe dá a oportunidade de ficar com O VELHO de hoje. 

 

Até para a semana.

Sem comentários: