Pedro Pinho é empresário de futebol.
A 26 de abril de 2021, no final de um Moreirense – FC Porto, quando saía do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, acompanhado do presidente dos azuis-e-brancos, agrediu um repórter de imagem da TVI.
O caso foi agora decidido em Tribunal, com a condenação de Pinho a dois anos de prisão com pena suspensa e o pagamento de uma indeminização ao agredido, que vai entregar parte dela à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Por ser tão raro no futebol português, só posso congratular-me com esta decisão.
No entanto, duas perguntas ficam por responder.
Porque é que Pinto da Costa não fez nada para evitar a agressão?
Porque é que o presidente do FC Porto nunca condenou este ato cobarde do seu amigo?
O CANTINHO LUSO desta semana está carregadinho de polémica.
Antes de chegar à seleção Cristiano Ronaldo deu uma entrevista de 90 minutos à TalkTV, que passará na 4ª e 5ª feira em Inglaterra, mas o Sun – do mesmo grupo do canal televisivo – já libertou algumas partes onde o capitão português diz que foi “traído” pelo Manchester United e afirma não ter respeito pelo treinador Ten Hag.
Uma coisa parece certa: quando terminar o Mundial Ronaldo vai jogar com outra camisola.
Na última quinta-feira o selecionador nacional, Fernando Santos, divulgou os nomes dos 26 convocados para o Mundial do Catar.
Acredito que não terão sido muitos a acertar nas escolhas, por clubite crónica, antipatia com a cara ou outro motivo qualquer, mas as surpresas foram muito poucas.
Deixando a minha opinião pessoal, apenas discordo da não convocatória de Renato Sanches, um médio que tem características, nomeadamente na sua forma explosiva de levar a equipa para a frente, que não encontro em nenhum dos outros médios escolhidos.
Agora que os nomes são conhecidos, só nos resta vestir a camisola e gritar: “Força Portugal!”.
Joseph Blater, antigo presidente da FIFA, veio dizer que a escolha, em 2010, do Catar para o Mundial “foi um erro”, assumindo a responsabilidade da mesma.
Só faltou dizer quanto ganhou com o negócio.
Khalid Salman, antigo jogador do Catar e Embaixador do Mundial, considerou a homossexualidade “um problema de saúde mental”.
Para estes dois segue o PALERMA MAU desta semana, com direito a uma consulta grátis num psicólogo.
Terminou a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, que contrariamente ao que aconteceu na anterior não teve formações tomba-gigantes, pois apenas ficaram pelo caminho três equipas da 1ª Liga que foram eliminadas nos jogos entre elas, casos de Vizela, Estoril e Gil Vicente.
Além de não terem existido surpresas, destaque para as dificuldades do SC Braga frente ao Moreirense - líder da Liga 2 - do Benfica, que depois de golear o Estoril para a Liga, venceu com um golo solitário, enquanto que noutro duelo minhoto o Vitória bateu o Vizela só no prolongamento.
Em jeito de rescaldo, à entrada para os oitavos de final, duas equipas do Campeonato de Portugal continuam em prova – Rabo de Peixe e Beira-Mar – três da Liga 3, Vitória de Setúbal, Varzim e Vilaverdense, quatro da segunda Liga e sete da Liga principal.
Aproveitando o tema, o sorteio dos oitavos e restante caminho até à final realizou-se esta ontem, com destaque para o duelo minhoto entre SC Braga e Vitória, ficando também a saber-se que Benfica e FC Porto só se podem encontrar na final.
Se as outras equipas estiverem de acordo.
No GPS desta semana vamos viajar até ao distrito de Vila Real - onde por coincidência estive há pouco tempo – para conhecermos o Grupo Desportivo de Valpaços, equipa que nesta altura ocupa a 6ª posição da Divisão de Honra da Associação distrital, coletividade fundada em 1955.
Nos últimos dez anos o concelho perdeu 12,9% da sua população, contabilizando no final dos 2021 pouco mais de quatorze mil habitantes.
Da Invicta até Valpaços demora o tempo de um jogo de futebol, com compensações alargadas, e pode almoçar ou jantar no Restaurante Terra Quente que fica na Rua das Camélias.
Com um Mundial – estúpido – a meio da época, realizou-se a derradeira jornada antes da paragem, uma boa altura para fazer um pequeno balanço, numa altura em que o campeonato ultrapassou o primeiro terço.
Inquestionável a liderança do Benfica, 12 vitórias e um empate, numa entrada forte da equipa este ano conduzida pelo germânico Roger Schmidt, com um FC Porto instável no 2º lugar a 8 pontos, e o SC Braga na 3ª posição a nove, confirmando o seu estatuto de quarto grande.
Pela positiva, destaque para o Casa Pia e Vitória de Guimarães, que ocupam o 5º e 6º lugares da classificação, sendo que no lado oposto, no lado das desilusões, o Sporting está na 4ª posição, já a 12 pontos do líder, enquanto que o Paços de Ferreira é o lanterna vermelha, ainda sem ter conseguido vencer, e o Marítimo está na zona de descida só com uma vitória.
Na última semana do ano regressa a Liga, com uma pergunta na cabeça de todos: Como vão reagir os jogadores a uma segunda pré-época – bem mais curta - depois do esforço do Mundial?
Tem sido um dos principais responsáveis pelas recentes vitórias do FC Porto, tendo marcado no sábado mais dois golos no Bessa, estando num excelente momento de forma.
Galeno, aos 25 anos, fica com O VELHO de hoje.
Até para a semana.

Sem comentários:
Enviar um comentário